i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Arte e significado

15 marcas de design autoral para conhecer e apoiar em Curitiba

  • PorSharon Abdalla
  • 16/04/2020 12:13
Foto: Brenda Pontes Fotografia/Divulgação
Foto: Brenda Pontes Fotografia/Divulgação| Foto:

Afeto, valorização do local, do artesanal. Estas são características muito buscadas por quem deseja trazer significado, algo vá além do simples apelo estético para a decoração de casa.

Siga a HAUS no Instagram!

O design autoral é um grande aliado neste sentido, ao oferecer de acessórios a mobiliários produzidos a partir de matérias-primas de qualidade, de forma artesanal ou em escala reduzida por profissionais que se envolvem em todas as etapas do processo e movimentam uma cadeia que tem a união e a beleza como elos.

Para te ajudar na tarefa de escolher peças que podem compor a decoração da sua casa (quem nunca quis levar todas) e conhecer o trabalho dos profissionais locais que ganham cada vez mais projeção nos mercados além Curitiba, HAUS selecionou 15 marcas de design autoral com DNA curitibano. Confira!

Claro, existem muitos outros criativos na cidade, produzindo design de muita qualidade. Então, não deixe de procurar artistas e designers locais para compor sua decoração.

Mosca Cerâmica 

Foto: Mosca Cerâmica/Divulgação
Foto: Mosca Cerâmica/Divulgação

Peças utilitárias feitas à mão e no torno caracterizam o trabalho da designer Paula Mosca, à frente da Mosca Cerâmica desde 2014. Incensários, bowls, canecas, cinzeiros, pratos e jogos de chá estão entre as peças disponíveis, que podem ser conhecidas pelo site da marca.

Tellus Ateliê

Foto: Tellus Ateliê/Divulgação
Foto: Tellus Ateliê/Divulgação

O concreto e a madeira são as matérias-primas a partir da qual os designers Elton e Gabi, da Tellus Ateliê, buscam ressignificar objetos para que, a partir deles, seja possível contar novas histórias. São luminárias, descanso de panelas, relógios, espelhos e vasos com linhas minimalistas e estilo contemporâneo.

Studio Marcel Fernandes

Foto: Studio Marcel Fernandes/Divulgação
Foto: Studio Marcel Fernandes/Divulgação

Desde 2017 o designer Marcel Fernandes, que dá nome ao studio, produz peças contemporâneas em cerâmica de alta temperatura. Inspiradas na astronomia e na natureza e produzidas a mão, elas flertam com o utilitário e o decorativo.

Oficina do Vovôio 

Foto: Oficina do Vovôio/Divulgação
Foto: Oficina do Vovôio/Divulgação

Feitos com muito carinho pelo avô Ronaldo Leão, o vovôio, os brinquedos em madeira combinam design e ludicidade incitando o desenvolvimento dos pequenos pelo brincar.

Ivana Dobruski 

Foto: Ivana Dobruski/Divulgação
Foto: Ivana Dobruski/Divulgação

O trabalho com fios, tramas e nós realizado pela designer Ivana Dobruski resulta em suportes para plantas, painéis e artigos de decoração que tem a delicadeza do macramê como destaque.

Studio Creme 

Foto: Studio Creme/Divulgação
Foto: Studio Creme/Divulgação

Thais e Daniel são os nomes à frente do Studio Creme, escritório de design afetivo que trabalha na produção de artigos e objetos do cotidiano. Entre eles estão cachepôs, jogos-americanos, cestos e vasos.

Guria Marcenaria 

Foto: Guria Marcenaria/Divulgação
Foto: Guria Marcenaria/Divulgação

Desenho limpo, que une funcionalidade a uma estética contemporânea. Assim podem ser descritas as peças produzidas artesanalmente pela guria Juliana Bello Schlichting, que vão de vasos e espelhos a luminárias e boleiras.

Alex Rocca Design 

Foto: Alex Rocca Design/Divulgação
Foto: Alex Rocca Design/Divulgação

Design exclusivo que mescla texturas, cores e padrões. Assim pode ser descrito o trabalho de tapeçaria artesanal assinado pelo designer Alex Rocca. 

Spiral cerâmica 

Foto: Spiral Cerâmica/Divulgação
Foto: Spiral Cerâmica/Divulgação

Cristina Odebrecht é outra das profissionais que transita entre a arte e a utilidade das peças que confecciona à mão em cerâmica e porcelana, todas com a assinatura pela Spiral Cerâmica.

Leandro Garcia

Foto: Leandro Garcia/Divulgação
Foto: Leandro Garcia/Divulgação

O uso da madeira em móveis com desenhos simples e design elegante são a marca do trabalho assinado pelo arquiteto e designer Leandro Garcia, à frente do escritório tido como um dos que melhor representam o design brasileiro na atualidade.

Dsgn Selo

Foto: Dsgn Selo/Divulgação
Foto: Dsgn Selo/Divulgação

Produzir em formato industrial, mas em escala artesanal. É assim que o criativo Alberth Murta, à frente da Dsgn Selo, desenvolve os produtos da marca, voltados à iluminação decorativa. Com três anos de mercado, já são 300 as peças no portfólio.

Mesembria

Foto: Mesembria/Divulgação
Foto: Mesembria/Divulgação

Criada em 2014 pelo designer Marcell Boareto, a Mesembria foca em peças de mobiliário e decoração em marcenaria montadas por sistemas de encaixe, sem a necessidade de dispositivos de fixação. Os traços geométricos e as cores são responsáveis pelo ar moderno das peças.

Ana Penso 

Foto: Ana Penso/Divulgação
Foto: Ana Penso/Divulgação

Madeira, argamassa, fibras naturais. Estes e outros materiais dão vida às criações da designer Ana Penso, que produz de acessórios e luminárias a objetos de decoração.

Renata McCartney Home

Foto: Renata McCartney/Divulgação
Foto: Renata McCartney/Divulgação

Peças com tom urbano e contemporâneo caracterizam o trabalho da designer de interiores Renata McCartney, que desenvolveu uma linha para casa que compreende de vasos a fruteiras tendo o couro como matéria-prima de destaque.

Wood Skull

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Outra marca que tem o trabalho com a madeira como paixão é a Wood Skull, do marceneiro Daniel Ferrarezi. O resultado são móveis, acessórios, peças de decoração e utensílios para todos os ambientes da casa.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.