O adeus ao Clube do Golfinho, que marcou época na natação paranaense

Bruna Junskowski*
09/04/2018 10:30
Thumbnail

Foto: Facebook/Reprodução

Se na década de 1970 o Clube do Golfinho era lar dos melhores atletas aquáticos de Curitiba, em 2018 o espaço é um canteiro de obras. Após anos de negociações e abandono, no lugar das piscinas, ergue-se o empreendimento imobiliário Residencial Portofino, da construtora Estilo Empreendimentos Imobiliários em parceria com a Mansão Empreendimentos.
As obras iniciaram no segundo semestre de 2017 e têm previsão de término para 2020. No estilo sobrado, serão 64 unidades residenciais, com 43 casas de frente para a Rua São Salvador e para a Rua Odilon Santano Gomes, no Pilarzinho, e 21 unidades de frente para rua interna do condomínio. As áreas individuais devem ocupar em torno de 110 m², variando de acordo com o andamento da construção. O condomínio também terá salão de festas e playground.
Clube Golfinho - 09-03-2018 - O local onde funcionava o tradicional Clube Golfinho, no bairro Pilarzinho,  dará lugar a construção de vários sobrados. A obra já está sendo feita.
Clube Golfinho - 09-03-2018 - O local onde funcionava o tradicional Clube Golfinho, no bairro Pilarzinho, dará lugar a construção de vários sobrados. A obra já está sendo feita.
LEIA MAIS
“As unidades terão dois pavimentos, sendo no andar térreo: sala com dois ambientes, cozinha, lavanderia, churrasqueira, lavabo e garagem individual. No andar superior serão três quartos, sendo uma suíte, e banheiro social”, conta Ubiraitá Antônio Dresch, engenheiro civil e um dos donos da Estilo.
O terreno foi arrematado pela Mansão Empreendimentos em 2009, em um leilão realizado pela Justiça do Trabalho. “Lembro-me que na época levantamos que o imóvel estava sendo leiloado pela Justiça do Trabalho, porque havia sido penhorado em uma ação trabalhista movida contra o antigo proprietário”, explica Tiago Pastre, dono da empresa.
“Ao tentarmos aprovar a primeira versão do projeto, em 2012, para nossa surpresa, verificamos que a Prefeitura de Curitiba havia bloqueado o imóvel justificando que ele poderia ser de interesse público e poderia ser objeto de futura desapropriação”, complementa Pastre.
Apenas em 2014 o terreno do Clube do Golfinho foi liberado pela Prefeitura, que permitiu a construção do empreendimento imobiliário.
Foto: Facebook/Reprodução
Foto: Facebook/Reprodução

O Clube do Golfinho

A história do Clube do Golfinho soma vitórias e luta pela sobrevivência da natação paranaense. Fundado em março de 1975, o Golfinho foi iniciativa de pais de alunos de natação do Centro Israelita do Paraná: o empresário Berek Kriger, Abrão Fucks, Mauro Prieto, Ivan Gubert, Kozo Kaza e Júlio Gomel. A intenção era criar um centro de aprendizagem, sem que seus filhos tivessem que dividir a piscina com sócios que a utilizassem apenas para o lazer, como acontecia no Israelita.
“Treinei em fevereiro de 1976, antes da inauguração. Precisava de uma piscina para treinar para um campeonato sul-americano, em Maldonado, e fui a primeira pessoa a nadar nas piscinas do Golfinho”, conta Ilana Kriger, filha de Berek Kriger, um dos fundadores do Clube.
O Golfinho se tornou um dos primeiros clubes do país exclusivos para o ensino da natação e a própria Ilana se beneficiou dos ensinamentos que teve no espaço. Em 1977, no Troféu Brasil, em Minas Gerais, ela bateu o recorde sul-americano de natação na modalidade feminina dos 200 metros costa com o tempo de 2 minutos, 25 segundos e 88 centésimos.
Entretanto, o sucesso de Ilana e de outros atletas que competiam pelo Golfinho não foram suficientes para manter o clube em funcionamento. Em 1991, a sede foi penhorada por causa de desavenças e dívidas da administração e, posteriormente, absorvida pela Sociedade Juventus, que faliu.
Após o terreno do Clube do Golfinho ficar sem manutenção, um grupo de ex-atletas e frequentadores do Clube se uniram para recuperar o espaço. “Fomos falar com o prefeito Luciano Ducci para transformar o espaço em um clube da prefeitura para a prática de esportes aquáticos, mas a proposta não foi para frente”, relata a recordista.
“O clube estava abandonado e o ambiente era insalubre, ponto de venda de drogas. É melhor que fique moradia do que como estava antes, um terreno baldio”, comenta Ilana.
*Especial para HAUS.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!