Arte e significado

Manifesto Haus

15 marcas de design autoral para conhecer e apoiar em Curitiba

Sharon Abdalla
16/04/2020 15:13
Thumbnail

Foto: Brenda Pontes Fotografia/Divulgação

Afeto, valorização do local, do artesanal. Estas são características muito buscadas por quem deseja trazer significado, algo vá além do simples apelo estético para a decoração de casa.
O design autoral é um grande aliado neste sentido, ao oferecer de acessórios a mobiliários produzidos a partir de matérias-primas de qualidade, de forma artesanal ou em escala reduzida por profissionais que se envolvem em todas as etapas do processo e movimentam uma cadeia que tem a união e a beleza como elos.
Para te ajudar na tarefa de escolher peças que podem compor a decoração da sua casa (quem nunca quis levar todas) e conhecer o trabalho dos profissionais locais que ganham cada vez mais projeção nos mercados além Curitiba, HAUS selecionou 15 marcas de design autoral com DNA curitibano. Confira!
Claro, existem muitos outros criativos na cidade, produzindo design de muita qualidade. Então, não deixe de procurar artistas e designers locais para compor sua decoração.

Mosca Cerâmica 

Foto: Mosca Cerâmica/Divulgação
Foto: Mosca Cerâmica/Divulgação
Peças utilitárias feitas à mão e no torno caracterizam o trabalho da designer Paula Mosca, à frente da Mosca Cerâmica desde 2014. Incensários, bowls, canecas, cinzeiros, pratos e jogos de chá estão entre as peças disponíveis, que podem ser conhecidas pelo site da marca.

Tellus Ateliê

Foto: Tellus Ateliê/Divulgação
Foto: Tellus Ateliê/Divulgação
O concreto e a madeira são as matérias-primas a partir da qual os designers Elton e Gabi, da Tellus Ateliê, buscam ressignificar objetos para que, a partir deles, seja possível contar novas histórias. São luminárias, descanso de panelas, relógios, espelhos e vasos com linhas minimalistas e estilo contemporâneo.

Studio Marcel Fernandes

Foto: Studio Marcel Fernandes/Divulgação
Foto: Studio Marcel Fernandes/Divulgação
Desde 2017 o designer Marcel Fernandes, que dá nome ao studio, produz peças contemporâneas em cerâmica de alta temperatura. Inspiradas na astronomia e na natureza e produzidas a mão, elas flertam com o utilitário e o decorativo.

Oficina do Vovôio 

Foto: Oficina do Vovôio/Divulgação
Foto: Oficina do Vovôio/Divulgação
Feitos com muito carinho pelo avô Ronaldo Leão, o vovôio, os brinquedos em madeira combinam design e ludicidade incitando o desenvolvimento dos pequenos pelo brincar.

Ivana Dobruski 

Foto: Ivana Dobruski/Divulgação
Foto: Ivana Dobruski/Divulgação
O trabalho com fios, tramas e nós realizado pela designer Ivana Dobruski resulta em suportes para plantas, painéis e artigos de decoração que tem a delicadeza do macramê como destaque.

Studio Creme 

Foto: Studio Creme/Divulgação
Foto: Studio Creme/Divulgação
Thais e Daniel são os nomes à frente do Studio Creme, escritório de design afetivo que trabalha na produção de artigos e objetos do cotidiano. Entre eles estão cachepôs, jogos-americanos, cestos e vasos.

Guria Marcenaria 

Foto: Guria Marcenaria/Divulgação
Foto: Guria Marcenaria/Divulgação
Desenho limpo, que une funcionalidade a uma estética contemporânea. Assim podem ser descritas as peças produzidas artesanalmente pela guria Juliana Bello Schlichting, que vão de vasos e espelhos a luminárias e boleiras.

Alex Rocca Design 

Foto: Alex Rocca Design/Divulgação
Foto: Alex Rocca Design/Divulgação
Design exclusivo que mescla texturas, cores e padrões. Assim pode ser descrito o trabalho de tapeçaria artesanal assinado pelo designer Alex Rocca. 

Spiral cerâmica 

Foto: Spiral Cerâmica/Divulgação
Foto: Spiral Cerâmica/Divulgação
Cristina Odebrecht é outra das profissionais que transita entre a arte e a utilidade das peças que confecciona à mão em cerâmica e porcelana, todas com a assinatura pela Spiral Cerâmica.

Leandro Garcia

Foto: Leandro Garcia/Divulgação
Foto: Leandro Garcia/Divulgação
O uso da madeira em móveis com desenhos simples e design elegante são a marca do trabalho assinado pelo arquiteto e designer Leandro Garcia, à frente do escritório tido como um dos que melhor representam o design brasileiro na atualidade.

Dsgn Selo

Foto: Dsgn Selo/Divulgação
Foto: Dsgn Selo/Divulgação
Produzir em formato industrial, mas em escala artesanal. É assim que o criativo Alberth Murta, à frente da Dsgn Selo, desenvolve os produtos da marca, voltados à iluminação decorativa. Com três anos de mercado, já são 300 as peças no portfólio.

Mesembria

Foto: Mesembria/Divulgação
Foto: Mesembria/Divulgação
Criada em 2014 pelo designer Marcell Boareto, a Mesembria foca em peças de mobiliário e decoração em marcenaria montadas por sistemas de encaixe, sem a necessidade de dispositivos de fixação. Os traços geométricos e as cores são responsáveis pelo ar moderno das peças.

Ana Penso 

Foto: Ana Penso/Divulgação
Foto: Ana Penso/Divulgação
Madeira, argamassa, fibras naturais. Estes e outros materiais dão vida às criações da designer Ana Penso, que produz de acessórios e luminárias a objetos de decoração.

Renata McCartney Home

Foto: Renata McCartney/Divulgação
Foto: Renata McCartney/Divulgação
Peças com tom urbano e contemporâneo caracterizam o trabalho da designer de interiores Renata McCartney, que desenvolveu uma linha para casa que compreende de vasos a fruteiras tendo o couro como matéria-prima de destaque.

Wood Skull

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Outra marca que tem o trabalho com a madeira como paixão é a Wood Skull, do marceneiro Daniel Ferrarezi. O resultado são móveis, acessórios, peças de decoração e utensílios para todos os ambientes da casa.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!