Porto Belo Golf Resort

Mercado Imobiliário

Santa Catarina terá condomínio resort com o primeiro campo de golfe iluminado do Brasil

Luciane Belin, especial para HAUS
14/06/2022 17:07
Thumbnail

Wert Empreendimentos assina primeiro campo de golfe iluminado do Brasil | Divulgação

Renomados arquitetos de três países diferentes estão reunidos para desenvolver o projeto do que deverá ser o primeiro campo de golfe iluminado do Brasil. O complexo esportivo será parte do Porto Belo Golf Resort, condomínio resort que está sendo construído próximo ao aeródromo de Porto Belo (SC), e poderá ser utilizado em qualquer momento do dia ou da noite, ampliando as possibilidades de horário para a prática da modalidade.
Com previsão de entrega até o começo de 2025, o condomínio terá mais de 830 mil metros quadrados – o tamanho de aproximadamente 116 campos de futebol. O projeto, conduzido pela Wert Empreendimentos, inclui uma extensa área de lazer com dois parques aquáticos – entre eles o primeiro aquecido em Santa Catarina –, um spa, uma ciclovia com espaço para caminhada com cinco quilômetros de extensão.
Ao todo, serão 15 quadras de esporte: uma poliesportiva, uma de futebol society, duas cobertas de tênis, quatro externas de tênis, três de paddle e quatro de beach tennis. Estão previstos também uma pista de skate, lagos para stand-up paddle e dez quiosques com churrasqueiras.
O designer norte-americano Erik Larsen, especializado em campos de golfe, assina o projeto da área destinada ao esporte, enquanto o arquiteto brasileiro Humberto Wildner e o designer uruguaio Mario Quintana são responsáveis pela área comum. A SysHaus, que conta com uma linha de design assinada pelo arquiteto Arthur Casas, por sua vez, é o escritório responsável pelo desenvolvimento de oito casas conceito.
O MQ Escritório de Criação, de Mario Quintana, será responsável também pela criação de um pronto atendimento interno e um greenlab, um espaço de coworking que será anexo ao pomar do condomínio. “Desenvolvemos as edificações de forma a estarem integradas com a natureza e ao entorno, tendo como pilares o uso de materiais na sua essência, como, por exemplo, o uso de revestimento em pedra, concreto aparente e a utilização de estrutura metálicas com fechamentos em vidro, para darmos a transparência necessária a integrar o interno com o externo”, explica Quintana.
De acordo com ele, desde o início do projeto, o desafio foi criar um espaço sustentável que transpassasse a BR 101. “Queríamos uma mudança radical, porque na região tudo acontecia junto ao mar. Estamos criando um 'Condomínio Caminhável' com vielas e jardins a cada 180 metros, pois não queremos que as pessoas fiquem andando de carro dentro do condomínio”, completa.

Preservação e sustentabilidade

De acordo com a Wert Empreendimentos, apenas Estados Unidos, China e Coreia do Sul possuem campos de golfe iluminados aos moldes do Porto Belo Golf Resort. Um dos motivos pelos quais eles são pouco comuns é o custo energético, aspecto onde reside um dos diferenciais do projeto em Porto Belo. De acordo com Gabriela Antunes, Engenheira Sanitarista e Ambiental à frente do Golf Resort, toda a iluminação do campo de golfe e das áreas externas será proveniente de energia solar.
O empreendimento contempla ainda coleta da água da chuva e sistemas inteligentes de esgoto e de irrigação, aspectos que contribuem para as certificações obtidas pela incorporadora responsável pelo campo de golfe iluminado. “A Wert Empreendimentos, incorporadora à frente do condomínio, é especializada em projetos sustentáveis. Ela já conta com dois certificados internacionais para a obra: um de sustentabilidade, o SITES, e outro de qualidade de vida, o Fitwell”.
Ela explica que o terreno passará por um processo completo de recuperação da flora e da fauna local, para que o paisagismo do condomínio dialogue com a vegetação da região, que é atualmente ocupada por uma fazenda.
Dentro do empreendimento onde estará o campo de golfe iluminado, serão preservados 16 mil metros quadrados de vegetação nativa, que inclui biomas de Mata Atlântica com estágios médio e avançado de preservação. “Essa área é de vegetação nativa que não vai ser alterada, vai criar uma composição com o empreendimento. É uma parte que fica localizada anexa ao campo de golfe, e vai formar um corredor de vegetação junto ao paisagismo do campo e o corredor beneficiará também a fauna, especialmente com relação a aves”, detalha.
Além disso, uma segunda área de 26 mil metros quadrados será impactada pelo projeto do Porto Belo Golf Resort. “É área de preservação permanente que fica localizada em um terreno adjacente ao do condomínio, mas que também faremos uma restauração, estamos iniciando o plantio agora, e também será feito um programa de transplante de árvores do terreno para essa área de recuperação, com acompanhamento de especialistas nesse tipo de procedimento”, completa.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!