Entre Ahú, Centro Cívico e Juvevê

Mercado Imobiliário

Terreno vizinho ao MON vai ganhar residencial que valoriza arquitetura e design locais

Luan Galani
23/02/2021 16:04
Thumbnail

Novo empreendimento da Idee em Curitiba, edifício Jardim vai valorizar o paisagismo orgânico e o design brasileiro local. | Idee/Divulgação

A poucos metros do Museu Oscar Niemeyer, um dos símbolos de Curitiba, bem na divisa dos bairros Centro Cívico, Juvevê e Ahú, até 2023 haverá um novo edifício residencial. É o empreendimento Jardim, da Idee Incorporadora, na Rua Manoel Eufrásio, 1.270, anunciado em primeira mão para HAUS. O lançamento oficial do imóvel de alto padrão será em março.
O edifício terá uma torre única com 59 unidades e plantas tipo de 132 m² e 158 m², ambas com três suítes e até 3 vagas de garagem. "Apesar de serem oito apartamentos por pavimento, os halls privativos dos elevadores foram projetados de forma que apenas duas unidades dividem o mesmo espaço", explica o empresário André Nacli, também responsável pela construção do edifício Dsenho e do Nomaa Hotel.
O terreno tem pouco mais de 4 mil m² e propositalmente a incorporadora optou por não utilizar o potencial construtivo máximo para trazer mais qualidade ao projeto e aos apartamentos. "Essa decisão gerou um jardim interno de mais de 1 mil m², sol para todas as unidades e um respiro muito saudável em relação às construções vizinhas", pontua Nacli, que tem o costume de valorizar talentos locais da arte, do design e da arquitetura em seus projetos.
O projeto arquitetônico e o design de interiores das áreas comuns são pensados pelo Arquea Arquitetos, o paisagismo é assinado por Rodrigo Oliveira, e o design de interiores dos apartamentos é da BST Arquitetura. “Queríamos a sensação de liberdade. Dito isso, a solução foi simples: adensamos os apartamentos em um bloco único. Quanto mais se concentra a edificação, mais espaço livre cria se. Essa é a ideia! O bloco único e a criação de um grande jardim, possibilitou dar qualidade a todos os apartamentos. Todos terão sol!", defendem os profissionais do Arquea.
No projeto de interiores, a proposta é contemporânea, diferente de padrões e livre de modismos. "Pensamos em um projeto de interiores
duradouro, sem validade, que seja sempre atual. É um produto
diferenciado no mercado, conseguimos agregar elegância à
um projeto despretensioso e despojado, onde mobiliários de
design brasileiros e obras de arte são valorizados!”, afirmam os arquitetos da BST.
Outro destaque do empreendimento fica por conta do paisagismo orgânico, que dá a impressão de ser uma vegetação que já estava no local antes da construção do prédio. "A escolha das espécies com muitos tons de verde, texturas diferentes, flores que lembram um jardim naturalista como os jardins do High Line de NY e o Millenium Park de Chicago. Também se destacam a simplicidade. Aqui o importante é o conjunto. Não importa o indivíduo, a forma, o tamanho. Gostaríamos que o jardim parecesse que já estava lá, que o passarinho plantou", resume o paisagista Rodrigo Oliveira.
Entre os talentos locais do design, o empreendimento vai valorizar peças de Leandro Garcia, Lucas Bond, Marcelo Caruso, Dsgnselo, Oslo, Arquea e Sérgio Rodrigues. Da arte, a intenção é despertar reflexão sobre as diferentes faces e significados de um jardim e que também revelassem parte da produção artística de Curitiba. A maior parte das obras selecionadas fazem parte do acervo do Museu Oscar Niemeyer e são assinadas por Eliane Prolik, Willian Santos, André Nacli, André Mendes e Juliana Stein.
Segundo Nacli, o projeto tem uma fachada ativa, com um local reservado para comércio no térreo. "Vai ser nossa galeria de vendas primeiro. Mas depois será um café empório voltado para a rua", esclarece o empresário.

Veja mais imagens de como será o empreendimento Jardim:

Detalhe da cobertura do Jardim.
Detalhe da cobertura do Jardim.
Visão da área social integrada.
Visão da área social integrada.
Outro tipo de planta do Jardim, mostrando a área social.
Outro tipo de planta do Jardim, mostrando a área social.
Brinquedoteca do empreendimento imobiliário.
Brinquedoteca do empreendimento imobiliário.
Espaço gourmet do Jardim.
Espaço gourmet do Jardim.
Hall do edifício, com diversas peças de designers brasileiros locais.
Hall do edifício, com diversas peças de designers brasileiros locais.
Área pet do edifício Jardim, da Idee Incorporadora.
Área pet do edifício Jardim, da Idee Incorporadora.
Piscina coberta com deck.
Piscina coberta com deck.
Salão de festas do edifício Jardim.
Salão de festas do edifício Jardim.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!