Decoração

Manifesto Haus

Paleta rosa e cinza leva elegância e leveza para apartamento industrial

Karina Pizzini, especial para a HAUS
23/04/2020 19:16
Thumbnail
Maria do Socorro se aposentou e resolveu se mudar de Imperatriz do Maranhão para São Paulo, onde a filha Lua vivia desde a faculdade. Mãe e filha encontraram um imóvel novo próximo à Estação São Paulo-Morumbi do metrô e entraram em contato com o escritório de arquitetura da Cota 760 com um único pedido: que o apartamento fosse monocromático. Com alguns ajustes no projeto, os arquitetos criaram uma paleta em tons de rosa, que remetia a esse minimalismo pautado em poucas cores.
O arquiteto da Cota 760, Luis Guilherme Alves Rossi, conta que por si só a solicitação já era um desafio. “Achamos a ideia super legal, pois era um desafio e vai ao encontro do que gostamos de fazer, [projetos] mais ‘clean’ e mais minimalista”, diz.
Elementos da arquitetura industrial, tons de cinza e rosa tornaram o projeto acolhedor.
Elementos da arquitetura industrial, tons de cinza e rosa tornaram o projeto acolhedor.

Cor ou cores?

A primeira proposta para a transformação do novo apartamento de mãe e filha era a de um apartamento monocromático onde seria mais fácil para combinar as cores na decoração, segundo a estudante Lua Lima Silva. Inspirada pela arquitetura do Sesc São Paulo 24 de Maio, assinado pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha + MMBB, Lua imaginava o ambiente com tons de cinza, aproveitando as cores dos materiais já existentes no imóvel, como a laje.
Rossi conta que a primeira proposta era trabalhar com tons de azul. A cliente gostou, mas achou que ficaria um ambiente um pouco frio, quando surgiu a ideia do rosa para o apartamento ficar mais quente. A partir daí, iniciou-se um longo estudo de cores.
“Rendeu um estudo de bastante tempo para testar todos os tons de cores que iríamos usar, tem tom de rosa na serralheria, pinturas, ladrilhos, granilite, e por serem materiais um pouco mais artesanais trazem uma tonalidade um pouco mais natural, tem uma influência com outros materiais, isso já traz um rosa mais rústico, mais queimado”, explica.
Cozinha corredor com a lavanderia ao fundo, separada por uma porta de correr.
Cozinha corredor com a lavanderia ao fundo, separada por uma porta de correr.
Na parede da cozinha os arquitetos utilizaram ladrilho hidráulico em dois tons de rosa. Na bancada, o granito tem seus pequenos pontos cor de rosa reforçados pelo ambiente. O piso de praticamente todo apartamento é um granilite rosa claro com pedras caramelo que espalha a cor suavemente por todos os lados. Os quartos receberam pinturas na mesma paleta, buscando organizar a geometria dos ambientes destacando nichos que oferecem a sensação das dimensões. O armário metálico da sala é totalmente rosa e virou uma peça central estética e funcional. “Conseguimos esse equilíbrio de ser [um imóvel] rosa, com esses tons mais aconchegantes e mais quentes, sem parecer infantil”, comenta.
Para equilibrar, eles optaram por utilizar detalhes de marcenaria toda em cinza e preto. “As luminárias são metálicas em preto também, tanto na cozinha quanto o pendente da sala, todos são pretos e ocupam um espaço de destaque, e assim fomos contrapondo o rosa com esses tons escuros, dando esse tom leve, mas também com esses elementos da arquitetura industrial”, conta Rossi.
Varanda foi eliminada para estender a área da sala.
Varanda foi eliminada para estender a área da sala.
A projeção da área da sala de jantar e do corredor recebeu uma pintura cinza no teto, diretamente sobre o concreto. Segundo o arquiteto, a ideia foi reforçar alinhamentos dos ambientes de uma forma desconstruída, mas trazendo um conforto visual muito grande definindo os diferentes espaços.
“Essa composição de cores e texturas permitiu que o apartamento, mesmo com o uso de materiais atrelados à estética industrial e explorando linhas retas e limpas, tenha uma atmosfera de acolhimento muito caseira e confortável”, resume.
Detalhe do quarto em tons de cinza
Detalhe do quarto em tons de cinza

Novo layout

No ponto de vista da organização do apartamento esse foi o principal mecanismo: demolições e reorganização a partir de moveis de aço. Como o apartamento era novo e tinha recém sido entregue pela construtora, os arquitetos puderam alterar o projeto para satisfazer o desejo das clientes em dar um “isolamento” à cozinha, aberta e unida com a sala no projeto original.
“Conforme elaboramos o levantamento do apartamento e reconhecemos as estruturas, a demanda inicial de fechar parcialmente a cozinha com alvenaria deu espaço para a proposta de demolição completa da lavanderia e o projeto de divisão sala-cozinha através de um armário de aço. Também foi removida a parede entre sala e varanda, e pudemos repensar a dimensão e os elementos de cada ambiente”, esclarece Rossi. Ele ainda fala que essa mudança colaborou com a ideia minimalista do imóvel.
Planta do apartamento antes da reforma
Planta do apartamento antes da reforma
Planta do apartamento após a reforma
Planta do apartamento após a reforma
O armário metálico de quase seis metros divide o ambiente sem fechá-lo completamente, sobrando cerca de 40 centímetros até o teto. Ele tem função de armazenamento, é área de trabalho e desempenha um papel fundamental na integração com a sala através do fechamento em chapa micro perfurada e do pórtico de entrada.
“Optamos por separar a bancada da cozinha com chapa metálica micro perfurada para explorar essa linguagem da arquitetura contemporânea sempre tão presente em fachadas e fechamentos externos. Então trouxemos para dentro do apartamento criando uma transição suave e ocasional entre os ambientes”, sentencia Rossi. A vegetação sobre o móvel de aço cai sobre a serralheria trazendo mais abertura e paisagismo ao ambiente, tirando a sensação de confinamento dos espaços.
Detalhe do armário metálico que separa a sala da cozinha
Detalhe do armário metálico que separa a sala da cozinha
A estrutura de aço é ainda versátil, na lavanderia ele guarda baldes, produtos de limpeza e até objetos maiores como tábua de passar e vassouras. Na cozinha é dispensa de alimentos e armário para louças e panelas. Ao mesmo tempo, seu desenho criou o batente para a nova porta da lavanderia, que ficou mais compacta.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!