Novo megaempreendimento em Balneário Camboriú não passa pelo crivo da Câmara de Vereadores

Luan Galani
26/08/2018 15:00
Thumbnail

Imagens: Taroii Investment Group/Reprodução

O Marina Home Resort, novo empreendimento gigantesco da Taroii Investment Group, em parceria com o grupo gaúcho Flamarpar, não foi aprovado pela Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú no último dia 21. O projeto foi retirado da pauta e reenviado ao executivo.
O lançamento imobiliário ficaria de frente para a BR-101 e o Rio Camboriú, com quatro torres residenciais e corporativas, marina para 150 vagas molhadas e estacionamento para 350 vagas secas, shopping náutico, área de eventos, hotelaria internacional e parque ambiental aberto ao público.
LEIA TAMBÉM
“A proposta do executivo municipal tinha alguns erros formais, jurídicos, e precisará ser reenviado à Câmara”, explica o secretário de articulação política Omar Tomalih. “O documento pedia a ‘aprovação do projeto’, quando o correto seria pedir ‘autorização para a prefeitura receber e avaliar’ o projeto com caráter especial.”
O empreendimento precisa da autorização especial por estar em área de preservação permanente e à margem de rio.
Em 2017, a Comissão de Preservação do Meio Ambiente e Turismo da cidade sugeriu a rejeição do empreendimento por não vislumbrar “efetivo interesse público, ao passo que para aprovar um projeto à revelia das normas, se deve estar latente a relevância e utilidade pública”, como relatou o vereador Lucas Gotardo (PSB) em parecer.
Imagens: Taroii Investment Group/Reprodução
Imagens: Taroii Investment Group/Reprodução
LEIA TAMBÉM
O empreendimento ainda terá que passar pelo crivo das instituições estaduais e municipais do meio ambiente, como relembra o vereador Roberto Souza Junior (MDB), que atualmente preside a Câmara. “Todos os órgãos vão fazer suas análises. Na minha opinião é um projeto bonito, que vai gerar vários empregos, trazendo benefício positivo para a cidade”.
O empresário paranaense José Carlos Trossini, que está à frente da Taroii, não foi encontrado pela reportagem para comentar a decisão do legislativo municipal.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!