Tratamento de esgoto particular e outras 3 tecnologias para tornar uma construção sustentável

Luciane Belin*
17/09/2019 10:30
Thumbnail

Foto: Reprodução EBIO

Quando alguém fala em inovação, é comum imaginarmos algo distante, ainda em processo de aprimoramento e pouco palpável para aplicação prática ou imediata. Mas nem sempre é assim. Existem soluções tecnológicas recentes e inovadoras, centradas em técnicas construtivas, mobilidade, sustentabilidade e desenvolvimento das cidades que já estão disponíveis para o público.
Muitas delas, vêm de startups que trazem ideias fresquinhas, enquanto outras são fruto da evolução do trabalho de companhias já tradicionais do setor. O Campus Rebouças e Inovação e Aceleração – CRIA CWB foi inaugurado na região do Vale do Pinhão na última quinta-feira (12) e reuniu cerca de 30 startups e empresas durante o seu evento de lançamento, a maior parte delas dedicadas a inovações para o setor de construção civil.
Reunimos algumas das tecnologias apresentadas durante o evento para mostrar que a inovação pode estar mais parto do presente do que muita gente pensa quando se fala nela.

Drones na construção civil

Foto: Reprodução/ Smart Sky
Foto: Reprodução/ Smart Sky
Quanto custa cada visita ao seu terreno e à sua obra? E quanto tempo cada profissional dedica à tarefa de visitar e acompanhar o desenvolvimento da mesma? A empresa curitibana de consultoria Smart Sky propõe uma solução que permite automatizar parte do processo utilizando tecnologias recentes como laser scan e drones. Por meio dos drones, é possível prospectar a área que vai ser construída e levar as informações do campo para o escritório.
O CEO da Smart Sky, Chase Olson, explica que é possível utilizar drones na construção em diferentes fases do processo, o que possibilita estimar e prever custos. “Com isso, nossos clientes estão conseguindo uma redução de 20% a 30% no custo operacional. Em um projeto de R$ 10, R$ 20 milhões, isso gera uma economia muito grande“, detalha, explicando que o uso dos drones também acelera os processos.
“Na parte de prospecção, nenhuma empresa hoje investe no terreno antes de comprar, então não contrata topografia, análise ambiental, porque é custo que não quer ter. Com o drone, ela ganha isso na primeira visita, então consegue começar um projeto básico antes de comprar o terreno. Estamos falando de seis meses de redução de tempo”, completa.

Tratamento de esgoto doméstico

Foto: Reprodução EBIO
Foto: Reprodução EBIO
O tratamento de esgoto é um dos maiores desafios de quem se preocupa com o meio ambiente. Como tratar a água e os rejeitos das grandes cidades de maneira mais sustentável, menos prejudicial aos diversos biomas e sem gastar fortunas de manutenção?
A proposta da EBio apresentada durante o lançamento do CRIA CWB é uma solução que promete aliar tecnologia ambiental e simplicidade operacional. A empresa criou uma estação de tratamento à base de um reator SBR que pode ser projetada nas próprias residências dos usuários, a ETE BIO. Nesta, dois tanques dividem as tarefas de receber e armazenar o esgoto e de fazer o tratamento aeróbico dos dejetos.
A grande sacada da ETE BIO, uma tecnologia alemã, é fazer o tratamento a nível doméstico, sem a utilização de componentes elétricos ou mecânicos, baseando seu funcionamento na aeração e na sedimentação dos resíduos.

Impermeabilização com borracha líquida

Foto: Reprodução/ HM Rubber
Foto: Reprodução/ HM Rubber
Foi mais de uma década de aprimoramento até a HM Rubber chegar à solução de impermeabilização que foi aplicada no prédio do CRIA CWB. Revestimento protetivo para metais, telhados e lajes, ela consiste em uma aplicação à base de borracha líquida que pode aumentar a durabilidade das superfícies em até 20 anos, mesmo em ambientes com maresia.
Desenvolvida a partir da nanotecnologia, a borracha líquida é composta por microesferas ocas que refletem a luminosidade e o som. Por isso, além da conservação das superfícies, a impermeabilização com borracha líquida também contribui para a iluminação e o conforto térmico e acústico do ambiente, que pode ser tanto residencial quanto fabril ou empresarial.

Nanotecnologia e materiais orgânicos

Em 2015, os bancos da Praça da Espanha receberam pintura com tinta antipiche baseado em nanotecnologia Foto: Albari Rosa/Arquivo Gazeta do Povo
Em 2015, os bancos da Praça da Espanha receberam pintura com tinta antipiche baseado em nanotecnologia Foto: Albari Rosa/Arquivo Gazeta do Povo
O mesmo composto que é utilizado para fazer o peeling no seu rosto, também pode ser usado para limpar o seu prédio. O ácido glicólico é uma das bases orgânicas utilizadas pela Nano4You para a elaboração de produtos menos agressivos para manutenção residencial ou predial e limpeza de ambientes externos, como a higienização pós-obra ou de espaços públicos.
Biodegradáveis e não corrosivos, os produtos de limpeza com base orgânica levam menos de um mês para se decomporem, o que agride muito pouco o meio ambiente após sua aplicação. Além disso, a empresa utiliza tecnologia francesa, alemã e brasileira no emprego de nanotecnologia para composição de produtos que fazem a limpeza de alta performance de espaços com pichação, para remover o grafite sem degradar a superfície e sem o uso de poluentes. 

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!