Apartamento integrado mistura estilos industrial e rústico

Luan Galani
10/01/2017 11:55
Thumbnail

Fotos: Lucas Ferreira/Divulgação

A primeira residência de um jovem casal de engenheiros tinha de ser superfuncional sem deixar de ser aconchegante. A solução encontrada pela arquiteta Leticia Kunow e pelo designer e artista plástico Henning Kunow para transformar as áreas sociais do apartamento de 85 m² no bairro Vila Izabel, em Curitiba, foi unir o melhor de dois mundos: celebrar a estética industrial aliando diversos elementos rústicos para trazer calor e conforto ao projeto.
Sala de jantar
O ambiente conta com duas protagonistas. Uma é a luminária carregada de charme retrô, que evoca um aspecto mais descontraído. A outra é a mesa Way, um móvel autoral de linhas racionalistas criado pelos profissionais especialmente para este projeto. Com um design didático (e por que também não dizer democrático), que bebe lá na origem do funcionalismo alemão, a peça exclusiva pode ser montada e desmontada facilmente por meio de encaixes.
Sala de estar
O elemento-chave é o concreto, que conecta esteticamente de uma ponta a outra todos os espaços da área social. E para não deixar as áreas integradas envoltas na frieza característica do material, os profissionais lançaram mão da madeira de Feijó na marcenaria e de diversas peças rústicas de madeira maciça. Destaque ainda para a luminária ao lado do sofá, que foi desenhada pelos próprios proprietários do flat.
Cozinha
Para o jovem casal que adora receber amigos e cozinhar, o espaço gourmet foi pensado com diversos toques lúdicos. Um dos armários destoa da paleta de cores sóbria com o azul celeste e dá o tom descontraído à cozinha. A porta de correr que separa a área da geladeira e da lavandeira recebeu tinta de quadro negro e virou espaço de recados para receber registros de todos os visitantes.
A pastilha preta no piso reforça o estilo industrial e, para não tornar o ambiente muito frio, como é comum em diversos espaços gourmet, foi instalada uma bancada de madeira. O elemento conversa com o resto do projeto e cria mais uma área de interação.
PERFIL
O estúdio da arquiteta Leticia Kunow e do designer e artista plástico alemão Henning Kunow se dedica à arquitetura, design de produto e design de interiores nos moldes da escola alemã Bauhaus. Desde 2011 no mercado, a dupla adota a abordagem multidisciplinar e autoral em seus projetos residenciais, comerciais e corporativos, em um esforço contínuo de unir arquitetura, arte e design.
Foto: Ricardo Wenzel/Divulgação
Foto: Ricardo Wenzel/Divulgação

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!