Dicas de reforma

Manifesto Haus

Sem quebradeira: modernize cozinhas e banheiros apenas pintando os azulejos

Mariana Ceccon, especial para HAUS
04/05/2020 11:30
Thumbnail

A recomendação é que seja usada tinta epóxi para pintar azulejos. | Pexels

Uma boa forma de resgatar designs antigos de cozinhas e banheiros é conferindo a essas áreas um ar retrô moderno, usando a pintura dos azulejos como alternativa para evitar reformas longas e custosas. As tintas epóxi, à base de água e solvente, são as indicadas para dar uma cara totalmente nova a esse tipo de revestimento. Seja para esconder manchas e trazer brilho aos azulejos de tons frios, ou para ousar com cores como o rosa e o azul bebê, o mais importante é ficar atento às ferramentas e produtos corretos para realizar o serviço.
“Antes de mais nada, quem pretende pintar precisa limpar bem e secar esses azulejos, removendo toda a gordura e sujeira”, explica Felipe Benato, consultor de cores e vendas da Impermix. A indicação é que a gordura seja removida com produtos como desengraxantes, removedores ou soluções com cloro ou água sanitária. Após a finalização da limpeza, enxague bem as paredes garantido que nenhum resíduo dos produtos ficou na área, a ponto de comprometer o resultado final.
Assim como uma pintura de parede tradicional, é necessário proteger o ambiente usando papelão no chão e fita crepe nos contornos. “Como os azulejos são muito lisos é importante escolher um rolo de pintura próprio para epóxi, com lã de carneiro baixa. É o principal erro que vemos as pessoas cometerem ao pintar azulejos. A tinta não adere ou o acabamento fica muito grosseiro”, pontua Benato. “Outro erro popular é dissolver a tinta com mais água do que o necessário, fazendo com que o pigmento escorra em vez de grudar”, alerta.
Também não vale buscar tintas comuns. As epóxis são as únicas capazes de fazer com que o pigmento fixe neste revestimento. “Na maioria dos casos as epóxis à base d’água servem para qualquer ambiente. Na Suvinil é a linha de multisuperfícies, por exemplo. Só não recomendamos para o chuveiro, já que produtos como shampoos, condicionadores e hidratantes acabam danificando a película da pintura ao longo do tempo”, explica William Medeiros, consultor de vendas da Tintas Verginia.
A sugestão para a área de banho e também para a pintura de pisos, que precisam de uma maior resistência da película, são as epóxis à base de solvente. “A recomendação é procurar pelas versões industriais, própria para essas aplicações. Mas é importante dizer que para usar este tipo de tinta é necessário máscara, luvas e ter um cuidado maior na hora de dissolver a tinta com um catalisador”, esclarece Medeiros.
Outro importante ponto de atenção para quem pretende fazer essa pintura é controlar bem a temperatura e o tempo entre uma demão e outra. “No inverno principalmente, quando tempos uma temperatura muito baixa, os azulejos estão super frios, o que impacta na aplicação da tinta. O mesmo acontece em dias muito quentes. O ideal é escolher um dia que esteja próximos dos 25°C e esperar ao menos cinco horas entre uma demão e outra, para garantir que a tinta não vá descascar quando você aplicar a nova camada”, finaliza.
Para você se inspirar e programar uma reforma no banheiro e
cozinha da casa, a HAUS selecionou algumas sugestões de pinturas. Confira!
Projeto en degrade coral publicado pelo blog House Mix.
Projeto en degrade coral publicado pelo blog House Mix.
Projeto Karla Amadori para a Suvinil, com pintura de azulejos em torno da cama e na parede azul decorativa.
Projeto Karla Amadori para a Suvinil, com pintura de azulejos em torno da cama e na parede azul decorativa.
Cozinha com pintura geométrica.
Cozinha com pintura geométrica.
Rosa retrô para repaginar área de box.
Rosa retrô para repaginar área de box.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!