Dicas de limpeza

Manifesto Haus

A melhor forma de desinfetar pisos, sem danificar a superfície

Mariana Ceccon, especial para HAUS
14/04/2020 15:33
Thumbnail
Em uma tentativa de afastar o risco de contaminação pela Covid-19 e outras doenças, é normal que muitas pessoas passem a utilizar produtos de limpeza mais fortes para desinfetar as superfícies da casa, em especial os pisos. Apesar de ainda não haver evidências científicas que comprovem totalmente a eficácia de certo produtos contra o novo coronavírus, desenvolver uma rotina de higienização dos ambientes é uma das principais recomendações de combate à doença.
No entanto, é preciso escolher com cuidado os produtos a serem usados nesta limpeza, para evitar que as soluções químicas escolhidas causem manchas, estufamentos ou até mesmo corrosão destas superfícies.
Além de aumentar a frequência de lavagem dos pisos durante a pandemia, a dica dos fabricantes é utilizar um aspirador de pó, com escovas na ponta, para remover a poeira e outras partículas que estejam no chão. Em seguida aplicar soluções de água com desinfetantes mais brandos, como o sabão neutro, álcool e os a base de amônia, como o Lysoform. A água sanitária também pode ser usada em alguns casos, desde que a superfície não seja revestida com carpete.
Veja as dicas para cada tipo de piso.

Vinílicos

Muito populares, principalmente em apartamentos, os pisos vinílicos são hipoalergênicos e antibactericidas, justamente por serem feitos de plástico PVC. "A melhor limpeza é com um pouco de água e detergente, mas se a pessoa quiser uma limpeza mais profunda pode usar álcool 70 líquido, misturado na água, e aplicar com um pano sobre o revestimento", explica a proprietária da revendedora Multipisos, Claudia Padilha. "Se alguém tossir ou espirrar sobre o revestimento, borrife álcool diretamente na superfície e em seguida passe um pano seco".
Já os cloros, removedores e ceras são vetados para os vinílicos. "Os solventes e derivados de petróleo não devem ser usados porque podem prejudicar a superfície do piso, causando riscos, arranhões e até a eventual corrosão. Também não é recomendado usar sabão em pó, pois ele pode desgastar a superfície do piso, além de deixá-la escorregadia e suscetível a acidentes", completa Claudia.
A ePisos, outra revendedora desses revestimentos, também sugere o uso de água sanitária para desinfetar. "Para evitar que o vírus e bactérias permaneçam nas superfícies, é recomendável uma mistura de água com detergente ou água sanitária, na proporção de 80 ml (uma xícara de café), para um litro de água. No caso do álcool, a aplicação somente deste produto em uma concentração maior, ajuda na desinfecção e evaporação rápida, facilitando a limpeza dos pisos vinílicos e aumentando a proteção do lar", recomenda a empresa.

Laminados

Assim como os pisos vinílicos, os laminados não podem entrar em contato com uma quantidade grande de água. Por isso, devem ser higienizados com panos úmidos. Em grande quantidade, a água pode causar estufamento do piso e danificar o material. Por isso as recomendações feitas aos pisos vinílicos, aplicam-se também ao laminados, desde que haja uma atenção ainda maior em relação a quantidade de líquido que entrará em contato com a superfície de uma só vez.
Alguns fabricantes também recomendam o uso de produtos de limpeza específicos para este tipo de revestimento. A Durafloor, por exemplo, indica o produto da marca “Destac Laminados” para limpar e dar brilho, sem riscos de danificar o piso.

Porcelanato

Diferente de outros pisos frios, o porcelanato exige um cuidado maior com manchas e arranhões, ainda mais quando se trata do porcelanato polido, uma versão mais lisa e delicada do revestimento. A recomendação da Leroy Merlin é sempre secar o piso, após a lavagem. "Em um balde, coloque de 3 a 5 litros de água e, então, misture com uma colher de sopa de detergente neutro. Depois, é só usar um pano para espalhar o produto no piso. No final, você também pode passar um pano seco para tirar o excesso de umidade", recomenda a empresa.
Para limpezas mais profundas, que incluem os rejuntes, a empresa recomenda o uso de algum saponáceo cremoso (sem diluir em água) diretamente no rejunte. "Deixe ele agir por 10 minutos e, depois, remova com a parte macia da esponja. Para remover manchas em geral, água quente e detergente alcalino costumam ser eficazes", pontua a empresa.

Carpetes e capachos

O melhor amigo de quem possui carpete em casa é o aspirador de pó. Mas é recomendável que esses revestimentos também sejam higienizados com outros produtos de limpeza, periodicamente. Neste caso, vale a escovação com soluções a base de água, álcool e detergentes neutros, evitando o uso de água sanitária ou cloro, uma vez que estes produtos podem despigmentar tecidos.
Outra dica da Associação Brasileira das Indústrias dos Tapetes e Carpetes (Abritac) é dedicar um cuidado especial aos capachos das portas. "Se possível, lave seu capacho semanalmente. Outra opção é pulverizar o capacho diariamente com Lysoform ou uma solução de duas colheres de água sanitária diluídas em um litro de água", recomenda a instituição. Outra orientação é usar o poder da luz natural a favor dos cuidados com itens têxteis. "Colocar os capachos e tapetes sobre o sol por no mínimo duas horas, também é uma forma simples e natural de sanitizá-los. Repita o processo uma vez por semana durante a pandemia", aconselha a Abritac.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!