Mercado imobiliário

Mercado Imobiliário

As tendências do novo morar no mercado imobiliário e alguns probleminhas que elas trazem consigo

Marcos Kahtalian, especial para HAUS*
18/02/2021 13:52
Thumbnail
Cada vez mais os clientes querem espaços abertos, cômodos comunicantes, transparências, janelas amplas, segundo o que observamos em nossas pesquisas.  Trata-se de abrir portas, um elogio da abertura.
É de João Cabral de Melo Neto o poema que melhor traduz esta visão de mundo sobre a arquitetura, mas também o seu contrário. No seu A fábula de um arquiteto, publicada no livro Educação pela Pedra, João Cabral há o belo verso: “uma arquitetura como construir portas/de abrir; ou como construir o aberto”.  Nada como a elegância geométrica de um poeta feito engenheiro para falar de uma arquitetura que se projeta para fora, que se abre para a vida e para as cidades.
João Cabral, como se sabe, tensionou o verso sobre outras artes, como pintura, música, dança, a própria poesia e teceu o elogio de cidades como Recife, Sevilha e tantas outras. Se a primeira parte deste poema convida para a abertura, a segunda condena o fechamento, como mostra o belo e instigante ensaio de Eucanaã Ferraz publicado na Revista Serrote 35/36, à respeito da crítica do poeta a certo desacerto (para ele) de algumas obras de Le Corbusier.
O abrir-se para a
cidade e para as ruas espelha uma tendência que podemos verificar cada vez mais
nos empreendimentos recentes que vemos em várias partes do Brasil: ampliação de
vidros e janelões; fachadas ativas e edificações mistas; integração com a
paisagem urbanística da cidade, o convite para a fruição dos espaços, como uma
possibilidade de convivência. É evidente, contudo, que o que vemos ainda esta
muito aquém das possibilidades que uma verdadeira transformação das cidades
propiciaria: um retorno mais intenso do urbano, da circulação e das trocas
simbólicas e sociais que uma cidade deve permitir.
Mesmo antes deste flagelo pandêmico que nos assola, os empreendedores mais ajustados com o sentimento da demanda, já vinham dando sinais de compreender essa ânsia pela circulação, pela transparência, pela abertura de portas, como queria João Cabral. Em nossa opinião, vale à pena apostar nessa indicação, ainda que os resultados possam e devam melhorar. Eis aqui algumas razões (mas também alguns probleminhas relatados em pesquisas de campo!) O caminho é claro, mas nem tudo são flores:
  1. Cozinha integrada à sala.  A tal da cozinha americana, como se proclama, integrando funções de convívio, alimentação, trabalho doméstico e sociabilidade. É claro que tal integração pode ser também reflexo da diminuição dos espaços internos; mas pesquisas que conduzimos mostram uma adesão superior à 80% nesse tipo de configuração. O problema, claro, é cozinhar peixe. Vocês sabem do que estou falando.
  2. Mais vidro. Como se poderia dizer, ecoando o poeta, “uma casa só janelas”, visto que a preferência das famílias por espaços com janelas amplas, com alta função estética é majoritariamente preferida à plástica tradicional, que faz da janela um eco apenas de sua função de ventilação. A questão que se apresenta é: como e quando dar conta de limpar tantas janelas? Sem contar as questões sempre relatadas de percepção de insegurança.
  3. Fachada ativa. Todos gostamos dela, desde que o comércio ali instalado seja, como dizer, aquela panificadora que faz o melhor pão do bairro, precisamente às 17 horas da tarde. Uma loja de seguros já não é bem tão apetitosa.
  4. Prédios mistos. Sim, a promessa de fazer tudo aqui agora ao mesmo tempo, num sincretismo desabrido: serviços médicos, escritório, residência, hotel, varejo e o que mais. Problema é achar a vaga, esperar o elevador, perder-se em uma circulação infinita; ou seja, essas trivialidades de que é feita a vida quando você está cansado (normalmente).
  5. Varanda integrada à sala. Ok, ótimo; mas, se a varanda em cidades frias do Centro-Sul do Brasil está sempre fechada, então ela é mais sala que varanda. Por falar nisso, onde mesmo é que você estende as roupas para secar? A sensação é que em alguns prédios não se pensa que lavar roupas é tão corriqueiro quanto cozinhar. Talvez não seja.
Para finalizar, a
questão que se coloca, é que esta arquitetura de portas abertas exige a
integração com dimensão humana e social da vida nas cidades. É o que está
faltando. Trata-se menos de uma função estética que antropológica, para não
dizer também sociológica. A boa arquitetura abre as portas para a vida. É um
convite para habitar o espaço. Enquanto isso, sigamos lendo o poeta.
*Marcos Kahtalian é sócio-fundador da Brain Inteligência Estratégica.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!