Construção civil

Haus

Intenção de compra em queda e financiamentos em alta: os números do mercado imobiliário no Brasil

Sharon Abdalla
20/09/2021 12:25
Thumbnail
Após atingir "o fundo do poço" em abril de 2020 (20%) e mais que dobrar em novembro do mesmo ano (46%), a intenção de compra de imóveis no país começa a desacelerar e a apresentar quedas sucessivas quando se analisam os primeiros nove meses de 2021.
Em fevereiro deste ano, 44% dos brasileiros manifestavam o desejo de adquirir o bem, porcentual que caiu para 42% em maio e para 39% em setembro, segundo levantamento realizado pela Brain Inteligência Estratégica e apresentado na última quinta-feira (16). "Estes números sugerem uma tendência de estabilização", avalia Fábio Tadeu Araújo, sócio-diretor da empresa de pesquisa de mercado.
Entre os diversos fatores que contribuem para este cenário, o aumento nas vendas é um dos principais. Estimulado pelos juros baixos e pela urgência das pessoas em mudar de casa - decorrente da maior percepção do lar durante o confinamento -, as vendas vêm crescendo desde o início da pandemia e registram variação positiva de 60,7% no comparativo entre o segundo trimestre de 2020 e o mesmo período de 2021, sendo que o último registrou volume de 65.975 unidades comercializadas. Isso faz com que uma parte dos que antes eram potenciais compradores já tenham efetivado a aquisição e, por isso, não integram mais este grupo.
Outro dado que ilustra esse aumento é o total de financiamentos disponibilizados pelo SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo), que somou R$ 115,83 bilhões nos primeiros sete meses de 2021, alta de 113,8% em relação a igual período de 2020.
"Estamos desde maio, junho do ano passado com mais vendas do que lançamentos. Atualmente, a oferta final é de cerca 180 mil imóveis em estoque, o que seria suficiente para suprir apenas 8,3 meses de vendas, caso mais nenhum empreendimento fosse lançado", ilustra Araújo.

Cenário positivo

A retomada dos lançamentos, que vem ganhando força nos últimos meses, é uma das frentes que justifica a aposta nos bons resultados do setor até o fim deste ano e também para os primeiros meses de 2022. Para se ter ideia, o volume de novas unidades registrou alta de 115% no comparativo entre o segundo trimestres deste ano com o igual período de 2020.
"Seguramente este ano será o melhor em termos de unidades lançadas e vendidas. O problema do mercado imobiliário, hoje, não é demanda, mas sim como adequar o produto, a capacidade de fazer lançamentos e de colocar o nosso produto no bolso do consumidor", aponta Celso Petrucci, vice-presidente de área da CBIC e presidente da Comissão da Indústria Imobiliária (CII) na mesma entidade.
A avaliação está alinhada ao manifestado pelos entrevistados da pesquisa, que apontam a inflação (45%) como o principal fator que pode afetar a decisão pela compra do bem, antes mesmo da taxa de desemprego (24%) e do aumento da taxa de juros para o financiamento (20%).
"A preocupação que devemos ter é como o país vai crescer, o quanto ele vai crescer para poder aumentar o poder de compra da população, que é o que está estrangulado. Ou o nosso mercado consegue ganhar produtividade, competitividade e consegue continuar colocando seu produto no bolso do consumidor, ou teremos um forte desencontro entre a oferta e a demanda. Mas isso [ainda] não está acontecendo", finaliza.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!