Casa em ordem

Organização

13 erros de organização que fazem sua casa parecer mais bagunçada do que está

Luciane Belin, especial para HAUS
19/07/2019 07:57
Thumbnail

Sofa in messy living room with many stack of clothes. Disorder and mess at home, copy space

Manter a casa organizada não é tarefa fácil e, sobretudo, nunca termina. O cotidiano teima em tirar do lugar tudo o que você guardou no dia da faxina e, entre uma atividade e outra no meio de uma rotina intensa, separar alguns minutos para garantir a arrumação todos os dias pode parecer inviável. Mas, não é!
Especialistas em organização insistem que é possível, sim, criar um sistema de organização fácil de manter. Com algumas mudanças de atitude, a ordem na casa se torna um hábito e qualquer pessoa pode passar a reconhecer com facilidade alguns aspectos que contribuem para fazer a casa parecer sempre bagunçada.
Existem alguns erros de disposição, decoração e organização que, embora pareçam imperceptíveis, fazem toda a diferença. Confira quais são!

Não ter um lugar adequado para cada item

Foto: Pexels.com
Foto: Pexels.com
O hábito de soltar os objetos onde quer que eles estejam é o primeiro problema. Pratique a rotina na hora de guardar seus pertences. Defina um lugar para determinados objetos e coloque-os sempre ali. Vai ser muito mais fácil encontrar o que você precisa quando este item tiver um endereço fixo dentro da sua casa.

Confundir limpo com organizado

Foto: Pexels.com
Foto: Pexels.com
Empilhar tudo na hora da higienização e deixar ali até a próxima faxina não é uma opção. Manter as coisas empilhadas não significa que você seja uma pessoa organizada. Guardar é preciso!

Bagunça escondida

Foto: Pexels.com
Foto: Pexels.com
Abrir as portas do armário configura risco de ser soterrado pela bagunça? Talvez algo esteja errado por aí, não é? Muita gente tem o hábito de manter as bancadas vazias e a impressão de organizado no lado de fora, mas dentro dos armários reina o caos. O resultado costuma ser que o usuário demora a encontrar o que precisa.
Mesmo dentro dos armários, as prateleiras precisam estar em ordem e ter uma lógica na disposição dos objetos – especialmente na cozinha.

Sua geladeira não é um mural

Foto: Pexels
Foto: Pexels
Por falar em cozinha, este é um espaço da casa que costuma ser um buraco negro na organização. Se não há um lugar determinado para cada item e se os mais utilizados não estiverem à mão, fica muito fácil de se criar um aspecto de bagunça generalizada.
E quem contribui para isso é a sua geladeira, mas não apenas por dentro. Por fora, as lembranças de viagens, ímãs com o telefone da empresa de gás, bilhetes, anotações, cartões de visitas, desenhos de criança e tantos outros papéis podem até ser úteis, mas criam uma sensação de desordem como poucas outras áreas da casa.

Espaços sobrecarregados

Foto: Pexels.com
Foto: Pexels.com
Não é porque as estantes, prateleiras, cristaleiras e outros móveis dedicados a acondicionar os mais variados itens possuem um limite de peso que você precisa usar a capacidade completa. Um erro costumeiro de organização é o de superlotar as prateleiras e armários, o que também causa uma impressão de desorganização.

Hall: a primeira impressão

Foto: Reprodução Pinterest
Foto: Reprodução Pinterest
Sua casa pode estar em ordem, mas se você é do tipo que, quando passa pela porta já espalha roupas, calçados, bolsa e mochila pelo caminho até se jogar no sofá e curtir um merecido descanso, é provável que o estado de organização não dure por muito tempo. Para isso, um hall inteligente pode ser um divisor de águas na sua vida.
Ter espaços adequados para pendurar os casacos, bolsas e mochilas e manter um cesto para os calçados próximo à porta pode mudar a vista para quem entra na casa e funcionar como um lembrete de que, se você não bagunçar, a organização vai continuar.

Armários pouco funcionais

Foto: Pexels
Foto: Pexels
Nem todo mundo pode ter em casa aquele closet dos sonhos, com espaços sem fim e cantinhos para cada um dos seus pertences. Quando o espaço é limitado, torne-o funcional. Deixe à mão o que é de uso cotidiano e, mais ao fundo, as peças que são menos utilizadas. Isso vai evitar que, ao procurar por uma peça na correria do dia a dia, você bagunce todas as outras.

Não deixe a bagunça se tornar parte da paisagem

Foto: Pexels.com
Foto: Pexels.com
As pilhas de objetos e roupas na categoria “uma hora dessas preciso organizar isso” costumam demorar meses para receberem atenção? Não deixar isso acontecer é a dica principal para evitar que a bagunça se propague pela sua casa.

Deixar que até mesmo caixas organizadoras desorganizem

Foto: Reprodução Pinterest
Foto: Reprodução Pinterest
Não adianta ter os acessórios corretos de organização se você não vai distribuir as peças com algum tipo de lógica lá dentro. Parece bastante óbvio, mas, na correria da rotina, é fácil fazer com que as coisas se percam. E, acredite, até mesmo caixas e cestas podem causar a sensação de bagunça se você tem acessórios demais. Por isso, a dica é: antes de comprar os itens de apoio, retire tudo o que tiver para arrumar, separe o que for de descarte e só compre os acessórios depois que já souber exatamente o que precisa guardar e reorganizar.

Decoração poluída

Foto: Pexels.com
Foto: Pexels.com
Mil fotos de famílias, quadros sem nenhuma linearidade, objetos decorativos vindos de viagens a diferentes lugares, mas que não dialogam entre si e que, sobretudo, são muitos. Uma decoração cheia de itens pode causar a impressão de poluir o espaço muito mais do que de decorá-lo, de fato. Se seus visitantes não souberem para onde olhar, a impressão que pode ficar é a de desorganização.

Brinquedos, brinquedos por todos os lados

Foto: Pexels
Foto: Pexels
A gente sabe, quem tem criança sofre com a organização da casa e manter algum controle sobre as pecinhas que parecem se multiplicar é praticamente impossível. Mas, que tal reservar um único espaço para que as crianças concentrem ali a brincadeira? Ou, então, trabalhar com caixas organizadoras para trabalhar desde cedo com a criança a preocupação com a organização?

Fios aparentes

Foto: Pexels
Foto: Pexels
É um fato: fios demais carregam a impressão de desorganização. Como tudo em uma sala de estar ou uma sala de TV gira em torno de equipamentos eletrônicos, fica muito difícil se livrar dos cabos coloridos que se espalham por todos os cantos. De alguns deles é difícil fugir, mas um painel para fixar o aparelho de TV pode ser uma boa solução.

Livros

Foto: Pexels.com
Foto: Pexels.com
Essa vai doer nos apaixonados por livros: eles não precisam estar todos à mostra. Sua coleção é preciosa para você, mas quando os exemplares estão empilhados sem muita coerência, eles também causam a sensação caos. Selecione os mais bonitos para manter à frente e guarde o restante em um armário. Outra dica é dividi-los por cores ou tamanho na hora de compor a estante.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!