Lajes corporativas

Mercado Imobiliário

Escritórios como catalisadores da “alma” das empresas e não lugares de tarefas individuais

Sergio Athié, especial para HAUS*
14/08/2020 11:00
Thumbnail

Projeto de interiores da AW para o escritório da Serasa Experian, em São Paulo. Foto: Alexandre Jafo/Divulgação

A tendência dos escritórios do futuro

Após alguns meses de isolamento, fica claro que a maior parte das empresas deve adotar políticas definitivas de trabalho de casa ou remoto. As políticas ainda seguem em fase de definição a partir de pesquisas - que muitas empresas vêm conduzindo junto a seus colaboradores - no sentido de capturar os aspectos positivos e negativos que estes têm experimentado ao trabalhar remotamente e que, sem dúvidas, devem nortear próximas ações.
Pesquisas que a Athié Wohnrath conduziu com mais de 400 clientes mostram que 92% das empresas adotarão o trabalho remoto em uma média de 2 dias e meio por semana. Tais decisões impactam diretamente nos novos desenhos dos espaços de trabalho e nas novas dinâmicas ocorrerão. A tendência será de que tarefas individuais preferencialmente sejam feitas de casa, enquanto os trabalhos de time, que envolvem uma dinâmica bastante colaborativa, devem ocorrer no ambiente do escritório.
Variedade de espaços.
Variedade de espaços.
O espaço de escritório passa a ter um papel quiçá mais importante do que nunca, pois é ali que devem ocorrer as atividades sociais, de troca, de compartilhamento de informações, sendo um catalisador importante da alma da empresa, da maneira como ela se conecta com seus colaboradores e como transmite sua cultura e propósitos.
Ambiente flexível
Ambiente flexível
Vejo a adoção de políticas de trabalho remoto como um elemento positivo, uma vez que podem impactar até na própria mobilidade urbana, mas o monitoramento da percepção dos colaboradores sobre eventuais desafios que possam enfrentar são fundamentais para garantir um equilíbrio entre a distribuição das atividades, aspectos ergonômicos, até a possível dificuldade de se adaptar ou mesmo a impossibilidade física, seja pelo tamanho do espaço ou pela convivência com outros membros da família.
Reunião com tecnologias mais efetivas
Reunião com tecnologias mais efetivas
A partir do momento que muitas pessoas poderão trabalhar de casa por períodos maiores, é fundamental que o espaço do escritório traga uma experiência incrível para aqueles que lá forem para interagir, colaborar e beber da cultura da empresa. Há que se considerar também que os novos colaboradores que serão incorporados após o período de pandemia devem ter uma experiência bastante inclusiva no sentido de conhecer seus colegas de trabalho, mas também, a longo prazo, podem ter uma interação efetiva com os times, onde os novos talentos possam ser identificados.
Estúdio de gravação
Estúdio de gravação
Tais tendências para estes tipos de espaços não são novas e já vinham sendo incorporadas aos projetos, mas, sem dúvidas, a aceleração das novas tecnologias vai modificar rapidamente os formatos de salas de reunião e espaços colaborativos trazendo mais efetividade às dinâmicas das reuniões. A possibilidade de reserva antecipada destas áreas também garantiria que trouxéssemos para o ambiente das reuniões presenciais a mesma pontualidade que temos observado nas reuniões virtuais.
Flexibilidade e adaptabilidade
Flexibilidade e adaptabilidade
Outro tema bastante presente é a multiplicidade de alternativas de escolhas de como e onde trabalhar. Espaços flexíveis, adaptáveis e que possam até trazer em sua configuração elementos que nos tragam a sensação de ‘home feeling’, incorporando os aspectos positivos que as pessoas trazem do trabalho de casa.
Design acolhedor e biofílico
Design acolhedor e biofílico
Neste mesmo conceito, pequenos corners de alimentação rápida, espaços de bem-estar, quiet zones ou áreas de desconexão também serão ambientes-chave para a aderência dos colaboradores ao longo da jornada nos dias em que optarem por trabalhar a partir do escritório.
Área para trabalho focado: quiet area.
Área para trabalho focado: quiet area.
Por fim, vejo que na nova etapa deverá prevalecer um equilíbrio entre vida pessoal e profissional, negociações entre empresas e colaboradores visando mais flexibilidade de atuação e inserção de novas metodologias de trabalho a partir das novas experiências.
Áreas de convivência , alimentação e socialização
Áreas de convivência , alimentação e socialização
*Sergio Athié é arquiteto e sócio fundador do maior escritório de projetos corporativos do Brasil, a Athié Wohnrath (AW).
Sergio Athié será um dos participantes da palestra online "O futuro dos escritórios e os escritórios do futuro", que acontecerá dia 18 de agosto em uma parceria entre HAUS e Brain Inteligência Estratégica. As inscrições são gratuitas e estão abertas.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!