Organização

Anvisa proíbe marcas de amaciante, água sanitária, naftalina, desodorizante e limpa vidros

HAUS
09/05/2018 21:38
Thumbnail

Álcool e acetona são alguns dos produtos de limpeza proibidos na madeira. Foto: Bigstock

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu em todo o Brasil o uso, a comercialização e a fabricação de diversos produtos de limpeza, entre água sanitária, amaciante, limpa vidros, entre outros. As resoluções proibitivas e de apreensão de todos os lotes dos produtos foram publicadas em Diário Oficial no último dia 2, mas só foram divulgadas no site da agência reguladora nesta quarta-feira (9).
Por apresentar níveis insatisfatórios de cloro, o lote L17/181 E10 da água sanitária Daclor, fabricada pela Total Química, teve o registro suspenso.
Os produtos anti-traça da Suavelar e as naftalinas da Suavelar e Gióca foram proibidos por não terem registro junto à Anvisa. Todos os lotes devem ser recolhidos pelas marcas.
Group of colorful cleaning products on dark background. Different bottles, sponges and brush on wood table. House keeping, tidying up, spring-cleaning concept, copy space
Group of colorful cleaning products on dark background. Different bottles, sponges and brush on wood table. House keeping, tidying up, spring-cleaning concept, copy space
LEIA MAIS SOBRE LIMPEZA E ORGANIZAÇÃO
A paranaense Gióca também está proibida de produzir e comercializar cera em pasta Gióca, amaciante de roupas BH e Envolv, desodorizante sanitário Suave Lar, limpa vidros e brilha alumínio e inox Gióca, entre outros produtos da marca, depois que inspeção detectou irregularidades na fabricação dos itens de limpeza. O motivo específico não foi revelado.
O limpa azulejos, cerâmica e rejuntes da Azulimp, feita pela Mercoquímica, também foi suspenso. A marca não tem registro dos produtos na Anvisa.
Se você tem os produtos em casa, a orientação da Anvisa é parar de usá-los imediatamente. De acordo com a regional paranaense do Procon, além da imediata suspensão do uso, o consumidor pode pedir ao fabricante a devolução dos valores pagos.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!