Falecimento

Haus

Morre Rizza Conde, influente arquiteta modernista carioca

Aléxia Saraiva
04/04/2020 22:58
Thumbnail

Rizza Conde foi vítima de um aneurisma na aorta aos 85 anos. | Divulgação

A arquiteta e artista plástica carioca Rizza Paes Fernandez Conde faleceu no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (3), vítima de um aneurisma na aorta. Ela tinha 85 anos.
Formada em 1960 pela Faculdade Nacional de Arquitetura do Rio de Janeiro (atual Universidade Federal do Rio de Janeiro), ela trabalhou em projetos residenciais, comerciais, públicos e de interiores.
Por seu projeto do bar do aeroporto do Galeão, Rizza foi homenageada em 1963 pelo Departamento da Guanabara do IAB (IAB-GB) na categoria de arquitetura de interiores. O projeto teve coautoria de seu marido, o também arquiteto e ex-prefeito do Rio de Janeiro Luiz Paulo Conde.
Em sua carreira, Rizza colaborou com o escritório MMM Roberto, bastante influente no modernismo brasileiro. Além disso, também foi especialista em arquitetura escolar, tendo colaborado para o manual para a construção de creches no Rio de Janeiro, e professora na UFRJ e na Universidade Santa Úrsula.
Rizza também atuou como urbanista, tendo colaborado para o projeto de Lucio Costa para as baixadas da Barra da Tijuca e de Jacarepaguá.
No campo das artes, Rizza se destacou principalmente por xilogravuras e gravuras em metal. Ela buscava transmitir emoções e sentimentos através da arte, frequentemente tendo a mulher como figura central de sua obra.
Rizza e Luiz Paulo Conde, falecido em 2015, foram foram casados durante 56 anos. Ela deixa três filhos, dez netos e dois bisnetos.
Em nota publicada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ) neste sábado, a vice-presidente da instituição, Isabel Tostes, expressou seus pêsames e lembrou como Rizza gostava de compartilhar experiências e agregar pessoas. “Tive o prazer de contar com a participação de Rizza num debate realizado na Seaerj sobre os 50 anos do Plano Lucio Costa. Foi um encontro agradável, onde a arquiteta falou com muita lucidez e graça”.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!