Churrasqueira na sala de jantar

Manifesto Haus

Reforma integra sala com varanda e apartamento ganha área social de 60 m²

Luciane Belin, especial para HAUS
06/04/2020 15:55
Thumbnail

Foto: Marco Antônio

Prestigiar o convívio entre os moradores e convidados, com um ambiente que facilite a socialização e garanta conforto durante os encontros com amigos e convidados, além de praticidade na hora de preparar as refeições. Neste apartamento de 180 m², um terço do projeto é dedicado à área social: 60 m².
Para otimizar o uso do espaço, o arquiteto Robert Robl optou por integrar a sala de jantar à varanda, construindo uma churrasqueira para facilitar as reuniões da família – um casal de médicos com dois filhos adolescentes.
O apartamento, construído há dez anos, já passou por duas reformas para renovar a decoração. Desta vez, a família solicitou que o convívio fosse priorizado. “Eles já estavam enjoados da decoração anterior e resolveram que queriam integrar a sala com varanda. Por isso, foram retirados os caixilhos entre sala de estar e varanda, e também entre a sala de jantar e varanda, bem como as paredes não estruturais entre esses cômodos”, explica o arquiteto.
A reforma estrutural envolveu ainda a necessidade de nivelar o piso entre sala e varanda, mantendo-se uma coluna de concreto já existente, e que agora serve de fundo pra uma pintura do atelier Adriana e Carlota, inspirada em uma obra do Roberto Burle Marx.
Foto: Marco Antônio
Foto: Marco Antônio
A reforma ajudou também a otimizar o uso da iluminação natural. “O piso é um vinílico que imita madeira. Optei em um tom mais escuro porque eu sabia que iria fazer as paredes e as bancadas em tons de cinza claro. Além disso, a sala tem uma janela generosa e é bem iluminada. Isso também ajudou na escolha de tapetes mais claros, para ter um contraste”.
Foto: Marco Antônio
Foto: Marco Antônio
A cozinha ganhou uma ilha que serve de apoio para quem vai cozinhar, e é onde está localizado o fogão. Ao lado dela, quatro banquetas assinadas por Jader Almeida. Na parte inferior, a ilha abriga também um frigobar, tornando o espaço mais funcional.
“Usei porcelanato que imita cimento nessa ilha e na bancada da churrasqueira, que tem uma pia que se estende até o final da sala de jantar, onde embaixo dela estão as adegas de vinho”, detalha Robert.
Uma antiga mesa de jantar quadrada foi substituída por outra de formato redondo, com o objetivo de garantir melhor circulação, mas o lustre que estava sobre ela foi mantido.
Foto: Marco Antônio
Foto: Marco Antônio
No living, a TV passou de um lado a outro do cômodo, o que permitiu o uso de um sofá maior e mais poltronas azul claras. “Atrás do sofá, criei um pequeno jardim e usei duas poltronas do Fernando Jaeger”.
 Foto: Marco Antônio
Foto: Marco Antônio
As cores neutras, que chegam para substituir o vermelho que antes carregava o ambiente, foram um pedido da própria moradora. “Por isso, usei os tons de azul no sofá, poltronas e cadeiras do jantar. Pra não ficar tudo azul, fiz uma composição de tons de verde pontuados no pufe, no móvel do hall de entrada e na tela da Adriana e Carlota. Com relação aos tecidos, optei por veludo nas cadeiras de jantar e no sofá, linho cru e linho azul claro nas poltronas. São todos tecidos de alta performance, considerando que o uso dessa sala é intenso”.
Foto: Marco Antônio
Foto: Marco Antônio
A mesa de centro com base de madeira e tampo de mármore foi uma criação do próprio arquiteto e complementa o apelo contemporâneo do apartamento, que ganha um ar vintage com um espelho em latão ouro-velho, o uso de veludos e o papel de parede geométrico que faz referência ao estilo art deco.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!