Opinião

Manifesto Haus

5 macrotendências da decoração direto da Semana de Design de Londres 2020

Kuka de Carvalho*
08/04/2020 15:31
Thumbnail

Semana de Design de Londres 2020 reuniu 600 marcas internacionais | Divulgação

Anualmente o Chelsea Harbour Design Centre, shopping especializado em lojas de design de interiores de luxo em Londres, na Inglaterra, sedia a semana de design oficial da capital inglesa. São mais de 120 showrooms e 600 marcas internacionais de luxo.
A edição deste ano - Design Week 2020: Masters of Design - foi planejada com uma curadoria meticulosa focando na sustentabilidade e em produtos planejados e desenvolvidos com precisão, refletindo qualidade e beleza.
 Foto: divulgação
Foto: divulgação
Realizado de 8 a 13 de março, quando a Grã-Bretanha ainda não havia adotado o isolamento social, foram mais de 100 eventos, instalações, oficinas e palestras, apresentando o melhor em design, desde demonstrações de artesãos até sessões de como crescer seu negócio, com a presença de artistas renomados, como Paolo Moschino, Lucinda Sandford e Nina Campbell.
Uma das palestras mais interessantes foi a da designer de interiores e tutora da KLC, Evey Dunbavin-Hands, que discutiu as principais tendências de interiores desta temporada e a importância da cor e da textura no planejamento de um ambiente. Na sua palestra Evey descreveu seu processo criativo, que foca em um briefing de projeto preciso e um estudo minucioso do que o cliente almeja e de necessidades que o cliente talvez não perceba que as tem. Para equilibrar cor e textura, Evey recomenda trabalhar com texturas e padrões de tecidos que se complementem, como tecidos pesados com tecidos mais leves, e com padrões de tecidos em escalas diferentes.
 Foto: divulgação
Foto: divulgação
Como exemplo deste trabalho em escalas diferentes, citou que buscam inspirações de padrões geométricos já existentes ou propostos, e gosta de ecoá-los em tecidos e texturas. Evey também procurar sempre se preocupar com a qualidade da luz no ambiente e como ela pode refletir em superfícies diferentes.
Assim, a mesma cor pode parecer completamente diferente, de acordo com a incidência da luz em um material. Para isso, Evey testa a paleta de cores de seus projetos em vários períodos do dia e noite, assim atestando como as cores se comportam de acordo com a variação da luz natural. Finalizando a palestra, Evey recomendou o uso de metais pretos, níquel polido, bronze e ouro rosa e o uso abundante de acessórios para complementar cores, texturas e padrões.

Confira as principais tendências da Semana de Design de Londres 2020:

Neo biofilia: produtos inspirados na natureza, mas com um toque contemporâneo, muitas vezes surreal.
Inspiração japonesa revisada: a volta de produtos com toques orientais, voltados para exaltação da estética e técnica dos produtos, sem sacrificar a simplicidade. Forte tendência do conceito Wabi Sabi de uma beleza imperfeita.
Sustentabilidade: ainda engatinhando no setor de design de interiores de luxo, o conceito e vontade de criar produtos sustentáveis cresce a cada ano.
Foto: divulgação
Foto: divulgação
A importância da técnica manual: os conceitos de herança e técnicas manuais são muito importantes no momento. Muitas marcas estão focando em produzir menos, mas com mais qualidade. Produtos minuciosamente executados à mão, com qualidade de detalhamento exímia. A ideia de que este produto será repassado como herança, pois sua qualidade atravessa gerações.
Feito localmente: indo na mão contrária da globalização, produtos feitos na Inglaterra tiveram destaque na Design Week. Uma presença massiva nos showrooms. É uma tendência que veio para ficar.
*Kuka de Carvalho é designer de interiores e há mais de 20 anos atua na Europa e no Brasil. É sócia-fundadora da Casa Alta Design.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!