15 ideias para usar o peg board, novo queridinho da organização

Confira inspirações dos painéis de madeira que transformam a decoração em quartos, salas, cozinhas, home offices e até em áreas de serviço

Foto: Forward Stroke / Koji Okumura

por Gazeta do Povo

25/10/2019

compartilhe

Como achar lugar para as mil e uma coisas dentro de casa que não têm lugar? Seguindo a tendência dos armários abertos, os chamados peg boards são uma solução prática para resolver a organização em qualquer espaço da casa.

Sua estrutura é muito simples: basta uma chapa de madeira furada presa à parede, na qual se inserem tábuas, ganchos e outros acessórios seguindo a moda da casa. Por conta dessa liberdade criativa, o céu é o limite: múltiplas cores, formatos e disposições diferentes são possíveis.

Foto: reprodução/Pinterest

A HAUS separou 15 ideias divididas em cinco ambientes da casa para você se inspirar.

Na sala

Os peg boards são o ponto de partida para quatro projetos de apartamentos em um complexo habitacional na cidade de Osaka, no Japão. A colaboração entre os escritórios Nozoe Shimpei Architects e nmstudio architects produziu um layout que pudesse ser adaptável entre diferentes tipos de moradores, fazendo com que eles se apropriassem dos painéis de forma a se organizar segundo suas próprias necessidade, se adaptando a diferentes estilos de vida.

Foto: Forward Stroke / Koji Okumura

No dia a dia, os peg boards enfatizam a personalidade dos moradores da casa com poucos detalhes, começando pela entrada da residência. O painel funciona como cabideiro, podendo abrigar bolsas e casacos de visitas, assim como porta-chaves e objetos de decoração.

Foto: reprodução/Pinterest

Ao longo da sala, objetos que normalmente tomam espaço de racks e estantes podem ser verticalizados nas prateleiras dos peg boards. Vários layouts são possíveis em uma parede a partir da facilidade de trocar as prateleiras de lugar.

Foto: reprodução/Pinterest

Uma parede verde pode ser montada sem dificuldades em qualquer cantinho interno. A mistura de folhas, texturas e tamanhos entre diferentes espécies colabora na criação de um espaço vistoso e exclusivo.

Foto: reprodução/Pinterest

Na cozinha

Nas cozinhas, os armários abertos têm marcado presença nas maiores feiras de decoração do mundo. Prateleiras e objetos aparentes aumentam a praticidade do ambiente, deixando tudo à mão com uma estética clean.

Foto: reprodução/Pinterest

Nestes casos, os ganchos podem servir para pendurar copos, xícaras e canecas, além de equilibrar os pratos. Prateleiras são bem-vindas para organizar itens menores.

Aqui, até os ovos ganham seu espaço personalizado. Foto: reprodução/Pinterest

Não é necessário ter uma parede inteira livre para o peg board. Se a cozinha é pequena, vale apostar em chapas de madeira menores que possam se encaixar em cantinhos não aproveitados, como a lateral da geladeira ou na parede acima da pia.

Foto: reprodução/Pinterest

Outra ideia para facilitar na hora de colocar a mão na massa é pendurar os utensílios de cozinha mais utilizados, como colheres de pau, espátulas, temperos e panos de prato.

Foto: reprodução/Pinterest

No quarto

O peg board também pode ter função de closet. Com prateleiras adaptáveis, fica mais fácil otimizar seu uso para organizar as roupas e acessórios segundo a necessidade. Prateleiras baixas para calçados, ganchos para bolsas e um espaço adequado para cabides são algumas opções.

Foto: reprodução/Pinterest

Outra opção é montar um peg board sobre a cama, como cabeceira. Assim, plantas, livros, prateleiras de apoio que funcionam como criado-mudo e até uma lâmpada para servir de abajur podem otimizar o espaço da parede.

Foto: reprodução/Pinterest

No home office

O home office é um dos espaços onde o peg board pode ser melhor aproveitado. Na inspiração abaixo, a escrivaninha se apoia diretamente no quadro, otimizando espaço e reduzindo custos. Todo o material de apoio para o escritório também fica ao alcance da mão, com porta-lápis presos diretamente acima da mesa e uma luminária direcionada.

Foto: reprodução/Place of my taste

O peg board também pode ter função de mural, sendo adaptado ao espaço da escrivaninha. Planners, calendários, inspirações e material de escritório são otimizados com o painel.

Foto: reprodução/Pinterest

No caso do home office, vale adaptar seu uso ao material que se usa no dia a dia. Quanto mais objetos miúdos, mais otimizada fica a organização. Nesses casos, furos menores e com menor espaçamento entre si facilitam seu uso, já que se criam mais possibilidades de disposição dos objetos.

Foto: reprodução/Pinterest

No jardim e área de serviço

Na área de serviço, a caixa de ferramentas e mesmo os utensílios de limpeza podem ser dispostos no painel, o que reduz o tempo em que se procura por um objeto específico.

Foto: reprodução/Pinterest

O mesmo vale para as plantinhas! Acessórios de jardinagem, vasos e cachepôs podem ganhar disposições que viram decoração por si só.

Foto: reprodução/Pinterest

LEIA MAIS

7 maneiras e 21 inspirações para aplicar half painted nas suas paredes

Cores na decoração: 5 dicas para transformar os ambientes sem errar

Inspire-se nas ambientações e aproveite toda a versatilidade dos banquinhos na decoração

Decoração sóbria brilha em apartamento de 68 m² no litoral

Receba nossas notícias por e-mail

Inscreva-se em nossas newsletters e leia em
seu e-mail os conteúdos de que você mais
gosta. É fácil e grátis.

Quero receber

8 recomendações para você