Organização

5 dicas de limpeza para evitar alergias e deixar a casa preparada para o outono

Luciane Belin*
13/03/2019 14:16
Thumbnail

Fotos: Pexels

Abrir a porta de um armário e espirrar sem parar. Vestir um casaco que estava guardado e automaticamente começar a coceira no nariz. Utilizar um cobertor que até foi lavado antes de ser guardado, mas ainda assim acordar com a pele coçando e toda vermelha.
Se não está bem cuidada e algumas medidas de higiene e manutenção não forem tomadas, sua própria casa pode estar jogando contra a sua saúde, despertando alergias respiratórias e também as de pele, as dermatites atópicas.
O outono começa no próximo dia 20 de março e torna esses sintomas ainda mais evidentes, já que é neste período que substituímos as roupas de verão pelas peças mais quentes.
Veja algumas dicas importantes para minimizar os efeitos da troca de estações sobre a saúde.

Arejar, sempre

No frio, manter portas e janelas abertas não é uma tarefa muito fácil para quem tem mora em cidades com temperaturas mais baixas. Mas esse hábito é essencial para garantir ambientes mais arejados, nos quais o ar fresco consiga circular.
Outra dica é purificar o ambiente, que além de melhorar a qualidade, também ajuda no controle da sujidade do ar. “Há diferentes motivos que levam a redução de circulação de ar nesta época do ano e uma delas é manter portas e janelas fechadas enquanto chove ou estamos no trabalho, por exemplo. Isso implica diretamente na qualidade do ar dentro do ambiente e, consequentemente, na nossa saúde”, comenta Gerson Marçal, CEO da Pro-Aqua, empresa alemã do ramo de eletrodomésticos.
A solução para quem não quer passar frio dentro de casa é manter as janelas abertas ao menos em um período do dia nos ambientes que não estiver utilizando no momento. “O uso de produtos acaricidas também pode ser utilizado, mas é muito importante manter a casa arejada, ventilada”, reforça a médica alergista Adriana Vidal Schmidt.

Vai usar? Lave!

“Cobertores e casacos devem ser lavados antes de iniciar o uso, de preferência com água quente, porque a água numa temperatura mais elevada elimina os ácaros. E lavar só às vezes não é suficiente”, diz a médica alergista, reforçando que, para evitar que as peças despertem a alergia, é preciso lavar a cada uso.

Limpeza em dia – e do jeito certo

Para quem é sujeito a alergias respiratórias, o lugar do espanador de pó é no lixo. De acordo com a médica, esse acessório de limpeza apenas espalha os ácaros pelo ar e para os cantos dos cômodos. “A limpeza tem que ser feita com pano úmido, evitando  agitar os objetos com ácaros, para que fiquem não fiquem dispersos no ambiente”, diz a médica.
Marçal explica que os aspiradores de pó são uma boa opção neste sentido, mas que há outros produtos sendo desenvolvidos em busca de mais eficiência para remover os ácaros. “Enquanto um aspirador de pó comum – que utiliza filtros de papel ou pano – devolve parte da sujeira aspirada ao ambiente, produtos como o smartcleaner Vivenso, que utilizam tecnologia de filtragem por água, eliminam 99,99% das partículas de pós e ácaros, pois retêm a sujeira aspirada na água”, explica.

Menos é mais

Foto: Pexels
Foto: Pexels
Roupas em excesso e peças de decoração podem ser verdadeiros inimigos de quem tem alergia. Tapetes, almofadas, travesseiros extras, bichos de pelúcia e cortinas são os principais vilões das alergias, por serem grandes acumuladores de ácaros. Então a dica é fazer a Marie Kondo e se livrar de tudo o que não te faz feliz, mas também de tudo o que te desperta a alergia. “São medidas de controle ambiental: diminuir o contato com estes objetos, que podem ser eliminados ou substituídos por materiais laváveis”.

Manutenção adequada

A manutenção dos aparelhos deve seguir as normas técnicas determinadas pela Anvisa<br>e pela ABNT. Foto: Divulgação
A manutenção dos aparelhos deve seguir as normas técnicas determinadas pela Anvisa<br>e pela ABNT. Foto: Divulgação
Não basta apenas limpar e arejar, se o que está espalhando a poeira e os ácaros pela casa é o seu ar condicionado, por exemplo. “Além do uso de capas impermeáveis de colchão e travesseiro, é preciso um cuidado com a higienização desses produtos, a manutenção manutenção adequada de aquecedores e a limpeza ou troca do filtro do ar condicionado”, lista a médica.
Ela chama a atenção também para o fato de que o uso excessivo de umidificadores também pode aumentar a proliferação dos ácaros, já que a umidade é uma condição para o surgimento dos  mesmos. “É preciso também corrigir vazamentos, não deixar muito mofo acumulado, objetos acumulados, cuidar da falta de luminosidade e falta de limpeza adequada, pois tudo isso vai acumular tanto ácaros quanto fungos, que são os principais causadores de alergias respiratórias e de pele”, complementa a dra. Adriana.
*Especial para Gazeta do Povo.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!