Saiba como proteger os aparelhos eletrônicos das descargas elétricas

Luan Galani
23/01/2018 20:20
Thumbnail

Tempestades - chuvas - raios - relâmpagos - tempestades eletromagnéticas são fenômenos meteorológicos muito freqüentes no Brasil e costumam acontecer em locais descampados. | Gazeta do Povo

O verão é a estação mais aguardada do ano para a maioria das pessoas. Mas traz consigo as tempestades tropicais e uma preocupação extra: os cuidados com as descargas atmosféricas que podem danificar os aparelhos eletrônicos.
Estima-se que 50 milhões de raios atinjam o solo brasileiro a cada ano, o que transforma o país em um recordista mundial de descargas atmosféricas.
Frente fria chega trazendo temporal e raios na capital paranaense. Na foto tempestade no centro de Curitiba
Frente fria chega trazendo temporal e raios na capital paranaense. Na foto tempestade no centro de Curitiba
Para garantir que seus aparelhos não queimem, você precisa instalar no quadro de distribuição da casa ou do apartamento um dispositivo protetor contra surtos, também conhecido como DPS.
O dispositivo não é obrigatório, por isso, procure um especialista para descobrir se você tem ou não um em sua casa.
De acordo com o engenheiro eletricista Julio Omori, que leciona na Universidade Positivo, o dispositivo drena o excesso de carga atmosférica, escoa a tensão para a terra e protege todos os aparelhos da residência.
“O único problema é que, depois de desempenhar seu papel, o dispositivo sempre queima e precisa ser trocado“, aconselha Omori. “A única maneira de saber se ele queimou é olhando. Se o LED estiver brilhando, ele ainda está funcionando. Se estiver com a luzinha apagada, é sinal de que protegeu os aparelhos como deveria e já queimou.”
O ideal é olhar o DPS a cada 15 dias. Em caso de tempestades frequentes, o indicado é verificar o dispositivo todos os dias.
Segundo o engenheiro, é necessária a instalação de um DPS para cada condutor de fase existente na residência. O preço de mercado do aparelho começa em aproximadamente R$ 70.
Em tempo: não confunda o DPS com o dispositivo diferencial residual, que é obrigatório em todas as construções para evitar acidentes com choque elétrico (e que não protege os aparelhos eletrônicos).

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!