Mercado Imobiliário

Mercado Imobiliário

Empreendimento de luxo tem adega particular e fração de terroir na Borgonha para compradores

HAUS
19/04/2021 13:10
Thumbnail

Amplitude dos ambientes é foco do Vigo. | Amarildo Henning/Divulgação

Edifícios de luxo costumam privilegiar acabamentos, trazer uma arquitetura minimalista e estar em uma localização privilegiada, o que possibilita ao morador mais qualidade de vida. A fórmula, porém, não se diferencia tanto de outros empreendimentos do mesmo porte para essa fatia do mercado imobiliário.
Por isso, a incorporadora Invescon trouxe a experiência do vinho e da adega pessoal ao residencial Vigo, no Batel: além de uma cave subterrânea para cada um dos apartamentos, que comporta até 300 garrafas por residência, o proprietário, ao fechar o negócio, recebe uma fração de um terroir na Borgonha, famosa região produtora de vinhos na França.
"Vimos a oportunidade de adquirir as terroirs e, nessa fração, será produzido vinho anualmente, que o proprietário pode trazer ao Brasil. É algo que quem gosta de vinho vê com bons olhos" acredita o CEO da Invescon, Luis Napoleão. O certificado de propriedade pode ser transferido de geração em geração, uma herança única, e o vinhedo adquirido pela Invescon em nome do Vigo já está produzindo. Ou seja: em 2022, os proprietários do edifício terão uma safra própria na França.
Além disso, o Vigo terá ainda, no segundo solo do empreendimento, as adegas particulares e um espaço de convívio voltado para a degustação da bebida, decorado pelo arquiteto Jayme Bernardo. "Desde o primeiro momento ficamos entusiasmados com a proposta. Não é difícil imaginar o impacto do diferencial de ter uma área comum com um espaço dedicado apenas para guardar e degustar grandes rótulos, poder dividir com os amigos momentos de confraternização e trocar experiências. Desenhamos nosso sonho pessoal, e isso ajudou muito", fala Bernardo.
O espaço com área de convivência e as caves particulares, decorado por Jayme Bernardo. Foto: Divulgação.
O espaço com área de convivência e as caves particulares, decorado por Jayme Bernardo. Foto: Divulgação.
O arquiteto destaca que estão presentes no espaço elementos com madeira, metal e iluminação intimista. Como as caves são particulares, foi desenhado um gradil para garantir a privacidade do acesso. "O teto deixamos sem forro, mostrando a estrutura e o concreto. Nas paredes a madeira com forte textura. No piso, optamos pela rusticidade do cimento alisado", conta. No mobiliário, frisa Bernardo, o destaque é a grande mesa para confraternização, com pendentes que complementam o estilo acolhedor e informal.

Poucas unidades 

Com valor total de obra de R$ 35 milhões, o Vigo conta com apenas nove unidades de apartamentos, um por andar, incluindo uma cobertura e um garden suspenso, com terraço externo privativo com ofurô, churrasqueira e jardim. Cada unidade conta com  372 m² de área privativa, quatro suítes e cinco vagas de garagem. Nas áreas comuns, espaço kids e academia.
Fachada minimalista do Vigo, que tem janelas do chão ao teto. Foto: Divulgação.
Fachada minimalista do Vigo, que tem janelas do chão ao teto. Foto: Divulgação.
Mas o foco das unidades é o espaço interno amplo. "Nas casas vemos ambientes amplos, o que costuma ser reduzido em apartamentos. Uma das coisas que percebemos na pandemia é que as pessoas passaram a valorizar um espaço maior, mais ventilado e com luz natural", frisa Napoleão.
Com pé-direito alto, de 2,92 m², o apartamento tem janelas do chão ao teto, com persianas blackout com controle remoto, e ventilação cruzada. Todo o imóvel conta também com sistema antirruído e piso aquecido. Os layouts da planta são bastante flexíveis na região da sala, cozinha e churrasqueira, o que permite adaptação fácil conforme o gosto do morador. Outros destaques são a fachada com concreto aparente e grandes aberturas com esquadrias de perfil minimalista, o que proporciona sensação de amplitude.
O Vigo conta com um apartamento modelo para visitas, para que todos os detalhes sejam conferidos pessoalmente, mediante agendamento.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!