Dicas de decoração

Manifesto Haus

Cores contra ansiedade: as melhores combinações para o equilíbrio dos ambientes

Mariana Ceccon, especial para HAUS
24/04/2020 18:54
Thumbnail

Projeto: Ana Cristina Avila Foto: NenadRadovanovic;

Verde, azul e violeta. Memorize essas três cores. Elas deverão aparecer em muitos projetos de design e arquitetura entre 2020 e 2021, principalmente em ambientes de descanso e autoconhecimento, como quartos e espaços de meditação. É no que acreditam os profissionais especialistas em cores. Isto porque que esses "tons tendência" tem o poder de estimular três aspectos da natureza humana que são fundamentais em um momento de pandemia: a cura, a espiritualidade e a transformação.
"Quando iniciamos um projeto sempre devemos escolher as cores com base em um objetivo, seja para prosperidade, para tranquilizar ou para estimular outros sentidos", explica a especialista em cores Ana Cristina Avila. "As cores têm um poder de nos impactar muito forte, porque elas vibram, transmitem emoções e a frequência de suas ondas mexem conosco no mesmo momento em que entramos em um ambiente", pontua.
Muito relacionado ao poder da cura, esperança e equilíbrio, o verde pode ser representado por uma combinação de folhas, arranjos e elementos naturais dentro de um projeto. " Já o azul é a cor da espiritualidade. Está no manto de Nossa Senhora, é a cor do céu, do mar e do universo. Representa a tranquilidade", explica Avila. A dica da profissional é que o tom seja usado em paredes isoladas ou na composição de um ambiente com o uso de vasos, almofadas e outros elementos decorativos.
Já a variação de tons próximos do violeta e lilás devem aparecer com muita força no ano que vem. A cor vibrante, presente em pedras como a ametista, representa a transmutação, a renovação no estilo de vida e a meditação. "Em tempos de quarentena já somos bombardeados de muita informação, que geram ansiedade e irritação. O ideal é harmonizar nosso ambiente, fazendo com que seja um lugar seguro e tranquilo para ficar", comenta a especialista em cromoterapia Thais Coppio.
"A casa é o nosso templo sagrado. Detalhes em lilás estimulam a fé, e agora independente de qualquer religião, é importante que possamos nos apegar a uma energia maior", explica a profissional.
O roxo vibrante é uma das cores do verão 2021, de acordo com a Pantone.
O roxo vibrante é uma das cores do verão 2021, de acordo com a Pantone.
Dentro da cromoterapia, a escolha de cores é entendida como uma forma de energizar corpo e alma. "As cores estão conectadas aos chakras, que são os centros energéticos do corpo, por isso elas tem uma ação parecida com a vibração do som. Sentimos a cor, antes de vê-la", explica Coppio. "O verde, por exemplo, se relaciona ao Chakra Cardíaco e através dele sentimos o amor fraternal", pontua.
O ideal, de acordo com a terapeuta, é usar as cores com atenção dentro da casa. "A cromoterapia está ligada ao Feng Chui, utilizando as cores para harmonizar os ambientes. Podemos fazer isso nas tanto nas paredes diretamente quanto na decoração. Você costuma escolher bem os quadros que coloca nas paredes? Tente observar o que nesse quadro lhe chama atenção e como essas cores se comunicam com você", aconselha.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!