Da porta para fora

Haus

Manual reúne diretrizes para adaptação de ruas e espaços públicos durante e pós-pandemia

HAUS
02/06/2020 20:34
Thumbnail

Foto: Bigstock

Passada a etapa mais reclusiva do isolamento social, em especial em países onde ele começou mais cedo, como os europeus, muitas cidades têm se empenhado em traçar soluções para tornar seguros, também, os espaços públicos. Ruas, calçadas, paradas de transporte e outros equipamentos urbanos não passaram ilesos à adaptação ao chamado "novo normal" e estão sendo reinventados para garantir que as pessoas possam usufruir deles se expondo o mínimo possível ao novo coronavírus.
Imagem: Divulgação/Nacto
Imagem: Divulgação/Nacto
Para reunir todas essas boas práticas e fazer com que elas alcancem mais municípios ao redor do mundo, a Associação Nacional de Autoridades de Transporte Urbano (Nacto), com sede em Nova York, lançou o "Ruas para Recuperação e Resposta à Pandemia" (Streets for Pandemic Response and Recovery, no original em inglês). Disponível online, o manual reúne práticas bem-sucedidas pelo mundo que visam o redesenho e novos usos de ruas e áreas urbanas, incluindo exemplos brasileiros, como o da "Feira Segura", em Goiânia (GO). No modelo de feira livre, os consumidores fazem compras de dentro do carro, no sistema drive thru, ou a partir do uso de luvas, máscaras e faixa de distanciamento, no caso de pedestres.
Há dicas detalhadas para a implantação de ciclovias e ciclofaixas, extensões de calçadas, vias calmas, pistas de trânsito, zonas de coleta e entrega, áreas para refeições ao ar livre e mercados. O objetivo, segundo comunicado divulgado pela Nacto, é "facilitar para as cidades de todos os lugares responderem mais rapidamente, inovarem melhor e apoiarem seus residentes de maneiras mais equitativas e sustentáveis", como aponta Corinne Kisner, diretora executiva da associação.
Imagem: Divulgação/Nacto
Imagem: Divulgação/Nacto
"O uso adaptativo das ruas pode levar à resposta global e à recuperação à crise, mantendo as pessoas seguras e em movimento, mantendo as cidades unidas", acrescenta Janette Sadik-Khan, presidente da Nacto e diretora da Bloomberg Associates, braço de consultoria da Bloomberg Philanthropies, entidade fundada pelo ex-prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, que financiou a iniciativa.
Saiba mais e confira todos os detalhes do manual.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!