Organização

Organização

8 atitudes que podem estragar seu tapete

HAUS
11/08/2018 08:00
Thumbnail

Foto: Bigstock

Por serem feitos para ficar sob os pés, tapetes podem passar a impressão de serem fáceis de cuidar. No entanto, uma série de práticas comuns do dia a dia podem acabar danificando o acessório, encurtando sua vida útil. Por isso, é importante estar atento com o material do qual ele é feito e se o local onde ele será posicionado está adequado para a sua composição.
Francesca Alzati, designer e diretora da loja de tapetes online By Kamy, recomenda que o ideal é lavar os acessórios a cada dois anos. A poeira acumulada pode, com o tempo, danificar as fibras que o formam. “O tapete nasceu para ser pisado. Por isso, requer cuidado e manutenção. Se os procedimentos forem seguidos da maneira correta e com frequência, as cores e tramas das peças se manterão conservadas por muito tempo, além de aumentar a durabilidade do produto“, afirma Alzati.
O material de composição dos tapetes pode ser sintético ou natural. Entre os sintéticos, poliéster, poliamida, polipropileno e vinil são os mais comuns. Entre os naturais, estão lã, seda, algodão e sisal. Foto: By Kamy
O material de composição dos tapetes pode ser sintético ou natural. Entre os sintéticos, poliéster, poliamida, polipropileno e vinil são os mais comuns. Entre os naturais, estão lã, seda, algodão e sisal. Foto: By Kamy
Além da lavagem periódica, algumas atitudes devem ser evitadas na rotina de casa para evitar que o tapete demande mais manutenção.
Confira quais oito atitudes que danificam seu tapete e devem ser evitadas!

Raios solares

Tapetes coloridos não devem pegar luz solar direta, já que há chances do tecido desbotar ou ter suas fibras queimadas com altas temperaturas. O ideal é mantê-lo onde a iluminação é artificial ou indireta. O cuidado é redobrado para o momento de secar do tapete após a lavagem, quando a água pode ajudar aumentar o calor no tecido.

Secagem inadequada do piso

A água em contato constante com os tecidos pode trazer manchas irreversíveis. Na hora de limpar ou lavar o chão de casa, retire todos os tapetes e só volte a colocá-los no lugar depois que o piso já estiver seco. Para a limpeza dos tapetes, também opte por um cômodo livre de água por perto.

Vaso e plantas

Foto: reprodução/Pinterest
Foto: reprodução/Pinterest
Com a ascensão das plantas na decoração interna, alguns cuidados precisam ser tomados para que elas não estraguem os acessórios internos. O contato direto dos vasos e cachepôs no tapete faz com que a água das plantas deixe sempre o tecido úmido, o que causa manchas irreversíveis. O ideal, nesse caso, é utilizar pratos sob os vasos, para armazenar a água, ou apoiá-los em estantes e mesas.

Vassoura com cerdas duras e abrasivas

Varrer os tapetes periodicamente é importante pelo mesmo motivo da lavagem: manter longe o acúmulo de poeira e manter as fibras limpas. Só é interessante se atentar para o tipo de escova ou vassoura usada na limpeza, já que elas também podem danificar as fibras. O ideal é utilizar uma escova de cerdas macias ou aspirador de pó.
Foto: Bigstock
Foto: Bigstock

Produtos de limpeza

O bicarbonato de sódio é um dos poucos produtos de limpeza liberados para retirar manchas que se formam no tapete. Os produtos corrosivos ou mesmo os chamados “tira manchas” podem ser prejudiciais e destruir o material de composição. Por isso, antes da aplicação é importante pesquisar qual o produto mais indicado para cada tipo de tapete.

Lavagem inadequada

De novo, a dica é ter atenção para os tecidos que formam o tapete. Na hora da compra, os fabricantes indicam qual é o processo de lavagem mais adequado para o produto. Como a água pode ser tanto amiga quanto vilã, é importante guardar e seguir essa recomendação. Ninguém quer ter o tapete manchado já na primeira lavagem!

Líquidos

Foto: Reprodução/Pinterest
Foto: Reprodução/Pinterest
Naturalmente, líquidos como vinho e café devem ficar longe dos tapetes. Caso aconteça algum acidente, é importante absorver o excesso com pano ou papel toalha, sem esfregar para não espalhar. Água fria em abundância e sabão de coco ajudam a minimizar os danos. Cuidado extra quando a casa tem animais de estimação: por ser ácida, a urina pode correr os componentes do tapete, manchando e enfraquecendo as fibras.

Objetos pesados ou pontiagudos

Por mais que lugar de tapete seja mesmo no piso, móveis muito pesados não devem ficar diretamente sobre o acessório. Apoiá-los nos tapetes é um erro comum, e faz com que as fibras sofram com o peso com o tempo e não voltem ao seu formato original, formando marcas definitivas. Uma alternativa é mudar o tapete de lugar ao longo do tempo, mudando as áreas que apoiam os móveis.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!