Quer fechar sua sacada? Saiba como liberar a obra e que cuidados tomar

Sharon Abdalla
05/04/2017 22:52
Thumbnail
Garantir conforto térmico, segurança e ampliar as possibilidades de uso dos espaços estão entre os fatores que levam os proprietários dos apartamentos a investirem no fechamento das sacadas. Antes de contratar a empresa para executar o serviço, no entanto, é preciso dar atenção a questões que podem até impedir a instalação do sistema de fechamento, o que evita dores de cabeça futuras.
O primeiro ponto a ser checado é se o condomínio permite ou não que a sacada seja fechada. Se não houver regra específica sobre a questão, o fechamento precisa ser aprovado em assembleia com quórum mínimo de 2/3 dos proprietários presentes (nos casos em que ele não altere a fachada do prédio), como explica Gilmar Sielski, vice-presidente de Administração de Condomínios do Sindicato da Habitação e Condomínios do Paraná (Secovi-PR).
“Nesta assembleia também pode ser decidido qual será o padrão do fechamento adotado, se todos os moradores deverão executá-lo, se haverá um prazo para isso e se a conta será rateada na taxa do condomínio ou custeada individualmente por cada proprietário, entre outros pontos”, acrescenta.

Autorizações

Também é preciso consultar o arquiteto responsável pelo projeto do empreendimento para que ele autorize a alteração. Isto porque, assim como uma obra de arte, o projeto arquitetônico é um trabalho sobre o qual incidem questões relacionadas ao direito autoral.
Nos casos dos edifícios recém-entregues ou ainda dentro do prazo de garantia estabelecido pela construtora – que costuma ser de cinco anos, no mínimo –, também é necessário solicitar a liberação da empresa para o fechamento da sacada. Ela é necessária para que o condomínio não corra o risco de perder a garantia sobre a construção. Por isso, a orientação é a de que a liberação seja formalmente documentada.

Alvará

O fechamento da sacada, como qualquer outra obra ou reforma, também deve ser regularizado junto à prefeitura. Assim, antes da execução do serviço, é necessário que o morador (ou o condomínio) procure a Secretaria Municipal do Urbanismo para solicitar o alvará de reforma.
“Para retirar o alvará é preciso apresentar a ata da assembleia que aprovou a alteração, assim como o projeto da reforma e a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) (ou o Registro de Responsabilidade Técnica – RRT) do profissional responsável por ele”, explica Luciane Schafauzer de Pauli, diretora do Departamento de Controle de Edificações da Secretaria Municipal do Urbanismo.
Luciane acrescenta ainda que, em alguns casos, o fechamento da sacada pode não ser permitido. Isso acontece porque ele altera a área computável do imóvel e, consequentemente, o total da área construída no terreno, assim como sua relação com o coeficiente de aproveitamento do mesmo.
“As sacadas abertas de até 10m² não são consideradas como áreas computáveis. Quando elas são fechadas, passam a ser computáveis, o que pode fazer com que a área construída extrapole o coeficiente daquele terreno”, ilustra a diretora.

Projeto

O acompanhamento de um profissional habilitado no projeto do fechamento da sacada é fundamental para que se garanta a segurança do sistema. Além de emitir a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) ou o Registro de Responsabilidade Técnica (RRT), como determina a norma 16.280/2014 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que trata das reformas das edificações, o engenheiro ou o arquiteto que assina o projeto tem condições de verificar se a sacada comporta a instalação da estrutura e se o guarda-corpo está bem fixado, como lembra a arquiteta Luciana Olesko, da Olesko e Lorusso Arquitetura e Interiores.
“Ele também pode orientar sobre qual é o melhor sistema de fechamento a ser adotado naquele imóvel: esquadria de correr, do tipo maxim-ar ou cortina de vidro”, acrescenta.
Este último está entre os preferidos pelos moradores e projetistas, pois permite a abertura total da sacada a partir do recolhimento das folhas de vidro em um dos lados do balcão. “A cortina de vidro permite aproveitar bem o espaço, independentemente do clima”, lembra Anderson Amorim, diretor comercial da Fine System, especializada em sistema de envidraçamento.
Para que o conforto seja garantido e não haja risco de que as folhas empenem ou até quebrem com a pressão do vento, Amorim explica que o recomendado é utilizar vidro temperado de 8 mm para fechar o espaço. Esta espessura é válida para varandas com pé-direito de até 2 m. Acima disso, e até 2,7 m de altura, devem ser utilizados vidros de 10 mm.
O custo para a instalação varia de acordo com o projeto, espessura e coloração do vidro, mas gira entre R$ 400 e R$ 600 por m². O prazo entre a retirada das medidas e a instalação do sistema costuma ser de cerca de 30 dias.
LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!