Usos alternativos

Manifesto Haus

Pendure tapetes e bandeiras nas paredes para um décor com personalidade

Eloá Cruz, especial para HAUS
06/04/2020 11:00
Thumbnail

Foto: Marcelo Nava/Divulgação

Escolher uma obra de arte para ornamentar suas paredes pode ser bastante desafiador e suas opções podem ir muito além do óleo sobre tela. Você já pensou em usar bandeiras e tapetes? Além de deixar o ambiente mais descontraído e casual, é uma possibilidade de trazer uma marca forte da personalidade do morador para a decoração.
E foi justamente essa a ideia do designer Paulo Biacchi ao utilizar uma bandeira no projeto de reforma e decoração do apartamento da cantora Liniker. O recurso, na visão do designer, conferiu uma atmosfera Boho para o apê. “Trouxe um pouco mais de vida e história para o espaço”, diz Biacchi. Outra vantagem é o custo mais baixo: a bandeira usada no projeto da cantora é da loja Maru e custou R$ 159.
Na sala decorada pelo designer Paulo Biacchi a bandeira segue a atmosfera Boho do restante do ambiente. Foto: Marcelo Nava
Na sala decorada pelo designer Paulo Biacchi a bandeira segue a atmosfera Boho do restante do ambiente. Foto: Marcelo Nava
Para usar um item mais descontraído na parede, não há muito segredo. Afinal, ele pode entrar na decoração de qualquer cômodo da casa: sala de estar, living, quarto ou até numa varanda. Para o designer Paulo Biacchi, a bandeira, diferente do quadro, deixa o décor mais solto e ajuda a ‘quebrar’ a formalidade.
Quem também usa peças informais em seus projetos é o arquiteto Felipe Carolo, de São Paulo. Com a proposta de deixar um quarto mais aconchegante e menos formal, ele completou a decoração do ambiente com uma bandeira acima da cabeceira da cama. A peça quebrou a formalidade do espaço e trouxe mais elementos de textura. A bandeira com desenhos da natureza, a manta da cama feita com maxi crochê, a cabeceira em capitonê e as almofadas em pelo sintético criaram uma diversidade de texturas, em oposição ao monocromático.

Tapetes para pendurar

Na proposta de ornamentar e colorir paredes, o designer Alex Rocca confecciona tapetes contemporâneos há pouco mais de um ano, quando o profissional, com formação em Cinema e Design de Interiores, decidiu se dedicar a criar peças de tapeçaria artesanal.
 Os tapetes de tricô do designer Alex Rocca trazem cores e texturas aos ambientes. Foto: Divulgação
Os tapetes de tricô do designer Alex Rocca trazem cores e texturas aos ambientes. Foto: Divulgação
Sem experiência, o profissional estudou sobre diferentes técnicas de tapeçaria contemporânea e se apaixonou. Em pouco mais de seis meses de trabalho, quase 90 peças foram criadas. “É um processo manual e que exige dedicação. Uma peça grande, que tenha mais ou menos 50 cm por 90 cm, leva cerca de 12 a 14 horas para ser confeccionada”, afirma o designer. Em Curitiba, as peças de Rocca são encontradas na Oda Design. A tapeçaria de Alex Rocca abusa de cores e formas e usa a textura da lã paratrazer mais aconchego e originalidade aos ambientes.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!