i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Organização

8 atitudes que podem estragar seu tapete

  • PorHAUS
  • 11/08/2018 05:00
  • Atualizado em 10/07/2020 às 16:56
Foto: Bigstock
Foto: Bigstock| Foto:

Por serem feitos para ficar sob os pés, tapetes podem passar a impressão de serem fáceis de cuidar. No entanto, uma série de práticas comuns do dia a dia podem acabar danificando o acessório, encurtando sua vida útil. Por isso, é importante estar atento com o material do qual ele é feito e se o local onde ele será posicionado está adequado para a sua composição.

Francesca Alzati, designer e diretora da loja de tapetes online By Kamy, recomenda que o ideal é lavar os acessórios a cada dois anos. A poeira acumulada pode, com o tempo, danificar as fibras que o formam. “O tapete nasceu para ser pisado. Por isso, requer cuidado e manutenção. Se os procedimentos forem seguidos da maneira correta e com frequência, as cores e tramas das peças se manterão conservadas por muito tempo, além de aumentar a durabilidade do produto“, afirma Alzati.

Siga a HAUS no Instagram!

O material de composição dos tapetes pode ser sintético ou natural. Entre os sintéticos, poliéster, poliamida, polipropileno e vinil são os mais comuns. Entre os naturais, estão lã, seda, algodão e sisal. Foto: By Kamy
O material de composição dos tapetes pode ser sintético ou natural. Entre os sintéticos, poliéster, poliamida, polipropileno e vinil são os mais comuns. Entre os naturais, estão lã, seda, algodão e sisal. Foto: By Kamy

Além da lavagem periódica, algumas atitudes devem ser evitadas na rotina de casa para evitar que o tapete demande mais manutenção.

Confira quais oito atitudes que danificam seu tapete e devem ser evitadas!

Raios solares

Tapetes coloridos não devem pegar luz solar direta, já que há chances do tecido desbotar ou ter suas fibras queimadas com altas temperaturas. O ideal é mantê-lo onde a iluminação é artificial ou indireta. O cuidado é redobrado para o momento de secar do tapete após a lavagem, quando a água pode ajudar aumentar o calor no tecido.

Secagem inadequada do piso

A água em contato constante com os tecidos pode trazer manchas irreversíveis. Na hora de limpar ou lavar o chão de casa, retire todos os tapetes e só volte a colocá-los no lugar depois que o piso já estiver seco. Para a limpeza dos tapetes, também opte por um cômodo livre de água por perto.

Vaso e plantas

Foto: reprodução/Pinterest
Foto: reprodução/Pinterest

Com a ascensão das plantas na decoração interna, alguns cuidados precisam ser tomados para que elas não estraguem os acessórios internos. O contato direto dos vasos e cachepôs no tapete faz com que a água das plantas deixe sempre o tecido úmido, o que causa manchas irreversíveis. O ideal, nesse caso, é utilizar pratos sob os vasos, para armazenar a água, ou apoiá-los em estantes e mesas.

Vassoura com cerdas duras e abrasivas

Varrer os tapetes periodicamente é importante pelo mesmo motivo da lavagem: manter longe o acúmulo de poeira e manter as fibras limpas. Só é interessante se atentar para o tipo de escova ou vassoura usada na limpeza, já que elas também podem danificar as fibras. O ideal é utilizar uma escova de cerdas macias ou aspirador de pó.

Foto: Bigstock
Foto: Bigstock

Produtos de limpeza

O bicarbonato de sódio é um dos poucos produtos de limpeza liberados para retirar manchas que se formam no tapete. Os produtos corrosivos ou mesmo os chamados “tira manchas” podem ser prejudiciais e destruir o material de composição. Por isso, antes da aplicação é importante pesquisar qual o produto mais indicado para cada tipo de tapete.

Lavagem inadequada

De novo, a dica é ter atenção para os tecidos que formam o tapete. Na hora da compra, os fabricantes indicam qual é o processo de lavagem mais adequado para o produto. Como a água pode ser tanto amiga quanto vilã, é importante guardar e seguir essa recomendação. Ninguém quer ter o tapete manchado já na primeira lavagem!

Líquidos

Foto: Reprodução/Pinterest
Foto: Reprodução/Pinterest

Naturalmente, líquidos como vinho e café devem ficar longe dos tapetes. Caso aconteça algum acidente, é importante absorver o excesso com pano ou papel toalha, sem esfregar para não espalhar. Água fria em abundância e sabão de coco ajudam a minimizar os danos. Cuidado extra quando a casa tem animais de estimação: por ser ácida, a urina pode correr os componentes do tapete, manchando e enfraquecendo as fibras.

Objetos pesados ou pontiagudos

Por mais que lugar de tapete seja mesmo no piso, móveis muito pesados não devem ficar diretamente sobre o acessório. Apoiá-los nos tapetes é um erro comum, e faz com que as fibras sofram com o peso com o tempo e não voltem ao seu formato original, formando marcas definitivas. Uma alternativa é mudar o tapete de lugar ao longo do tempo, mudando as áreas que apoiam os móveis.

Atualização

Matéria originalmente publicada em 11 de agosto de 2018.

Atualizado em 10/07/2020 às 16:56
Conteúdo editado por:Luan Galani
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.