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Arranha-céu no Ecoville concorre a prêmio de arquitetura nos EUA

Bruno Gabriel, especial para HAUS
15/10/2020 20:29
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O projeto buscou aliar as particularidades locais a conceitos de inovação, sustentabilidade, estética e design autoral | AG7/Divulgação

O Ecoville recebe no dia 22 de outubro o lançamento do AGE 360, empreendimento da incorporadora AG7 Realty. O projeto vem sendo aguardado com muita expectativa, pois antes mesmo de ser lançado, já concorre ao Architecture Masterprize, um dos maiores prêmios de arquitetura do mundo, que reconhece itens como criatividade e inovação.
De acordo com a sócia-executiva da AG7 e médica especialista em inovação, Andressa Gulin, o empreendimento concorre à premiação por unir conceitos de arquitetura ousada, design arrojado e, principalmente, qualidade de vida dos moradores, termo conhecido como wellness. "Houve uma busca por trazer soluções voltadas para o bem-estar, com ambientes desenhados para que as pessoas tenham comportamentos de saúde mais adequados", explica.
O empreendimento recebeu o paisagismo de Renata Tilli e a chancela da Lapinha SPA
O empreendimento recebeu o paisagismo de Renata Tilli e a chancela da Lapinha SPA
Prova disso é que o projeto será o primeiro da América Latina a ter a certificação Fitwel, desenvolvida por especialistas em saúde e design do governo norte-americano. Além disso, o empreendimento será o primeiro Wellness Building do país, segundo a AG7.
Andressa explica que as soluções arquitetônicas do edifício foram pensadas em prol da saúde desde a concepção do projeto. “Não foi algo apenas adaptado nesse sentido, pois já pensávamos nisso antes da pandemia. Quando você faz um investimento numa casa, escolhe a forma como sua família vive. Isso traz reflexos imediatos para a saúde e a educação”, diz.
O design de interiores ficou por conta da Suite Arquitetos
O design de interiores ficou por conta da Suite Arquitetos
A sócia-executiva da AG7, que também é médica, explica que para um edifício ser considerado mais saudável, precisa aliar sustentabilidade e conforto, proporcionar contato com a natureza e trazer ambientes adaptados para cada situação, o que incentiva práticas mais adequadas. “O ideal é juntar fisiologia, comportamento e arquitetura para criar ambientes que induzam o bem-estar e estimulem as pessoas, garantindo foco”, sugere.
Por conta disso, o edifício tem um design preparado tanto estética quanto funcionalmente, contando com ampla iluminação natural, fachada de vidro e exoesqueleto sem bloqueio de circulação de ar, o que permite que os apartamentos não tenham paredes por dentro. Além disso, jardins suspensos fazem parte da composição do empreendimento.
O prédio conta com grandes vãos e uma floresta suspensa
O prédio conta com grandes vãos e uma floresta suspensa

O edifício

Com 33 unidades, o projeto será um dos 20 prédios mais altos do Brasil, com vista 360 graus de Curitiba. Os apartamentos contarão com plantas de 205 a 610 m² de área privativa, com 3 ou 4 suítes. Com assinatura da Triptyque Architecture, o empreendimento é inspirado nos arranhas-céus de Nova York, Emirados Árabes e Londres.
Com 123,51 metros, o AGE 360 será o terceiro maior edifício de Curitiba
Com 123,51 metros, o AGE 360 será o terceiro maior edifício de Curitiba
Entre as áreas comuns, estão sauna, espaço gourmet, salão de festas, brinquedoteca, sala de criatividade, biblioteca, sala de massagem e piscina com vista panorâmica da cidade.
O projeto buscou trazer qualidade de vida associada a uma vista deslumbrante não só nos apartamentos, mas também nas áreas sociais, como a piscina
O projeto buscou trazer qualidade de vida associada a uma vista deslumbrante não só nos apartamentos, mas também nas áreas sociais, como a piscina
O AGE 360 também conta com um andar de conveniências para agregar serviços como salão de beleza e salas de atendimento. Nele, os condôminos podem receber profissionais como médico, fisioterapeuta, personal trainer, nutricionista e professor, mas com uma proposta que evita o fluxo de pessoas externas circulando pelas áreas comuns. “A ideia é que eles sejam recebidos dentro do prédio, mas tenham uma entrada específica para isso. É a possibilidade de ter algumas facilidades em casa, mas sem perder a privacidade do lar”, afirma Andressa.
O lançamento do empreendimento será realizado no dia 22, via transmissão ao vivo, com a presença de Amanda Ferber, arquiteta e CEO do Architecture Hunter.
Segundo a sócia-executiva da AG7, Curitiba foi a cidade escolhida para o projeto por ser voltada à qualidade de vida e à inovação
Segundo a sócia-executiva da AG7, Curitiba foi a cidade escolhida para o projeto por ser voltada à qualidade de vida e à inovação

Espaço AGE 360

Também no dia 22 de outubro, na esquina das ruas Paulo Gorski e Ivo Mosenhor Zanlorenzi, será inaugurado o Espaço AGE 360. O ambiente funcionará como um stand de vendas do AGE 360 e busca revelar algumas experiências e sensações do novo empreendimento. Assinado pela arquiteta Gabriela Casagrande, o local contará com 185 m² divididos entre dois andares e uma fachada coberta inteiramente por vidros. Elementos com vegetação também estarão presentes, conversando com materiais naturais, como na escada e no forro, revestidos em lâmina natural de carvalho americano.
Para o atendimento no local, considerou-se uma composição de sofás, lounges e um espaço gourmet, que inclui uma pequena horta. Um dos destaques é a maquete de mais de dois metros de altura, que também pode ser vista de cima. O espaço ainda contará com uma unidade da cafeteria The Coffee Ecoville, que pode ser usufruída por todos os moradores do bairro.
Espaço AGE 360 funcionará como stand de vendas a partir do dia 22 e contará com maquete de mais de 2 metros de altura
Espaço AGE 360 funcionará como stand de vendas a partir do dia 22 e contará com maquete de mais de 2 metros de altura
A sócia-executiva da AG7, Andressa Gulin, explica que o plano foi construir no espaço não apenas uma estrutura para stand de vendas, mas um ambiente pronto para receber algum tipo de comércio no futuro. “Ele fica na esquina do nosso empreendimento e não será destruído após o período de vendas. A ideia é que o espaço possa trazer algum tipo de serviço que atenda os moradores da região, mas também agregue valor para a cidade”, conta.
Andressa ainda ressalta que as lojas que ocuparão o espaço precisam ter alinhamento com o projeto do AGE 360 e, também, com o bairro Ecoville. “É bem provável que a estrutura seja ocupada por algum tipo de empório gastronômico ou outro serviço premium”, garante.

Veja mais imagens do empreendimento:

 AG7/Divulgação
AG7/Divulgação

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