Conheça a cabana do homem que desenhou a Curitiba moderna

Luan Galani
16/02/2017 21:58
Thumbnail

Fotos: Letícia Akemi/Gazeta do Povo | Leticia Akemi

Abrão Anis Assad é “o” cara. Sem exageros. Vamos às provas? Pense em um lugar de Curitiba: Rua XV de Novembro, Rua 24 Horas, Teatro Paiol, Shopping Mueller, Jardim Botânico, Pedreira Paulo Leminski, Ópera de Arame, estações tubo ou a revoada de pássaros em petit-pavé em frente ao antigo prédio dos Correios. Acredite, todas as opções anteriores têm o dedo do arquiteto. O que o torna uma espécie de Niemeyer das araucárias. Mas bem debaixo da nossa barba, logo ali no Pilarzinho, está a Mona Lisa de Abrão, a mais criativa de suas criações: sua própria casa, onde mora com a esposa, Maria Rita Coelho, e os filhos Anis e Gabriel.
Em um dos pontos mais altos da cidade, a casa é um grande volume retangular de madeira que parece flutuar sobre pilotis.
Em um dos pontos mais altos da cidade, a casa é um grande volume retangular de madeira que parece flutuar sobre pilotis.
É uma cabana moderna levantada em um dos lugares mais altos da cidade, com aproximadamente mil metros de altitude. O grande volume retangular de madeira que parece flutuar sobre pilotis (aquelas colunas arredondadas típicas do modernismo) ganhou vida em 1973 a partir de diversos materiais dispensados pela cidade. Quando Curitiba não queria mais seus postes de energia de madeira nem as pedras de granito rosa da Inácio Lustosa, Abrão foi lá e arrematou os lotes. Em quatro meses a casa estava pronta.
Usou alumínio na fachada, empregou lã de vidro no forro, desenhou lambrequins na varanda (na parte cheia do desenho vê-se a silhueta de pássaros e na parte vazia, folhas de mamona) e envolveu a casa em grandes cortinas pivotantes de vidro. Em três pavimentos, com mais de 320 m² de área útil, trabalhou com a integração dos ambientes e, nas poucas divisórias que levantou, priorizou painéis de linhas orgânicas, conferindo espacialidade arredondada para diversas áreas, como a cozinha e os banheiros.
Escultor, antes de tudo
Abrão nasceu escultor. Ali pelas bandas da Praça da Espanha, desde muito guri gostava de passar o tempo fazendo esculturas com canivete. Em qualquer lugar, com qualquer pedaço de madeira que encontrasse. Sempre escondido dos pais árabes, que não gostavam que o filho brincasse com objetos cortantes. Assim deu forma a cavalos e pássaros. Até hoje é um “passarinheiro” de mão cheia.
E trouxe para dentro de casa essa paixão: por todos os cantos você pode encontrar troncos com rostos de pássaros, painéis com esculturas de peixes em baixo relevo, luminárias com face de leão. Talvez seja alguma influência do sangue árabe, ele brinca, já que carrega no próprio sobrenome o mais nobre do panteão dos bichos: Assad, em árabe, significa leão.
Ainda criança pegou gosto por construir coisas. Mas não qualquer coisa. Bugigangas profissionais, como aeroplanos e foguetes com rampas de propulsão. Com seis anos, perguntou ao irmão mais velho da família que já somava oito irmãos: “Engenharia dá dinheiro?”. O filho mais velho prontamente respondeu que sim. E ali o menino soube o que queria fazer para o resto da vida. “O sangue árabe decidiu”, caçoa Abrão dele mesmo.
Na juventude descobriu a razão certa para percorrer os trilhos da arquitetura. Percebeu que esculpir e projetar não são tão diferentes entre si. “Arquitetura não é escultura pura, mas é nosso habitáculo, nossa vestimenta, que não só abriga, mas protege e nos deixa usufruir de sua beleza”, sentencia. Por isso também frequentou o curso de pintura e escultura da Escola de Música e Belas Artes do Paraná e o curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Paraná.
Casa é para ser usada:  os Assad levam a regra a sério e ao longo dos anos marcaram em colunas da sala principal a altura dos membros da família.
Casa é para ser usada: os Assad levam a regra a sério e ao longo dos anos marcaram em colunas da sala principal a altura dos membros da família.
Escala humana
Abrão estagiou no escritório de um professor, o arquiteto paulistano Luiz Forte Netto, que ajudou a implantar o curso de Arquitetura da UFPR em 1962. Já formado, ajudou a conceber o projeto para o edifício da Petrobras no Rio de Janeiro, que venceu o concurso. Os desenhos em baixo relevo da fachada são dele.
Mas a obra que mais toca seu coração é o Paiol. A menor de todas. Para o arquiteto, é uma questão de escala humana. “Foi lá que a transformação de Curitiba começou”, explica, referindo-se à revolução urbana que tomou conta da cidade a partir de 1970. Os louros pertencem a ele e sua gangue: Jaime Lerner, Osvaldo Navaro, Alan Cannell, Nicolau Klüppel, Domingos Bongestabs e Lubomir Ficinski, entre tantos outros.
Docel roxo no home office do arquiteto entrega sua herança árabe.
Docel roxo no home office do arquiteto entrega sua herança árabe.
Hoje ele continua produzindo normalmente. Aposentadoria aos 74 anos, nem pensar. Nas horas vagas, fica faceiro em receber os amigos com um bom vinho e fazer saraus com sua harmônica. Manda bem. Quando não está em casa, está andando de bicicleta ou a bordo dos seus Twingos coloridos, aquele carrinho monovolume da Renault que foi sucesso no Brasil nos anos de 1990. Mas ultimamente tem se debruçado sobre a revitalização das estações tubo, que, em suas próprias palavras, “precisam ser atualizadas”. Em breve vamos ouvir falar em seu nome mais uma vez.
Painel que Assad fez para a visita do Papa João Paulo 2º.
Painel que Assad fez para a visita do Papa João Paulo 2º.
A escada em espiral feita toda à mão é um dos charmes do refúgio de Assad.
A escada em espiral feita toda à mão é um dos charmes do refúgio de Assad.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!