Decoração

Manifesto Haus

Papel de parede é ideal para pequenas reformas por ser muito prático e bonito

Luan Galani
24/04/2020 21:53
Thumbnail

Papel de parede em impressão digital de alta resolução que imita tijolinhos e linguagem industrial perfeita. | AS Creation/JVN/Divulgação

Quer repaginar algum ambiente da sua casa, mas não tem muito dinheiro para investir e não quer se incomodar com obras? A resposta está no papel de parede, que é o queridinho das reformas de quarentena.
"O papel de parede tem uma versatilidade enorme de acabamentos, que agradam a todos os gostos, é prático de instalar, limpar ou trocar, e em geral é mais barato que outros materiais", defende o arquiteto Filipe Bender, sócio da Bender arquitetura e supervisor dos cursos de decoração e design do Centro Europeu. Ele exemplifica: "Pense em uma parede de tijolinhos rústicos, por exemplo. Além de todo o investimento para a compra do material, existe ainda a mão de obra do pedreiro. Então, para quem quer bom gosto e praticidade, o papel de parede é a melhor aposta."
Dependendo do espaço, a instalação ou troca do papel de parede é super-rápida, levando até duas horas, no máximo, no caso específico de uma parede de 2,5 m de altura por 4 metros de largura, como frisa a empresária Mariana Gaião, da JVN e StilHaus Decorações. "E vale lembrar que é possível reaproveitar 70% do papel antigo e reaplicar em outro lugar, em cinco minutos". O que é um facilitador principalmente em quartos infantis, para que a decoração acompanhe o crescimento e o gosto dos pequenos.
Coleção Van Gogh da holandesa BN Walls, com diversos temas do pintor homônimo, à disposição na JVN.
Coleção Van Gogh da holandesa BN Walls, com diversos temas do pintor homônimo, à disposição na JVN.
"Com a permanência das pessoas em casa, elas começaram a reparar em coisas que não observavam antes dentro de seus lares. E decidiram trazer para dentro das residências mais cores e temas mais felizes, que dão ânimo. Entre as principais tendências, estão os motivos relacionados à natureza (biofilia), como folhagens, flores, penas, palhas, pedras. E as mudanças estão sendo feitas principalmente nos quartos, para transformá-los em refúgios", conta Gaião.
Dos desenhos com tema da biofilia, destaque para os grandes painéis em impressão digital, sem repetição, que sozinhos são uma obra de arte e já bastam para mudar toda a atmosfera e decoração do ambiente, como sentencia Bender.
Painel Floresta Verde, da marca brasileira Branco.
Painel Floresta Verde, da marca brasileira Branco.
Existem muitos tipos de papel de parede, mas a manutenção da maioria é simples. Para limpar, basta uma esponjinha úmida e um pano seco. O que torna o papel de parede uma boa opção para alérgicos, já que são fáceis de manter e são atóxicos. A única manutenção necessária é caso o revestimento fique danificado, como, por exemplo, caso o gato da casa acabe rasgando o papel. Nesse caso é necessária a troca do material.
O indicado é sempre buscar profissionais capacitados para te auxiliar na transformação. Mas, se você quiser fazer sozinho, no melhor estilo 'do it yourself', também é possível, e vários lojistas estão disponíveis para orientar. De lojas especializadas até e-commerces e grandes materiais de construção.
Coleção Tranquil de Candice Olson.
Coleção Tranquil de Candice Olson.
Bender sugere algumas orientações para quem quiser fazer sozinho. "Se você é mais ousado, trabalhe com as cores e detalhes que trazem muita identidade. Se for mais fechado e tiver medo de experimentar, recorra aos grafismos geométricos e cores neutras, que imitam linho e camurça, por exemplo", ensina o arquiteto."Não tenha medo de testar. O custo não é alto. E o papel de parede traz um refresh para a decoração."
Veja mais algumas opções de papel de parede:

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!