Saiba qual é a resistência de uma tela de proteção (sem se jogar nela)

HAUS
01/03/2017 10:56
Thumbnail

Fotos: Bigstock e Reprodução Facebook

Luís Paulo Mendes da Silva, 30 anos, realizou uma publicidade no mínimo controversa para sua empresa, que trabalha com redes de proteção: o empresário se jogou da sacada de um apartamento em Salvador para provar a segurança da rede, que tinha acabado de instalar. O vídeo do momento, divulgado na página da empresa no Facebook, viralizou e conta com mais de 10 milhões de visualizações.
Em entrevista ao G1, Luís Paulo afirmou que a procura por seus serviços aumentou em cinco vezes. “Eu já faço esses vídeos há uns três anos porque é uma forma de divulgar meu trabalho, mas só agora que viram”, conta. O empresário trabalha no ramo de redes de proteção há 15 anos.
A prática não deve ser encorajada, tanto que o Ministério Público do Trabalho (MPT) da Bahia abriu inquérito para averiguar o caso. Por meio de nota o órgão informou que a abertura de inquérito servirá para apurar as responsabilidades da ação e garantir que ela não seja reproduzida por outros.

Como escolher e qual é a resistência da rede de proteção?

A produção, instalação e qualidade das telas de proteção é regida pela norma 16046-1:2012 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Como não existe certificação que garanta um bom procedimento das telas, pesquise e procure boas referências sobre as empresas com as quais você está orçando.
Independentemente do fim da tela, o produto será o mesmo. O que muda é o tamanho das malhas. Para residências, existem redes de 3 cm, 5 cm, 7 cm e 10 cm. Para proteção de crianças e gatos, por exemplo, o mais indicado são as malhas menores, que impedem a passagem dos bichanos e de brinquedos. Se necessário passar a mão pela tela para abrir as janelas, as melhores opções são as telas de 7 cm e 10 cm, que têm maiores vãos.
Vida útil das telas de segurança garantem de diversas variáveis, como qualidade da matéria-prima, incidência do sol e produtos empregados em sua manutenção. Foto: Wikiartigos/Reprodução
Vida útil das telas de segurança garantem de diversas variáveis, como qualidade da matéria-prima, incidência do sol e produtos empregados em sua manutenção. Foto: Wikiartigos/Reprodução
Em geral, o material não pode ser reciclado, deve ser resistente à propagação de fogo, suportar 550 quilogramas por m² de força aplicada e deve possuir temperatura máxima de trabalho igual ou superior a 50ºC. Quanto ao tamanho da malha, os espaços devem ter no máximo vãos com perímetro de 20 cm.
Observe a qualidade dos ganchos utilizados na instalação.
Observe a qualidade dos ganchos utilizados na instalação.
Os materiais mais comuns são o polietileno e a poliamida. Os dois são ótimos produtos. A única grande diferença é que as telas de poliamida absorvem água e, consequentemente, a sujeira do ar. Quanto à garantia, quase todas as empresas oferecem garantia de fábrica de três anos. Porém, as telas podem durar até sete anos. Depois disso, é necessário trocá-las.
Confira mais informações sobre redes de proteção aqui.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!