Novo empreendimento perto do Parque Barigui tem conceito de residência suspensa e apelo sustentável

Luciane Belin*
08/12/2018 17:56
Thumbnail

Fotos: Divulgação

Ser vizinho do Parque Barigui, uma das maiores áreas verdes de Curitiba, foi um dos aspectos que inspiraram o projeto do Mai Terraces, novo empreendimento da Construtora e Incorporadora Laguna localizado no número 99 da Rua Luisa Dariva.
O residencial possui duas torres de 24 pavimentos cada com um total de 38 unidades distribuídas entre ambas, uma por andar, e evoca o terraço como elemento arquitetônico chave. Na Torre A, estarão uma cobertura duplex – 404 m² privativos, com cinco vagas -, quatro apartamentos duplex, com 533 a 590 m² privativos, com quatro ou cinco vagas, e 14 unidades com áreas entre 300 e 356 m² privativos, com quatro vagas.
Na Torre B, por sua vez, a cobertura duplex terá 334 m² privativos (com quatro vagas de garagem). Nela também serão contemplados quatro apartamentos duplex, com metragens entre 420 e 431 m² privativos (com quatro vagas), e 14 unidades tipo padrão, com áreas entre 245 e 258 m² privativos, com três ou quatro vagas de garagem.
O diálogo com a natureza não está apenas na localização, já que o empreendimento também foi projetado para otimizar recursos naturais e aplicar conceitos de sustentabilidade desde o início do processo construtivo. Placas fotovoltaicas irão gerar 30% da energia consumida pela área comum do Mai Terraces e cuidados serão tomados durante a implantação e canteiro de obras, como por exemplo o uso racional da água desde o início do processo.
Graças a essas medidas, o Mai Terraces está pleiteando a obtenção da certificação GBC Condomínio Platinum, do Green Building Council, um selo adequado a empreendimentos residenciais ainda inédito entre as construções do tipo no Brasil.
De acordo com André Marin, diretor de incorporação da Laguna, o selo classifica edificações com pontuações entre 48 e 111, de acordo com os recursos e ações de sustentabilidade aplicados. O objetivo do Mai Terraces é alcançar a pontuação 82, para obter o selo Platinum. “O desempenho energético do edifício, assim como o consumo de água, a geração e destinação de resíduos e a utilização de materiais regionais e recicláveis estão entre as nossas maiores preocupações”, detalha Marin.
De acordo com ele, a possibilidade de obter a certificação veio após a evolução de alguns procedimentos construtivos a partir de outros projetos da Laguna. “Preocupados com o conforto dos clientes, fizemos um estudo de simulação energética para entender como cada ambiente se comporta e dimensionar vidros e esquadrias”.
Para atender à demanda crescente por veículos elétricos, o condomínio irá oferecer ainda 38 tomadas para carros do tipo, uma por residência suspensa, e uma tomada de uso comum do condomínio com carregador. Bicicletas elétricas também terão tomada exclusiva no residencial.
Entre os atributos das áreas comuns integradas estão a passarela coberta, com lounges externos e espelhos d’água, praça de esportes (quadra esportiva, espaço para treinamento funcional e playground lúdico), academia, piscinas coberta e descoberta (aquecidas), brinquedoteca com terraço, bicicletário com oficina e box para lavagem, salão de jogos, salão gourmet com churrasqueira à carvão e forno de pizza e salão de festas para até 51 pessoas.
Assinado pela Baggio & Schiavon Arquitetura, o prédio tem design de interiores da arquiteta paulistana Fernanda Marques, luminotécnica do Studio IX e paisagismo da EKF Arquitetura de Exteriores.
O edifício tem registro de incorporação nº 1-108.485 e as unidades estão à venda por valores que partem de R$ 2,6 milhões.

Veja mais fotos do Mai Terrace

*Especial para Haus.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!