Adeus, inverno! 5 dicas para preparar sua casa para a primavera

Abra as janelas, deixe o ar fresco e o sol entrarem. Veja algumas dicas de organização e limpeza que contribuem nessa transição

Foto: Pexels.com

por Luciane Belin*

19/09/2018

compartilhe

A primavera faz sua estreia neste sábado, 22, e os cobertores, edredons e aquecedores saem de cena. É hora agora de pensar em ventiladores, ar-condicionado, chuvas frequentes, combate aos insetos e produtos de limpeza com fragrâncias mais adequadas à estação.

Para fazer todas essas mudanças, uma boa ideia é separar um dia para fazer uma boa faxina e reorganizar tudo, guardando o que não vai mais ser usado por alguns meses e trazendo para fora do armário os itens que vão ser usados de hoje em diante. Especialmente para quem é alérgico a poeira e/ou convive com a rinite, é importante tomar alguns cuidados que auxiliam a minimizar os espirros e sintomas do tipo durante o processo

Veja o que você pode fazer para trazer o calor para dentro da sua casa desde já!

Não vai usar no verão? Lave antes de guardar

apartment-therapy-lavar-roupas-de-cama-alergia-dicas-1

Foto: Reprodução/Apartment Therapy

Jogar tudo para dentro do armário sem limpar o próprio armário e sem lavar os itens que serão guardados é uma péssima ideia. Tomar este cuidado com os itens que serão armazenados por meses é essencial para evitar a proliferação de ácaros e fungos e para conservar bem os tecidos e materiais.

>>>> Quer renovar a pintura da sua casa? Saiba quais cuidados tomar

Segundo o coordenador técnico da Maria Brasileira, rede de franquias de serviços de limpeza, João Pedro Lucio, após lavar a roupa de cama é importante se atentar a três coisas: a secagem das peças, a forma correta de dobrá-las e a maneira ideal de guardá-las. “Caso as peças sejam guardadas com umidade, ainda que seja pouca, manchas e bolor podem aparecer“, comenta.

Ele ainda explica que o ideal é sempre dobrá-las corretamente para evitar deformações e economizar espaço no armário. “Também não recomendamos guardar as peças em sacos plásticos, pois isso facilita a produção de umidade e proliferação de microrganismos responsáveis por causar alergias. A melhor forma de armazenar cobertas e edredons é em embalagens a vácuo”.

Se você quiser evitar ácaros, fungos, mofo e mau cheiro, o ideal, de acordo com ele, é colocar os objetos no sol ao menos uma vez por mês, ainda que não estejam em uso.

Estava guardado? Limpe antes de usar

A mesma regra empregada sobre os itens que estão indo para o armário, vale para os que estavam guardados: lavar e limpar antes do uso é fundamental.

Algumas máquinas de lavar oferecem atualmente a opção de “enxágue antialérgico”, que ajuda a combater melhor os ácaros causadores de alergias. Para quem não tem essa opção, mergulhar a roupa na água quente antes de centrifugar também é uma opção.

Foto: Pexels.com

Mas a dica da limpeza vale não apenas para os lençóis e as roupas de verão, mas também para itens como os ventiladores que estavam no fundo do depósito e até mesmo o ar condicionado. No caso do primeiro, “o ideal é desmontá-lo e limpá-lo com água e sabão. Caso contrário, ao ligar o aparelho, toda a sujeira e pó que impregnou nas pás do ventilador irão se espalhar pelos ambientes da casa”, sugere Lucio.

>>>> 7 dicas de limpeza da casa para evitar doenças

Já para o ar condicionado, além de limpar sua área externa, uma recomendação dos especialistas é fazer também uma limpeza interna antes de colocar o aparelho na ativa. “O morador deverá lavar os filtros e a fazer a higienização da carenagem do evaporador. Dá um pouco mais de trabalho, mas é o tipo de limpeza que pode ser feita a cada três meses”.

Portas e janelas também precisam ser limpas

Foto: Divulgação BCBIZ

Limpar as superfícies de vidro é uma tarefa trabalhosa e demorada, mas a poeira e a sujeira acumulada nessas áreas não deve ser ignorada. Essa tarefa deve ser realizada ao menos uma vez por semana para garantir que a luz entre de uma maneira saudável nos espaços e as marcas de dedos nos vidros não se tornem parte da paisagem.

A sugestão do coordenador técnico é intercalar uma faxina mais profunda com outras limpezas rotineiras mais leves. “Um pano de malha, para não soltar pelo nos vidros, umedecido com álcool já resolve o problema. Para aquela limpeza mais árdua, o ideal é ter em mãos um sabão neutro, uma esponja com um lado macio e panos para enxugar a superfície”.

Não quer insetos? Mantenha a casa limpa

Foto: Pexels.com

Algumas regiões sofrem exageradamente com a presença de insetos como os mosquitos e pernilongos. Alguns truques podem contribuir para afastar estes visitantes que não são nada bem-vindos e o principal deles é manter a casa limpa.

Evitar o acúmulo de lixo, especialmente o orgânico, limpar a casa periodicamente, evitar focos de água parada e não deixar louça na pia são medidas que afastam pernilongos, baratas e mosquitos da residência. “Além da limpeza, um velho truque para afastar os insetos é fazer uso de plantas que funcionam como repelente natural, devido ao odor que exalam no ambiente, como a lavanda, hortelã, citronela e o crisântemo”, explica João.

Cheirinho de limpeza

 

A agradável sensação de estar em um ambiente limpo e arejado só vem depois de uma boa faxina, mas o tipo de produto que você emprega durante a limpeza também pode contribuir para que ela seja mais forte e permaneça por mais tempo.

Foto: Pexels.com

Fragrâncias cítricas, como limão siciliano, laranja, folhas verdes e tangerina se adaptam a quase todos os ambientes da casa e oferecem frescor, leveza e sensação de limpeza ao local”, explica João.

O único cômodo em que o profissional não recomenda utilizar esse tipo de fragrância é o quarto, que pede cheiros mais suaves e tranquilizantes, como a lavanda, camomila, manjerona e mandarina.

*Especial para Haus.

LEIA TAMBÉM:

10 plantas “da moda” para atualizar a casa e o jardim para a primavera

Quer renovar a pintura da sua casa? Saiba quais cuidados tomar

Receba nossas notícias por e-mail

Inscreva-se em nossas newsletters e leia em
seu e-mail os conteúdos de que você mais
gosta. É fácil e grátis.

Quero receber

8 recomendações para você