Mantenha os livros de registro em dia e garanta uma gestão transparente no condomínio

Sharon Abdalla
09/10/2017 22:00
Thumbnail
A gestão de um condomínio pode ser facilmente comparada a de um negócio. Afinal, assim como os administradores nas empresas, o síndico deve equilibrar despesas e receitas, contratar funcionários e manter em dia toda a documentação do espaço para que tudo esteja em perfeitas condições de funcionamento e segurança.
Para dar conta de organizar todas essas informações, os empreendimentos costumam fazer dos livros de registro seus aliados na guarda e transparência destes dados. Uma dúvida recorrente entre síndicos e moradores, como uma leitora que nos escreveu, é a de quais são, exatamente, os livros que o condomínio deve manter e de que forma eles contribuem para a boa gestão do empreendimento.
A advogada Juliana do Rocio Vieira, do Sindicato da Habitação e Condomínios do Paraná (Secovi-PR), explica que nem o Código Civil e nem a Lei de Condomínio (nº 4.591/1964) especificam expressamente quais livros de registro o condomínio é obrigado a manter. No artigo 22 desta lei, o texto aponta, somente, que o empreendimento deve “manter guardada durante o prazo de cinco anos, para eventuais necessidades de verificação contábil, toda a documentação relativa ao condomínio”.
“Interpretações da lei no que se refere às competências do síndico, no entanto, permitem [dizer] que o condomínio deve manter alguns livros até por questões de transparência [da gestão]”, acrescenta Juliana.
Entre eles estão o livro-caixa, para o controle das receitas e despesas, o livro de presença dos moradores nas assembleias e os das atas desses encontros, que guardam todo o histórico das decisões tomadas pelos condôminos em relação ao empreendimento.
“O livro de atas deve estar sempre disponível para os condôminos, que podem vir a questionar se havia quórum ou se os presentes estavam ou não aptos a votar, por exemplo. Se possível, as atas também devem ser registradas no cartório de Títulos e Documentos, o que dá publicidade [ao texto] e mais segurança ao condomínio e ao síndico, que responde civil e criminalmente pela sua gestão”, sugere Bruno Schirato Guimarães, presidente da Comissão de Direito Imobiliário da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Paraná (OAB-PR).

Registros

Outros livros importantes de serem mantidos e que contribuem, e muito, para a organização e a segurança jurídica do condomínio são os de registro dos funcionários, incluindo a respectiva marcação de seus cartões-ponto, pagamentos de salários, atestados médicos e todas as demais informações relativas ao contrato de trabalho. Segundo Juliana, estes registros devem ser guardados por um prazo de 30 anos. Para os demais livros, o limite de tempo para o arquivamento deve seguir o especificado pela convenção ou regimento interno do condomínio.
Outros livros, como o de sugestões e do cadastro de visitantes, geralmente mantidos na portaria, também estão entre os registros que podem ser mantidos pelos condomínios, segundo os especialistas. O primeiro deles facilita a comunicação entre os moradores e o síndico, enquanto o segundo contribui para potencializar a segurança do empreendimento e seus moradores.
“O livro que registra a entrada de visitantes [e terceiros] permite verificar quem estava no empreendimento em determinado dia [e horário] e imputar responsabilidades a terceiros e/ou a solidariedade do condomínio em [possíveis ocorrências], como roubos, por exemplo”, acrescenta Guimarães.
Todos estes registros não precisam, necessariamente, ser feitos em livros físicos. Juliana lembra que muitos condomínios têm optado em mantê-los em arquivos digitais como forma de evitar o acúmulo de papéis e facilitar sua consulta.
Ainda segundo a advogada, além de promover a transparência da gestão, manter os “livros” em dia pode gerar economia para o condomínio, resultado da apresentação de provas em uma possível ação judicial. “A gestão dos condomínios muda com muita frequência e, nisso, se perdem documentos. Já atendemos casos em que o condomínio acabou sendo condenado judicialmente por algo que já havia pago, mas para o qual não havia comprovação”, ilustra.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!