i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Dicas de reforma

Sem quebradeira: modernize cozinhas e banheiros apenas pintando os azulejos

  • PorMariana Ceccon, especial para HAUS
  • 04/05/2020 08:30
A recomendação é que seja usada tinta epóxi para pintar azulejos.
A recomendação é que seja usada tinta epóxi para pintar azulejos.| Foto: Pexels

Uma boa forma de resgatar designs antigos de cozinhas e banheiros é conferindo a essas áreas um ar retrô moderno, usando a pintura dos azulejos como alternativa para evitar reformas longas e custosas. As tintas epóxi, à base de água e solvente, são as indicadas para dar uma cara totalmente nova a esse tipo de revestimento. Seja para esconder manchas e trazer brilho aos azulejos de tons frios, ou para ousar com cores como o rosa e o azul bebê, o mais importante é ficar atento às ferramentas e produtos corretos para realizar o serviço.

“Antes de mais nada, quem pretende pintar precisa limpar bem e secar esses azulejos, removendo toda a gordura e sujeira”, explica Felipe Benato, consultor de cores e vendas da Impermix. A indicação é que a gordura seja removida com produtos como desengraxantes, removedores ou soluções com cloro ou água sanitária. Após a finalização da limpeza, enxague bem as paredes garantido que nenhum resíduo dos produtos ficou na área, a ponto de comprometer o resultado final.

Siga a HAUS no Instagram!

Assim como uma pintura de parede tradicional, é necessário proteger o ambiente usando papelão no chão e fita crepe nos contornos. “Como os azulejos são muito lisos é importante escolher um rolo de pintura próprio para epóxi, com lã de carneiro baixa. É o principal erro que vemos as pessoas cometerem ao pintar azulejos. A tinta não adere ou o acabamento fica muito grosseiro”, pontua Benato. “Outro erro popular é dissolver a tinta com mais água do que o necessário, fazendo com que o pigmento escorra em vez de grudar”, alerta.

Também não vale buscar tintas comuns. As epóxis são as únicas capazes de fazer com que o pigmento fixe neste revestimento. “Na maioria dos casos as epóxis à base d’água servem para qualquer ambiente. Na Suvinil é a linha de multisuperfícies, por exemplo. Só não recomendamos para o chuveiro, já que produtos como shampoos, condicionadores e hidratantes acabam danificando a película da pintura ao longo do tempo”, explica William Medeiros, consultor de vendas da Tintas Verginia.

A sugestão para a área de banho e também para a pintura de pisos, que precisam de uma maior resistência da película, são as epóxis à base de solvente. “A recomendação é procurar pelas versões industriais, própria para essas aplicações. Mas é importante dizer que para usar este tipo de tinta é necessário máscara, luvas e ter um cuidado maior na hora de dissolver a tinta com um catalisador”, esclarece Medeiros.

Outro importante ponto de atenção para quem pretende fazer essa pintura é controlar bem a temperatura e o tempo entre uma demão e outra. “No inverno principalmente, quando tempos uma temperatura muito baixa, os azulejos estão super frios, o que impacta na aplicação da tinta. O mesmo acontece em dias muito quentes. O ideal é escolher um dia que esteja próximos dos 25°C e esperar ao menos cinco horas entre uma demão e outra, para garantir que a tinta não vá descascar quando você aplicar a nova camada”, finaliza.

Para você se inspirar e programar uma reforma no banheiro e cozinha da casa, a HAUS selecionou algumas sugestões de pinturas. Confira!

Projeto en degrade coral publicado pelo blog House Mix.
Projeto en degrade coral publicado pelo blog House Mix.| Pinterest/ House Mix Kate
Projeto Karla Amadori para a Suvinil, com pintura de azulejos em torno da cama e na parede azul decorativa.
Projeto Karla Amadori para a Suvinil, com pintura de azulejos em torno da cama e na parede azul decorativa. | Divulgação/Suvinil
Cozinha com pintura geométrica.
Cozinha com pintura geométrica.| Pinterest
Rosa retrô para repaginar área de box.
Rosa retrô para repaginar área de box.| Pinterest.
Conteúdo editado por:Luan Galani
1 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 1 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • M

    MARCIRIO MACHADO SOBRINHO

    ± 1 horas

    Muito boa a matéria!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso