Mercado imobiliário

Mercado Imobiliário

Edifício de Curitiba é o primeiro do Sul do Brasil a conquistar selo de eficiência energética

Luan Galani
08/01/2021 15:07
Thumbnail
O residencial Átman Cabral, empreendimento da Incorporadora MDGP em fase de obras na capital paranaense, acaba de conquistar o Selo Procel de Edificações, outorgado pela Eletrobrás. A certificação identifica as construções que apresentam as melhores classificações de eficiência energética.
O Átman Cabral é o primeiro empreendimento do Sul do país a garantir o selo. Há apenas outros três certificados no país, todos localizados em São Paulo.
“Essa é uma notícia muito importante, pois demonstra que estamos no caminho certo em relação a nossos valores como incorporadora, ao primar por soluções e tecnologias que revertam em um morar mais seguro, confortável e eficiente", comemora o diretor da MDGP, Marlus Dória.
O empreendimento de alto padrão conta com 24 apartamentos e tem previsão de conclusão das obras para 2022. As plantas são a partir de 209 m². O projeto é assinado por grandes nomes da arquitetura, como a Triptyque Architecture, o Escritório Burle Marx, BST Arquitetura e Studio Regina Bruni.
Para a obtenção do Selo Procel de Edificações, é necessário ter primeiramente a Etiqueta PBE Edifica, do Programa Brasileiro de Etiquetagem, em nível A – o máximo concedido pelos órgãos certificadores. A etiqueta, concedida pelo Inmetro, avalia e legitima o desempenho energético das edificações.
Ambos os selos são outorgados tanto na etapa de projeto, válido até a finalização da obra, como na etapa da edificação construída. Eles são emitidos pela Eletrobras após a avaliação realizada por um Organismo de Inspeção Acreditado (OIA) pelo Inmetro, com escopo de Eficiência Energética em Edificações - OIA-EEE.
Segundo o diretor da MDGP, estima-se que o morador do Átman Cabral tenha uma economia efetiva de energia em 20%, em comparação a um imóvel convencional.
Na avaliação do engenheiro ambiental Eduardo Mattos, da Forte Desenvolvimento Sustentável, empresa responsável pela certificação do edifício, junto com a Fundação Vanzolini (USP), a redução de demanda na rede elétrica é a principal forma de reduzir o consumo energético.
“Contribui positivamente com o meio ambiente, visto que a matriz energética do empreendimento suporta um número maior de pessoas, reduzindo também a geração de gases de efeito estufa por habitante.”

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!