Decoração em tons de cinza é alternativa para projeto atemporal

Luan Galani
23/03/2017 17:30
Thumbnail

Fotos: Eduardo Macarios/Divulgação | Eduardo Macarios

O projeto de interiores do apartamento no bairro Boa Vista, em Curitiba, guardava um desafio triplo para os arquitetos do escritório Belotto Scopel Tanaka Arquitetura: providenciar uma área com estilo e conforto para uma família com dois filhos pequenos, otimizar o espaço, de 120 m², e conferir flexibilidade espacial e luminotécnica, como os proprietários requisitaram, para mudar ou adicionar novos quadros nas paredes quando bem quisessem.
O elemento unificador de todo o conceito do apartamento é a estética industrial, com especial atenção para o piso e as paredes de cimento queimado, e o pé direito de 2,4 m. Como os clientes pediram uma linguagem mais sóbria, os arquitetos trabalharam com diferentes tons de cinza e deixaram os objetos de design e os quadros de acervo pessoal como destaques.

Sala de estar

As áreas sociais foram integradas. No living, a roupagem industrial fica evidente com a laje aparente. Os trilhos de iluminação com spots permitem ajuste de luz de acordo com as mudanças na decoração e nos quadros. A aposta em móveis soltos torna o ambiente menos estático, e a preferência por peças assinadas ajuda a reforçar a personalidade da sala. Em contrapartida à estética mais fria do estilo industrial, mobiliário em couro, madeira e tecidos naturais.

Sala de jantar

O cômodo é um dos primores do flat. O quadro supercolorido do artista plástico André Azevedo rouba a cena de imediato. Mas um olhar mais atento percebe o refinamento da mesa de jantar oval Tulipa, da mesma coleção de mobiliário criada em 1956 pelo designer finlandês Eero Saarinen; das cadeiras de madeira LCW, da dupla Charles e Ray Eames; e do pendente industrial com toque fun. Ao lado da mesa foi instalado um armário espelhado que aumenta a amplitude e proporciona mais espaço para armazenar objetos.

Cozinha

O desejo dos proprietários era de que eles pudessem usar a cozinha sem tirar os olhos das crianças. Por isso os arquitetos optaram por espelhar uma parte do ambiente, onde predominam tons de grafite e preto, que também tira partido da estética dos eletrodomésticos expostos. Ao lado, criaram um louceiro em aço cortén com uma estética bem limpa e geométrica, que acaba potencializando toda a beleza dos espaços integrados e escondendo a parte do lavabo.

Home office e corredor

O corredor principal do apartamento foi pensado com inteligência e virou, além de espaço de circulação, home office e rouparia. A marcenaria foi toda concebida em laca de três diferentes tons de cinza.

Suíte do casal

O quarto do casal segue a mesma linguagem do restante do projeto. Ladeando a cama, mesinhas do curitibano Ronald Sasson, e cabeceira feita sob medida.

Suíte das crianças

O projeto aproveitou diversos móveis e objetos de decoração que os pequenos já tinham. Os arquitetos priorizaram móveis soltos, inclusive no banheiro, que conta com pegadores em formato de bichinhos, para facilitar as brincadeiras das crianças e a adaptação das camas e do espaço logo depois que crescerem.

Lavabo

Os tons mais escuros predominam, como nos demais ambientes do apartamento, mas um toque de cor aparece nas luminárias amarelas que pontuam toda a extensão da bancada.

Perfil

O escritório dos arquitetos Guilherme Belotto, Camille Scopel e Thiago Tanaka se dedica à arquitetura e design de interiores em projetos residenciais, comerciais e corporativos. Desde 2014 no mercado, o trio assina em Santa Catarina, Paraná e São Paulo obras com perfil jovem, urbano e contemporâneo.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!