Haus

Mercês tem “escadaria comestível”: conheça o novo projeto de horta urbana

Bruna Junskowski*
18/11/2017 20:02
Thumbnail
Apropriar-se de maneira positiva das estruturas do bairro em que se vive é construir uma cidade inclusiva. Esse é o propósito da horta comunitária na Rua Raquel Prado, nas Mercês, chamada carinhosamente pela comunidade de “Escadaria Comestível das Mercês”. Em funcionamento há apenas três meses, a nova horta comunitária da cidade tem manjericão, sálvia, feijão crioulo, brócolis, salsinha e outras variedades.
A iniciativa do projeto foi  do antropólogo Ricardo de Campos Leinig, junto com outros quatro amigos: na adolescência, ele costumava se reunir com os amigos no mesmo local, para conversar e tocar violão. “É uma incerteza se a comunidade vai se apropriar ou não. Mas puxamos um mutirão e vieram 50 pessoas para ajudar”, conta.
Uma homenagem ao médico paranaense Abib Calixto, a estrutura onde se encontra a horta consiste em um jardim em degraus. Porém, nos últimos anos, as floreiras, que deveriam ser destinadas ao plantio, foram concretadas pela administração pública. No primeiro mutirão da Escadaria Comestível, o foco foi retirar esse concreto para poder iniciar o plantio da horta.
(Foto: Escadaria Comestível)
(Foto: Escadaria Comestível)

Ocupação e intervenção

Além de fornecer alimentos orgânicos livres de agrotóxicos , esses projetos, crescentes no Brasil e em todo o mundo também ocupam espaços vazios da cidade.
De acordo com o engenheiro civil e urbanista Roberto Ghidini, as hortas comunitárias datam o período pós Guerra Mundial, em que a população dos países envolvidos plantava nos quintais de casa os alimentos a serem consumidos, e compartilhava com os vizinhos. “Naquela época, já havia um princípio de solidariedade, de recuperar a perda”, diz.
Entretanto, o fundo do quintal destinado às plantas foi sendo apropriado gradativamente por grandes empreendimentos imobiliários. “O espaço urbano vai se transformando e os espaços pessoais vão sendo substituídos”, afirma Ghidini, que salienta, ainda, que as hortas comunitárias podem combater a chamada ocupação negativa.  “Mudar o patrimônio ou colocar câmeras não adianta. É preciso resgatar a memória de cada bairro, promover uma ocupação positiva que minimize a negativa”, afirma Leinig.
(Foto: Escadaria Comestível)
(Foto: Escadaria Comestível)

Cuidado compartilhado

De acordo com Ricardo, os  próximos passos para a horta da Escadaria Comestível das Mercês são a captação de água da chuva para regar as plantas e a compostagem.“Queremos chegar ao ponto de regar com a água da chuva, mas enquanto isso, há um morador que rega com a água do condomínio em que vive. Depois dividimos o valor da conta entre nós”, conta ele sobre a manutenção.
Apesar do temor de alguns moradores de que o trabalho do plantio pudesse ser vandalizado, o local tem sido respeitado e ocupado.  “Nossa relação é de amor à horta. A pessoa que tem essa relação com o submundo, que usa a estrutura para se esconder, ali se sente incluída em algo radicalmente publicizado. Mesmo que não seja colaboradora da horta, ela respeita”, salienta o idealizador.

Impasses

A Escadaria Comestível surgiu após os impasses entre Prefeitura e moradores que mantêm uma horta comunitária no bairro Cristo Rei terem sido solucionados. Em junho deste ano, a horta do Cristo Rei, criada na calçada da Rua Roberto Cichon, recebeu uma notificação da Secretaria Municipal de Urbanismo exigindo a retirada das plantas em até dez dias. A notificação tratava a horta comunitária como uma situação de falta de limpeza adequada na calçada.
Para preservar a horta comunitária, os moradores da região protocolaram uma Defesa de Notificação na Secretaria Municipal de Urbanismo, e fizeram um abaixo-assinado, que reuniu mais de 2 mil assinaturas a favor da horta. Um mês depois, a notificação foi suspensa.
LEIA TAMBÉM 

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!