Planejamento

Manifesto Haus

Como e por onde começar uma reforma em casa?

Mariana Ceccon, especial para HAUS
22/04/2020 22:47
Thumbnail
Passar mais tempo em casa é sinônimo de planejar. Olhar para todos os ambientes com carinho e incluir na lista de metas pequenas reformas já virou quase um hábito da quarentena. Essas mudanças, no entanto, não precisam ficar apenas no campo dos sonhos. Para colocar os planos em prática o ideal é ter na ponta do lápis tudo o que é preciso alterar no ambiente e qual é o orçamento disponível para isto.
É o que aconselha a sócia da Moca Arquitetura, Ana Sikorski. "Muitas pessoas nunca executam uma reforma porque acham que tudo é muito caro. Então a minha principal dica é listar todos os desejos, incluindo o orçamento, porque com equilíbrio é possível atender a maior parte deles, adequando um gasto maior de um lado e um menor do outro", explica a arquiteta.
Outro importante fator que demanda atenção é estudar bem qual é o estilo da construção, para que as mudanças não fiquem destoantes, além de quais itens de mobiliários, decoração e cores irão permanecer após a reforma. "Ter esse olhar global para a paleta de cores que você já tem faz a diferença. Muita gente busca inspirações na internet e quando aplica na prática toma um susto. Isto porque não foi levado em consideração detalhes como a cor do piso, das paredes ou dos móveis que já faziam parte. A melhor saída é usar um aplicativo de testes", recomenda.
Por aplicativos de testes entende-se umas série de programas disponíveis gratuitamente que ajudam a scanear o ambiente de cada casa, identificar paletas, sugerir combinações e alguns até simulam testes de cor, como é o caso dos aplicativos da Suvinil e o Pantone Studio.
Com um pouco de tinta é possível disfarçar ranhuras e manchas que vão aparecendo ao longo do tempo.
Com um pouco de tinta é possível disfarçar ranhuras e manchas que vão aparecendo ao longo do tempo.
"Hoje também temos uma série de arquitetos que prestam consultorias online para os projetos, apresentam as maquetes em 3D para interação na tela do cliente. Acredito que o envolvimento dos clientes com o projeto através dessas tecnologias até cresceu, em vista das reuniões formais com as plantas em papel. Outro bom recurso que tem sido muito usado por profissionais é utilizar spray para desenhar direto na estrutura como ficará o layout após as mudanças, ajuda a visualizar antes de uma decisão ser tomada", complementa Sikorski.

Aos poucos

Ter um projeto, um arquiteto e um orçamento bem definido podem parecer itens que aplicam-se a grandes e custosas reformas. Mas a verdade é que cercar-se de opiniões profissionais e fazer um bom planejamento são critérios aplicáveis até mesmo as pequenas mudanças. "Muitas vezes, começar uma reforma para ir improvisando na hora leva o dobro do tempo e fica muito mais caro", garante Henrique de Campos, proprietário da empresa especializada em reformas e manutenções, New Solutions. "Tire medidas e simule como ficaria o ambiente, nem que seja só no papel. Ter um pequeno projeto é fundamental, até mesmo para mudar uma tomada de lugar", explica o consultor civil.
Ele também explica que um importante fator de preparação para reformas, grandes ou pequenas, passa pelo emocional. Isto porque mexer com materiais de construção, demolição, mudanças e alterações em estruturas causam muita sujeira. "É um fator estressante. Ninguém gosta de ver a casa com poeira, por exemplo. Por isso é muito importante prepara-se para passar alguns dias convivendo com essa situação. Pode parecer óbvio, mas depois isso impacta até na tomada de uma decisão, para tentar encurtar o tempo do projeto inicial", complementa.
Outras boas dicas dadas pelo profissional são concentrar as compras do materiais de construção em lojas especializadas, para conseguir barganhar preços e receber orientações especializadas sobre o uso de cada produto, além de recorrer as plantas hidráulicas e elétricas das construções, antes de começar a mexer em qualquer coisa.
"É fundamental ter a planta dessas instalações. Mas é possível, durante o planejamento, ter uma noção de onde não fazer furos para instalar novos móveis ou quebrar paredes, por exemplo", explica Campos. "É importante sempre evitar mexer em paredes frias, que são aquelas onde geralmente estão apoiadas as pias, tanques, vasos sanitários ou chuveiros. São paredes que possuem muitas tubulações. Já na parte elétrica, veja onde estão as tomadas. Não planeje furos ou alterações na linha vertical onde elas estão ou em altura de até 40 centímetros partindo do chão, por que são nessas regiões que a instalação elétrica estará passando", arremata.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!