Projeto de interiores

Manifesto Haus

Apartamento de 65 m² ganha móveis multifuncionais para família em crescimento

Daliane Nogueira
15/05/2020 15:29
Thumbnail

Projeto da UNIC Arquitetura para apartamento de 65 m² une multifuncionalidade com linguagem industrial. | Eduardo Macarios / Divulgação

O estilo clean e industrial se misturam nesse apartamento de 65 m², lar de um jovem casal curitibano à espera de seu primeiro filho. O desafio de transformar o imóvel em um espaço amplo, contemporâneo e que fugisse do comum foi lançado às arquitetas Carolina Danylczuk e Lisa Zimmerlin, da UNIC Arquitetura, que trouxeram ao ambiente o equilíbrio entre tons de cinza, branco e preto em composição com o aconchego dos detalhes em madeira.
Com uma planta compacta e repleta de elementos estruturais aparentes, o apartamento precisou de algumas reformas. A parede entre a cozinha e a sala de jantar foi retirada, trazendo maior amplitude e facilitando a circulação. No espaço foi criado um elemento suspenso multifuncional que serve como um painel para a televisão de um lado e, de outro, como um apoio para o micro-ondas e pequenos utensílios, provando a importância do pensamento multifuncional.
Na escolha dos revestimentos, a cozinha ganhou um tom moderno com a combinação entre o granito bruto preto e o silestone branco.
Mas o revestimento que mais chama atenção são as placas de concreto, que envolvem todos os ambientes da área social. O material garante o tom industrial do apartamento, dá unidade ao espaço e ainda evidencia a mesa de jantar ligada à parede.
Vale o destaque para o quadro “A Peruana”, da fotógrafa Mana Gollo. Para dar maior amplitude à sala de jantar, ainda foram colocados painéis com espelho, alternativa que também auxilia na difusão da luz natural.

Área íntima

O quarto à espera do bebê ganhou atenção especial. O ambiente foi projetado para acompanhar as mudanças que chegam rapidamente nessa fase. Como o espaço era compacto, as arquitetas desenharam uma peça que conseguiu unir berço, trocador e gaveteiro de apoio.
A suíte segue a mesma linguagem e conceito do apartamento, com o uso de tonalidades de cinza, branco e preto, além da madeira, que garante o tom aconchegante.

Confira mais fotos do projeto

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!