Minicidades inteligentes: Smart City Expo leva crianças ao futuro

Diego Denck*
23/03/2019 20:00
Thumbnail

Faróis do Saber ganham novidades tecnológicas para incluir crianças no mundo das cidades inteligentes. Foto: Brunno Covello/Arquivo/Gazeta do Povo | Gazeta do Povo

Como incluir as crianças na discussão sobre futuro das cidades é uma premissa que chegou à segunda edição brasileira do congresso Smart City Expo. A exposição da feira contou com dois espaços voltados às interações dos pequenos com as novas tecnologias: os Faróis do Saber – pequenas bibliotecas espalhadas por diversos bairros de Curitiba -, que estão em processo de modernização das estruturas, e a iCities Kids, projeto educativo e social que leva a crianças entre 6 e 10 anos algumas das inovações que as cidades inteligentes estão prometendo.
A coordenadora do iCities Kids, Erica Nickel, lembra que as novidades que estão sendo mostradas no evento serão amplamente usadas pelas crianças no futuro. “Nosso objetivo é promover o conceito de cidades inteligentes para as novas gerações”, explica Erica. Através de uma minicidade cenográfica, as crianças aprendem de forma lúdica como agir e se comportar com tantas novidades que estão sendo pensadas.
Ericka salienta que as escolas selecionadas são aquelas que já possuem projetos focados nessas áreas, já que isso fomenta o conhecimento de uma maneira mais contínua. As oficinas nas minicidades inteligentes não devem ser vistas meramente como um passeio escolar, mas, sim, como uma forma de incrementar o currículo dos cidadãos das cidades do futuro.
Espaço do iCities Kids no Smart City Expo mostra tecnologias utilizadas para crianças. Foto: Michel Willian/Gazeta do Povo
Espaço do iCities Kids no Smart City Expo mostra tecnologias utilizadas para crianças. Foto: Michel Willian/Gazeta do Povo
Durante 1h30, os pequenos participam de oficinas separadas, porém interligadas: Mobilidade Inteligente, que mostra meios de transporte que não agridem o meio ambiente; Robótica e Tecnologia, que utiliza óculos de realidade virtual para mostrar inovações domésticas e sociais; Consumo Consciente e Reciclagem, que, como o próprio nome diz, ensina a separar e reaproveitar os materiais; e Energias Renováveis, que mostram as diferentes fontes energéticas, como a hidrelétrica, a eólica e a solar.

Novidades no farol

Os Faróis do Saber foram criadas durante a primeira gestão do prefeito Rafael Greca, entre 1993 e 1997. Os locais foram inspirados no Farol de Alexandria, cidade que, na Antiguidade, contava com uma biblioteca que supostamente reunia todo o conhecimento da época.
Agora, mais de duas décadas depois, chegou a hora de modernizar essas estruturas. Ao reassumir a prefeitura em 2017, Greca as transformou em Faróis do Saber e Inovação, criando o Espaço Maker no mezanino das bibliotecas. Além do acesso a uma grande variedade de livros, alunos da rede pública de ensino também têm a oportunidade de conhecer o que há de mais moderno em termos tecnológicos.
Farol do Saber Frei Miguel Bottacin. Foto: Brunno Covello/Arquivo/Gazeta do Povo
Farol do Saber Frei Miguel Bottacin. Foto: Brunno Covello/Arquivo/Gazeta do Povo
A impressora 3D, presente em 11 dos 34 faróis, é uma dessas inovações, permitindo que as crianças aprendam na prática a montar objetos para o uso diário com uma tecnologia de alto custo. Uma curiosidade é que, mesmo assim, os coordenadores do Farol do Saber e Inovação procuram formas de unir essas tecnologias de ponta com materiais reciclados, como estruturas que misturam impressões 3D e palitos de sorvete.
Os locais também ensinam os pequenos a usarem LEDs, baterias e motores em circuitos eletrônicos feitos com papel alumínio, por exemplo. Oficinas de programação também estão disponíveis no contraturno escolar, tanto para alunos da rede pública quanto para a comunidade. De acordo com Dagmar Heil Pocrifka Bley, pedagoga e coordenadora de tecnologias, até mesmo alunos de escolas particulares estão procurando os Faróis do Saber e Inovações porque eles possuem tecnologias que não são encontradas em suas instituições.
*Especial para Gazeta do Povo

LEIA MAIS

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!