Imóveis com bosque nativo podem ter desconto no IPTU ainda em 2018

Stephanie D'Ornelas*
23/01/2018 19:06
Thumbnail

Preservação de araucárias isoladas no terreno dão direito a descontos no IPTU de até 50%. Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo | Gazeta do Povo

O IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) pago pelos curitibanos neste ano está pesando mais no bolso. O valor do boleto pode ser até 10% maior que em 2017, a depender do tipo de imóvel e da revisão do valor venal feita em 2014.
O que nem todos sabem é que proprietários de imóveis com área verde preservada na capital podem ter direito a desconto e até isenção do imposto municipal. Para recebê-lo ainda neste ano, é preciso fazer o pedido do benefício até dia 9 de fevereiro.
De acordo com Sérgio Luiz Primo, diretor do Departamento de Rendas Imobiliárias da Secretaria Municipal de Finanças, a dedução incide em aproximadamente 24 mil unidades tributárias com preservação de araucárias isoladas ou de área verde nativa.
Em 2017, 355 novas propriedades foram incluídas e, até o dia de hoje (23), 47 pedidos de redução do valor do tributo foram aprovados para 2018.

Descontos e isenção

O incentivo está previsto no Código Florestal do município (lei 9.806, de 2000) que estabelece a diminuição do imposto de acordo com o tamanho e o tipo da área verde, que é dividida entre “bosque nativo” e “bosque nativo relevante”. O primeiro se refere a áreas novas, em que a vegetação ainda está em desenvolvimento, enquanto o segundo especifica bosques em estágio avançado de evolução.
O desconto para imóveis com bosque nativo varia de 20% a 60%, e no caso de bosque nativo relevante é de 30% a 100%. Propriedades que tenham mais de 70% da área total coberta por bosque relevante podem ter isenção total do IPTU.
Também é possível obter desconto caso a área do imóvel preserve uma ou mais araucárias isoladas, desde que as árvores tenham, pelo menos, 50 centímetros de diâmetro a 1,5 metro de altura. Neste caso, a redução é de 10% por árvore, até um máximo de 50%, mesmo que existam mais de cinco araucárias no terreno.
Preservação de araucárias isoladas no terreno dão direito a descontos no IPTU de até 50%. Foto: Pixabay/Reprodução
Preservação de araucárias isoladas no terreno dão direito a descontos no IPTU de até 50%. Foto: Pixabay/Reprodução
Para solicitar o desconto, o proprietário do imóvel precisa fazer um cadastro nas Ruas da Cidadania ou em qualquer núcleo da Secretaria de Finanças do município, e o pedido será analisado pela Secretaria do Meio Ambiente. Caso o cidadão faça o pedido ainda para 2018, deve aguardar o novo carnê da Prefeitura com o resultado da avaliação.
Para saber se o desconto foi concedido, basta checar o campo “área verde” do documento, que indica a porcentagem de dedução. Em alguns casos de unificação, subdivisão ou novos alvarás de construção, o desconto pode ser cancelado. “O correto, quando a pessoa verificar que não tem mais a redução, é fazer a solicitação novamente. Como trata-se de um benefício, ele pode ser retirado a qualquer momento”, explica Primo. Caso haja qualquer alteração na área verde preservada sem a autorização da Secretaria do Meio Ambiente, ocorre a perda do desconto no IPTU, além de multas e obrigação do dono do imóvel em recuperar a área.

Condomínios

Imagem: MRV/ Reprodução
Imagem: MRV/ Reprodução
Os moradores do condomínio Parque Chalet, no bairro do Pinheirinho, terão 50% de desconto no IPTU de 2018. O benefício foi obtido pela preservação do bosque nativo, que compreende 25% do terreno de 25,7 mil metros quadrados do residencial. A construtora MRV Engenharia desenvolveu o projeto levando em conta fatores como gestão sustentável das águas, eficiência e alternativas energéticas e diminuição das emissões de gases de efeito estufa. O diretor de Produção da MRV Engenharia para a região Sul, Ralf Haddad, acredita que o desconto no tributo irá incentivar os proprietários dos imóveis a se comprometerem com a preservação do ambiente. “É uma maneira de motivar a preocupação dos moradores em preservarem a fauna e a flora do local”, afirma.
“Todos os imóveis que possuem áreas verdes preservadas e araucárias tem direito ao desconto, sejam casas ou condomínios. Em condomínios, quando o bosque está na área comum, todas as unidades têm redução. Se estiver em uma fração privativa do lote, como uma araucária, isso dá direito apenas para o morador da casa”, aponta Primo. Ele elucida que o mais indicado é pedir o benefício para todo o condomínio de uma vez só. “A gente orienta que o síndico faça a solicitação do benefício em nome de todos. Isso torna o processo mais simples. Em um condomínio de 100 unidades, será muito mais rápido analisar um único processo”, finaliza.
*Especial para a Gazeta do Povo.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!