Miami pode afundar em 90 anos, mas casas de luxo seguem em construção

HAUS
12/03/2019 14:43
Thumbnail

Até 2100 Miami será completamente inundada pelo oceano. Foto: Bigstock

Um dos locais mais badalados do mundo, Miami é uma das centenas cidades costeiras que seriam completamente inundadas em até 90 anos, como afirmam cientistas norte-americanos da Universidade da Georgia e da Stetson University em artigo publicado na Nature.
Atualmente a segunda cidade mais populosa da Flórida já sofre com inundações, principalmente os bairros ao norte, mesmo quando não chove. O que revela uma cruzada silenciosa que está sendo perdida para o nível do oceano.
E em Miami isso acontece bem mais rápido, devido à geologia da península, que é formada inteiramente por limestone, que é um tipo de rocha que surge de antigos recifes que foram comprimidos. Devido aos pequenos buracos da rocha, a água salgada do mar está saindo do próprio solo, como relata reportagem da Business Insider.
MIAMI SOUTH BEACH - FLORIDA OCTOBER 28: Miami South beach street flood aftermath of Hurricane Sandy on october 28 2012 in Miami South Beach
MIAMI SOUTH BEACH - FLORIDA OCTOBER 28: Miami South beach street flood aftermath of Hurricane Sandy on october 28 2012 in Miami South Beach
“Miami como a gente conhece — não existe cenário possível em que ela continuará a existir até o fim do século”, alerta o escritor Jeff Goodell, autor do livro “A Água virá: aumento dos oceanos, cidades afundando e a reconstrução do mundo civilizado” (em tradução livre).
Estimativas variam, mas o Serviço Oceanográfico dos Estados Unidos sugere que o nível do mar poderia subir até 2 metros até 2100. E essa é exatamente a altitude em que Miami está localizada acima do nível do mar, segundo dados da Nasa.
Mas apesar de todos esses dados, que não são mais contestados, empreendimentos de luxo de frente para o mar continuam em construção a todo vapor. Cada vez mais brasileiros e norte-americanos de Nova York, Nova Jersey, California e Illinois estão se mudando para Miami para aproveitar a paisagem e os impostos mais baixos da cidade.
“Meus clientes não estão comprando casas e apartamentos baseados no que pode acontecer em 100 anos”, diz Dina Goldentayer, diretora executiva de vendas na Douglas Elliman em Miami Beach. “Eles querem curtir a saúde deles e de suas famílias agora”.
O vice presidente da Compass, outra construtora e incorporadora da região, Audrey Ross, disse que seus clientes nunca cogitam o problema.
E você? Investiria seus milhões para perdê-los em algumas décadas para a natureza?

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!