Faça você mesmo

Decoração

Decorações simples e fáceis para colocar sua casa no clima da Páscoa

Mariana Ceccon, especial para HAUS
03/04/2020 20:26
Thumbnail
Um das comemorações mais importantes (e esperadas!) está prestes a acontecer. No próximo dia 9 celebraremos a Páscoa, e é possível celebrar esse feriado religioso decorando a casa com itens fáceis de fazer ou adaptar por conta própria.
"A Páscoa, aniversários e outras celebrações não precisam passar em branco e nos ajudam a marcar um dia especial, no nosso núcleo familiar", comenta a decoradora de festas Pauliane Pacholek.
Para ajudar a criar este clima festivo, HAUS separou algumas inspirações e dicas profissionais. Além delas, itens religiosos, que lembrem a ressurreição de Cristo e as liturgias da data, devem ganhar destaque no espaço doméstico. Inspire-se e feliz Páscoa!

Osterbaum

Tradição comum nos países encandinavos e muito popular em Santa Catarina, graças a imigração alemã, a Árvore de Páscoa ou Osterbaum, é um dos itens mais fáceis de fazer por conta própria e é capaz de transformar o clima de qualquer lar.
O conceito é usar galhos secos para montar um arranjo ou decorar as árvores do quintal. A dureza dos galhos é uma representação do sepulcro de Jesus. Para reforçar a ressurreição e celebrar a vida, ovos são pendurados na madeira, trazendo a ideia da renovação.
Os ovinhos decorativos podem ser feitos de qualquer material. Papel, argila, plásticos e até mesmo usando cascas verdadeiras de ovos, vazias, limpas e pintadas.

Ovos

Depois do coelhinho, nenhuma outra figura representa tanto a Páscoa quanto os ovos. De chocolate ou não, coloridos, pequenos ou grandes, os ovos abrem um leque de decoração interessante e atraem as crianças, graças ao lado lúdico do enfeite. Capriche, criando centros de mesa e bibelôs com ovos de galinha ou codorna.

Natural

Para quem gosta de trazer elementos verdes para dentro de casa, a combinação de arranjos envolvendo símbolos de Páscoa e plantas suculentas, galhos e musgos está em alta. "Nós estamos vindo de um momento em decoração de festas e até da nossa casa no qual as folhagens secas, desidratadas, o musgo e as plantas suculentas estão em alta, muito porque esse tipo de design floral é mais durável. Na Páscoa não seria diferente", explica a decoradora Pauliane Pacholek.
Juntos, esses elementos trazem mais sobriedade e rusticidade para a decoração, ideal para quem quer celebrar a data, aproximando-se da natureza e da vida campestre.

Para as crianças

Para envolver as crianças na decoração não é preciso muito esforço. Os pequenos costumam ficar animados quando o assunto é soltar a imaginação. Além dos tradicionais moldes de coelhinhos, desenhos de cenouras e varais temáticos, a dica dos especialistas é montar cenários lúdicos dentro de casa, para deixar o ambiente mais divertido e tirar boas fotografias.
"É uma época em que costumamos locar nas lojas de decoração cestas, coelhos de pelúcia e outros itens. Também podemos utilizar tecidos que temos em casa para fazer a forração de um espaço, trazer os ursinhos de pelúcia, fazer pegadas no chão e até mesmo encher balões", sugere Pacholek.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!