Opinião

Mercado Imobiliário

Ascensão e queda do condomínio clube, e a nova moda no mercado imobiliário: condomínio wellness

Marcos Kahtalian, especial para HAUS
08/03/2021 15:24
Thumbnail

Moda do condomínio clube dá lugar ao condomínio ‘wellness’. | Bigstock

Um dia alguém teve a ideia de juntar uma piscina, uma quadra, uma sauna, uma academia e o que mais fosse a um prédio. Nascia o condomínio clube. De lá para cá o seu sucesso tem sido imenso: é bem improvável hoje acompanhar um lançamento imobiliário que não contenha algumas dessas benesses sob a forma de espaços de lazer.
Se no início eram poucas as áreas, agora são muitas e os anunciantes apregoam mais e mais áreas de lazer, competindo em quantidade e não qualidade. Há exageros, claro. Por exemplo, o que seria um espaço zen? E um espaço mulher? Espaço bricolagem? Por que não um espaço barba, então?
Não há limites para a criatividade de tantos espaços, mas talvez sim para o seu uso. A maior parte deles ou ficará ociosa ou será apenas descartada pelos moradores finais, perdendo eles o jogo por W.O. Além disso custa manter tantos espaços e mais ainda, administrá-los. Pense no trabalho de agendar uma churrasqueira externa – sábado, digamos - em um condomínio de 300 apartamentos.
A piscina do condomínio nem sempre é utilizada pelo moradores.
A piscina do condomínio nem sempre é utilizada pelo moradores.
Há ainda o déficit das imagens: aquilo que o consumidor compra e aquilo que a empresa entrega. O Jardim da Contemplação é uma bica vazia. O Espaço Pet, um gramado com uma argola de metal. O Garage Band é só um porão pintado de preto mesmo. A tal ponto de que a inflação de condomínios clubes acabou gerando também seus detratores e suas variâncias.
É claro que há um quê de esnobismo nisso tudo. Em nossas pesquisas, sobretudo para as menores rendas, de fato a possibilidade de juntar espaços diversos de uso comum melhora a qualidade de moradia e a integração de seus moradores. Nada como quadras de esporte e academias para favorecer o bom “contágio” (uso essa palavra agora com cuidado). E de fato, para muitos trata-se mesmo de economia real, visto que pagar por academias, salões de belezas, locação de quadras e mesmo pelos deslocamentos resultantes em ir até os centros das cidades é um luxo não passível de ser incorrido.
Mas sendo franco, também a alta renda gosta e goza de seus espaços privativos de lazer. Agora menos sob o manto da quantidade e sim da qualidade, da privacidade. Há piscinas em condomínios de elite que apenas uma ou duas famílias utilizam. O mesmo para salões de festas ou áreas gourmet que realmente têm um uso mais limitado – o que não significa que não seja atraente para o morador de alta renda.
Condomínio wellness é a nova moda dos empreendimentos residenciais.
Condomínio wellness é a nova moda dos empreendimentos residenciais.
O fato mesmo é que os condomínios clubes estão aí porque vendem. Pergunte para qualquer corretor e ele dirá como as imagens de lazer ajudam a vender. Pode ser que não usem o espaço comprado, mas ainda assim compram. E isso é (quase) tudo o que importa na hora da venda.
Mas as modas vêm e vão embora, como é de sua natureza (alguém aí lembra dos autoproclamados “neoclássicos?”). Há - começamos agora a divisar - um novo candidato a substituir o condomínio clube. É o tal do condomínio wellness (seja lá o que isso for).
É a assim chamada qualidade de vida, entrando pela porta da frente. Selos wellness, ambientes wellness, desenho de interiores e espaços wellness, tudo o mais passa agora a conter essa partícula qualificadora como signo de bom ambiente, preocupação com bem estar; um mergulho no conceito de saúde humana plena. Muito bom, não é? Só que, por enquanto, meio caro – só permissível para aquela fatia da pirâmide que acha meio brega essa coisa de condomínio clube – até que se generalize, esperemos, talvez, a disseminação do estilo wellness (seja lá o que venha isso a significar daqui pra frente).
Ventilação e iluminação natural abundantes são uma das chaves do conceito wellness nos novos empreendimentos imobiliários.
Ventilação e iluminação natural abundantes são uma das chaves do conceito wellness nos novos empreendimentos imobiliários.
O fato é que o wellness parece estar fazendo sentido. E a pandemia ajudou nessa consciência, que já vinha sendo inscrita em nosso zeitgeist: a preocupação real com o bem estar dos moradores. A casa não como uma máquina de morar como queria Le Corbusier, mas sim como uma cultura do viver e um centro de vida saudável. Há substância por trás disso.
Pode ser que queimemos as florestas e poluamos os risos, mas nos ressentimos disso. Você pode ver hipocrisia nisso e um jogo de mercado apenas, mas de fato é preciso mudar o que estamos fazendo. Isso significa o fim do condomínio clube e o início do wellness? Talvez sim, talvez não; talvez apenas uma adaptação. Mas por certo trata-se de um signo do que precisaríamos fazer, migrando de uma cultura super hedonista, para uma cultura mais responsável. Utopia? Sonho? Ah, mas vale lembrar, a vida é feita de sonhos também
Vamos acompanhar os próximos anúncios do mercado, porque eles trazem a sinceridade de suas promessas estampada na face.
E
até lá: bem vindo ao wellness (o que quer que isso venha a ser para
você).
*Marcos Kahtalian é sócio-fundador da Brain Inteligência Estratégica.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!