Organização

Como limpar colchão e evitar alergias?

Sharon Abdalla
13/04/2018 15:00
Thumbnail

Se não for limpo corretamente, o colchão pode causar alergias. Foto: Bigstock

Quem nunca colocou o colchão no sol com o objetivo de acabar com os micro-organismos – ou pelo menos não viu mães e avós fazerem isso – que atire a primeira pedra. Motivo de controvérsia entre fabricantes e especialistas que discordam sobre a eficácia da prática, a medida pode sim ser uma boa saída, principalmente para quem convive com o fantasma da umidade e do mofo nos dormitórios.
Quem confirma é o professor de microbiologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Luiz Fernando Bianchini. “Se você mora em uma residência que tem muita umidade e coloca o colchão no sol, secando-o ao máximo, vai conseguir eliminar pelo menos os ácaros da superfície”, explica. Isso porque os micro-organismos não sobrevivem a temperaturas superiores aos 40°C, que é o que o colchão chega a atingir quando fica exposta por muitas horas sob o sol quente em dias secos.
Se não for limpo corretamente, o colchão pode causar alergias. Foto: Bigstock
Se não for limpo corretamente, o colchão pode causar alergias. Foto: Bigstock
O professor alerta, no entanto, que o colchão não deve ficar exposto ao sol em dias em que a umidade do ar está muito elevada, pois a combinação de temperatura e calor pode potencializar a proliferação dos microorganismos. “Agora, se o quarto for bem arejado, não há necessidade de se colocar o colchão no sol, até para que ele não seja danificado ou amarele em decorrência dos raios ultravioletas”, lembra Bianchini.

Higienização

A higienização periódica do colchão também contribui para que os fungos, ácaros, poeira e resíduos de pele possam ser removidos, garantindo noites de sono tranquilas e saudáveis.
Segundo especialistas, o ideal é que a higienização “pesada” do colchão seja realizada a cada seis meses. Há, inclusive, empresas especializadas na oferta do serviço, que costuma levar uma hora para ser realizado.
“A higienização é feita com água e produtos germicidas e bactericidas. Esta mistura é pulverizada sobre o colchão, espalhada com uma máquina própria e sugada com um equipamento extrator, que é uma espécie de aspirador de pó com maior potência de sucção”, explica Adriana Oliveira, proprietária Estofgard, que trabalha com limpeza e impermeabilização de tapetes, colchões e estofados.
Quando a superfície do colchão apresenta manchas (de suor, sangue, bebidas) ou está muito suja, primeiramente é realizado o procedimento de limpeza – com um shampoo específico para este fim – para, em seguida, ser feita a higienização.
“Após a limpeza ou higienização, indicamos que a pessoa deixe o colchão ventilando naturalmente por cinco horas antes do uso, tempo necessário para que ele seque completamente”, acrescenta Adriana. O valor cobrado pelo serviço varia de R$ 100 a R$ 250, em média, de acordo com o tamanho do colchão.

Receita caseira

Além do serviço profissional, algumas receitas caseiras podem ajudar na tarefa de higienizar o colchão, como lembra a personal organizer Helen Feijó. A mais simples delas usa bicarbonato de sódio puro, que é espalhado sobre o colchão com o objetivo de remover o mau cheiro e absorver a umidade do colchão. “Depois de polvilhar o bicarbonato, é preciso deixá-lo atuar por cerca de 30 minutos para, então, aspirá-lo”, explica a personal organizer.
Já para tirar manchas do colchão, a sugestão de Helen é fazer uma mistura com 500 ml de vinagre de álcool e 500 ml de álcool e borrifá-la sobre a mancha. Deixa-se a mistura agir por cerca de duas horas e, então, pressiona-se um pano seco sobre o local para secá-lo. “Depois disso, é preciso deixar o colchão ventilar sob luz indireta”, acrescenta.
Vale lembrar que é necessário ter cuidado com a receita e sua aplicação para não enfraquecer as fibras do tecido do colchão a ponto de rasgá-lo.
Happy Female Chambermaid Making Bed In Hotel Room
Happy Female Chambermaid Making Bed In Hotel Room

Manutenção

Além da limpeza “pesada”, a manutenção periódica do colchão também contribui para sua assepsia e o prolongamento de sua vida útil. Isso inclui desde a troca da roupa de cama até a aspiração do colchão, que devem ser realizadas uma vez por semana.
“Pelo menos uma vez por mês também é indicado deixar o colchão ‘respirar’, ou seja, tirar a roupa de cama [e erguê-lo do estrado, quando possível] para o arejamento da espuma”, acrescenta Adriana. “Muitas pessoas têm por hábito forrar o estrado com papelão, o que é um veneno para o colchão, pois ele acaba abafando mais a peça”, acrescenta Helen.
Outra dica é usar o protetor de colchão (no modelo tradicional ou impermeável com antiácaros, para os alérgicos) sob o lençol. A peça deve ser lavada semanalmente, se possível, e nunca em intervalos superiores a um mês, como lembra Helen.
Para os colchões das casas de praia, a dica da personal organizar é a de se deixar sachês de cravos da Índia em cima e embaixo da peça. Isso contribuiu para reduzir o odor provocado pela falta de arejamento do imóvel.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!