Quarentena na rede

Haus

9 museus que reúnem as principais obras do mundo para visitar sem sair de casa

HAUS
03/04/2020 20:39
Thumbnail

Foto: Pxfuel

A arte traz conforto, refúgio, convida à reflexão, ao conhecimento, além de ter na sua contemplação um excelente passatempo. E com a ajuda da tecnologia, hoje é possível ir do Louvre ao Masp, do MON ao Vaticano sem sair do sofá de casa.
Para te ajudar a descobrir e a redescobrir a beleza e a inspiração que artistas do presente e do passado trazem até nós, HAUS selecionou nove museus "abertos" para visitas virtuais aqui e no exterior. Confira!

Museu do Vaticano (Itália)

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay
Um lugar que concentra a história da humanidade. Não é exagero fazer tal referência ao museu da cidade-estado que é a sede da Igreja Católica. Pelos seus longuíssimos corredores e dezenas de salas, é possível encontrar peças da Roma Antiga a assinadas por artistas contemporâneos, em pinturas, esculturas e tapeçarias, além de clássicos como Caravaggio, Rafael, Leonardo da Vinci e Michelangelo, autor da belíssima Capela Sistina.

Museu Nacional de Antropologia (México)

Foto: Wikimedia Commons
Foto: Wikimedia Commons
Destino imperdível na Cidade do México, o museu também disponibiliza tours virtuais que permitem ver pela tela registros da civilização pré-colombiana, como a famosa Pedra do Sol (ou calendário Asteca). Utensílios e esculturas dos deuses de Teotihuacán (centro urbano da mesoamérica pré-colombiana) também estão em exposição.

MASP (São Paulo)

Foto: Wikimedia Commons
Foto: Wikimedia Commons
O projeto arquitetônico do Museu de Arte de São Paulo, assinado por Lina Bo Bardi, por si só já vale a visita - física ou virtual - ao edifício, localizado na Avenida Paulista. O acervo, no entanto, é igualmente rico trazendo obras de brasileiros consagrados como Di Cavalcanti, Anita Malfatti e Cândido Portinari. A arte internacional também tem espaço com telas e esculturas de autoria de nomes como Paul Cèzanne, Renoir, Vincent van Gogh, Pablo Picasso e Marc Chagall.

Galeria Uffizi (Itália)

Foto: Wikimedia Commons
Foto: Wikimedia Commons
O Nascimento de Venus, Medusa, A Adoração dos Magos. Obras icônicas de mestres como Botticelli, Leonardo da Vinci, Caravaggio, Rafaello e tantos outros estão entre as expostas na galeria localizada na cidade italiana de Florença. O museu apresenta obras produzidas entre os séculos 12 e 18, sendo considerada como uma das melhores coleções de obras do Renascimento do mundo.

Museu Nacional de Belas Artes (Argentina)

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay
Listado entre os mais importantes da América Latina, o museu traz galerias organizadas por períodos artísticos que reúnem pinturas e esculturas de artistas argentinos e internacionais. Entre eles, pode-se destacar Tarsila do Amaral, Nemesio Antunez, Juan Carlos Castagnino, Edgar Degas, Francisco Goya, Claude Monet, Rembrandt, entre outros.

Museu Oscar Niemeyer (Curitiba)

Foto: Letícia Akemi/HAUS
Foto: Letícia Akemi/HAUS
Outro ícone da arquitetura brasileira contemporânea, desta fez pelas mãos de Oscar Niemeyer, o museu homônimo, em Curitiba, conta com cerca de sete mil obras em seu acervo. Além disso, as instalações costumam receber exposições temporárias, de arte e design, como a mostra "Irmãos Campana", de 2017, que recebeu 100 mil visitantes, e a do artista chinês Ai Weiwei.

Museu Arqueológico de Atenas (Grécia)

Foto: Wikimedia Commons
Foto: Wikimedia Commons
Berço da civilização ocidental, a Grécia abriga o museu que guarda boa parte do que restou da Acrópole de Atenas, assim como de outras construções e obras de uma das culturas mais ricas da história da humanidade. A visitação online se dá pelo Google Arts e Culture, assim como ocorre com outros grandes centros culturais mundo afora.

Museu Nacional de História Natural (Estados Unidos)

Foto: Wikimedia Commons
Foto: Wikimedia Commons
Quem assistiu à sequência de "Uma Noite no Museu" já está familiarizado com os corredores do prédio e a temática que envolve o acervo do Museu de História Natural de Nova York. O que não tira a graça e o conhecimento que a visita virtual é capaz de proporcionar, afinal, são mais de 120 milhões de peças em exposição.

Louvre (França)

Foto: Wikimedia Commons
Foto: Wikimedia Commons
Sem dúvida um dos mais conhecidos (e maiores) do mundo, o museu localizado em Paris reúne quase 40 mil peças e objetos datados da pré-história ao século 21. A Monalisa, de Leonardo da Vinci, é a mais famosa delas, e provoca verdadeiras corridas entre os visitantes, que disputam o melhor lugar para admirá-la - problema que não se tem no tour virtual.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!