Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Foto: Pexels
Foto: Pexels| Foto:

Férias? Que nada! Fim de ano é, para muita gente, a época de arregaçar as mangas e deixar a casa em ordem para receber a família e os amigos para as festas de Natal e Ano Novo.

Há quem encare o momento de forma quase catártica: organizar, limpar e separar itens para descarte ou doação chega a ser um rito de passagem, que elimina os excessos e a sujeira do ano que passou e abre passagem para receber o próximo, com a casa arejada e as superfícies brilhando.

Após uma obra em casa, poderá ser necessário o uso de produtos para limpeza profissional, que retirem manchas e resíduos. Foto: Pexels
Após uma obra em casa, poderá ser necessário o uso de produtos para limpeza profissional, que retirem manchas e resíduos. Foto: Pexels

Com a mística ou sem ela, é a hora de olhar para aqueles armários, prateleiras e demais espaços que ficam negligenciados ao longo dos outros meses e finalmente resolver as tarefas que não conseguem entrar na programação de limpeza e organização do restante do ano. Mas, por onde começar e o que priorizar na famigerada faxina de fim de ano?

Veja alguns passos que podem ajudar a colocar ordem na faxina!

1) Defina os objetivos

Não há como escapar do planejamento, nem mesmo durante a manutenção da casa. Antes de pegar nas vassouras e colocar a mão na massa, é preciso pensar em quanto tempo está disponível para a limpeza e quais as prioridades.

Foto: Bigstock
Foto: Bigstock

De acordo com Danielle Ramos Will, gestora da unidade Cabral/Centro da empresa Maria Brasileira, que presta serviços de limpeza residencial, a quantidade de horas a serem trabalhadas varia de acordo não apenas com o tamanho da casa ou apartamento, mas também com as prioridades estabelecidas logo no começo.

Se o objetivo é garantir uma aparência apresentável para receber os visitantes, algumas questões podem ser deixadas de lado, mas se, ao invés de “tapear” a bagunça, o morador deseja acabar com qualquer tipo de sujeira do ambiente, o passo a passo é outro.

“Se o objetivo é uma faxina mais superficial, com arrumação do ambiente, o ideal é começar pelas paredes e seguir para os banheiros, janelas e portas, encerrando com a limpeza de superfícies e do chão”, detalha. Caso contrário, a situação ideal sugere iniciar pela cozinha, com asseio da parte interna dos armários, do fogão e da geladeira, só então partindo para as paredes e demais elementos.

2) Separe antes, limpe depois

Fim de ano, especialmente, não é época de perder tempo com retrabalho. Por isso, mais um passo importante que vem antes da limpeza propriamente dita é a organização, segundo Monica Loureiro, especialista em limpeza doméstica parceira da Bettanin.

5 passos para tornar sua faxina de fim de ano mais eficiente

Primeiro, faça uma lista ou comece a separar as roupas, objetos e demais itens que serão destinados a doação ou que serão descartados. Fazer a seleção previamente diminui a quantidade de itens que precisarão ser organizados e limpos, abrindo espaço também nos quartos e demais ambientes da casa, o que facilita a organização.

3) Faça um cômodo depois do outro

Se a limpeza tem como objetivo deixar tudo certo para receber visitantes que chegam para os festejos, a sugestão dos especialistas em limpeza residencial é garantir que o quarto de hóspedes esteja limpo e cheiroso, começando a limpeza por ele.

Foto: Bigstock
Foto: Bigstock

“O ideal é começar de dentro para fora, dos quartos para o social. Com isso, remove o que for excesso para abrir mais espaço e facilitar na hora da organização e na manutenção no ano seguinte”, diz Monica.

De qualquer forma, ir de cômodo em cômodo – uma dica que vale para todo o ano – ajuda a garantir uma ordem à faxina, o que facilita na hora de estimar quanto tempo vai levar todo o processo. Se não tiver muito tempo para dedicar a isso ao longo da semana, o encarregado da faxina pode se propor a meta de fazer um cômodo por dia.

4) Utilize os produtos corretos

Tempo é sempre um ingrediente em falta em dezembro. Por isso, qualquer ajudinha possível é bem-vinda, inclusive a de produtos de limpeza.

Foto: Bigstock
Foto: Bigstock

Segundo Danielle, algumas substâncias como a querosene, muito utilizada nas residências, não são indicadas para o cuidado com os vidros da casa, por exemplo. “Como um produto oleoso, não é bom para faxinas esporádicas. Com o tempo, vai juntando uma fina película no vidro, que gruda e gera umas manchas amarelas. Então o adequado para limpeza dos vidros é juntar água e um pouco de álcool num balde e umedecer o pano nesta mistura”.

Algumas fases da limpeza mais profunda – como a dos rejuntes de banheiro e da cozinha, por exemplo – podem ser feitas misturando num balde com água detergente neutro e meio copo de alvejante. “Basta molhar as cerdas da vassoura e passar no chão, depois puxar com o rodo, passar um pano bem molhado e finalizar com um torcido e outro seco”, sugere.

Fim de ano é sempre um momento de organização para fechamento do ciclo. Foto: Bigstock
Fim de ano é sempre um momento de organização para fechamento do ciclo. Foto: Bigstock

Vinagre branco é outro aliado da limpeza da casa. Segundo Danielle, ele pode ajudar tanto a clarear os rejuntes quanto a dar mais brilho a pisos de madeira. “A gordura da parede da cozinha também se tira com o vinagre branco, utilizando uma bucha com detergente e vinagre”, recomenda, acrescentando que, para quem se incomoda com o odor do produto, a dica é retirar o excesso de produto depois com um pano umedecido somente com água.

5) Finalize adequadamente

Especialmente em cidades úmidas, mesmo no verão, não basta somente encerrar a limpeza e deixar que o próprio clima faça sua parte. Embora o mês de dezembro facilite as faxinas mais pesadas por ser mais quente, há alguns procedimentos que podem ajudar a manter longe o mau cheiro ou a proliferação de bactérias.

Foto: Divulgação BCBIZ
Foto: Divulgação BCBIZ

No caso das paredes, evitar umidade é primordial. Por isso, ao finalizar os procedimentos, a dica é arrematar com um pano seco e, se possível, manter um ventilador ligado no espaço por alguns minutos, para ajudar com a secagem. “Concluir com um pano seco é uma dica que vale tanto para as paredes e superfícies sólidas, quanto para as de tecido, como os sofás e colchões. Quanto mais secos estiverem os ambientes, menor a chance de restar mau cheiro no cômodo”, sugere Danielle.

*Especial para Haus.

LEIA TAMBÉM

13 erros de organização que fazem sua casa parecer mais bagunçada do que está

Adeus, bagunça! Dicas de desapego e organização para arrumar e manter a casa em ordem

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]